O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Maria Elizabete Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2051
Resumo: Desde 1988, os concursos p?blicos tornaram-se uma alternativa democr?tica para o preenchimento de cargos da administra??o p?blica direta e indireta, em que prevalece o n?vel de conhecimento dos candidatos no momento de sele??o. Ademais, sabe-se que s?o garantidos aos servidores p?blicos, ap?s tr?s anos de efetivo exerc?cio, estabilidade. Por estas raz?es, acredita-se que os cargos efetivos t?m despertado o interesse de muitos candidatos. Deste modo, este trabalho teve como objetivo identificar como a L?gica Matem?tica ? abordada durante os n?veis de ensino - educa??o b?sica e ensino superior - em diversos estados e regi?es do pa?s e, de modo conjunto com uma an?lise realizada em editais de concursos p?blicos publicados ao longo dos anos de 2019 a 2021 das principais carreiras, elaborar um material, referente a esta disciplina, que supra as necessidades dos estudantes que almejam cargos p?blicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, quantitativo e te?rico. A partir deste trabalho, verificou-se uma defasagem da disciplina de L?gica durante os processos formativos (ensino fundamental, m?dio e superior) e um material foi elaborado contento os principais conceitos desta disciplina a partir da identifica??o dos conte?dos comumente cobrados nestes editais.
id IFPB_e350c79b27f524a415fcffa4aecc4b35
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2051
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ARRUDA, Maria Elizabete Freitas2022-05-19T13:43:29Z2022-05-19T13:43:29Z2022-04-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2051Desde 1988, os concursos p?blicos tornaram-se uma alternativa democr?tica para o preenchimento de cargos da administra??o p?blica direta e indireta, em que prevalece o n?vel de conhecimento dos candidatos no momento de sele??o. Ademais, sabe-se que s?o garantidos aos servidores p?blicos, ap?s tr?s anos de efetivo exerc?cio, estabilidade. Por estas raz?es, acredita-se que os cargos efetivos t?m despertado o interesse de muitos candidatos. Deste modo, este trabalho teve como objetivo identificar como a L?gica Matem?tica ? abordada durante os n?veis de ensino - educa??o b?sica e ensino superior - em diversos estados e regi?es do pa?s e, de modo conjunto com uma an?lise realizada em editais de concursos p?blicos publicados ao longo dos anos de 2019 a 2021 das principais carreiras, elaborar um material, referente a esta disciplina, que supra as necessidades dos estudantes que almejam cargos p?blicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, quantitativo e te?rico. A partir deste trabalho, verificou-se uma defasagem da disciplina de L?gica durante os processos formativos (ensino fundamental, m?dio e superior) e um material foi elaborado contento os principais conceitos desta disciplina a partir da identifica??o dos conte?dos comumente cobrados nestes editais.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-05-10T17:40:38Z No. of bitstreams: 1 TCC MARIA ELIZABETE FREITAS ARRUDA.pdf: 972802 bytes, checksum: 4404878047f0724098fdb4d821a99cbf (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-19T13:43:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARIA ELIZABETE FREITAS ARRUDA.pdf: 972802 bytes, checksum: 4404878047f0724098fdb4d821a99cbf (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-19T13:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARIA ELIZABETE FREITAS ARRUDA.pdf: 972802 bytes, checksum: 4404878047f0724098fdb4d821a99cbf (MD5) Previous issue date: 2022-04-06Racioc?nio L?gico Matem?tico; Concursos P?blicos; Defasagem.O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC MARIA ELIZABETE FREITAS ARRUDA.pdfTCC MARIA ELIZABETE FREITAS ARRUDA.pdfapplication/pdf972802http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2051/1/TCC+MARIA+ELIZABETE+FREITAS+ARRUDA.pdf4404878047f0724098fdb4d821a99cbfMD51177683/20512022-05-19 10:43:29.67oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-19T13:43:29Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
title O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
spellingShingle O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
ARRUDA, Maria Elizabete Freitas
Racioc?nio L?gico Matem?tico; Concursos P?blicos; Defasagem.
title_short O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
title_full O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
title_fullStr O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
title_full_unstemmed O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
title_sort O RACIOC?NIO L?GICO MATEM?TICO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO SUPERIOR: um material de apoio aos estudantes que almejam cargos p?blicos
author ARRUDA, Maria Elizabete Freitas
author_facet ARRUDA, Maria Elizabete Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Maria Elizabete Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Racioc?nio L?gico Matem?tico; Concursos P?blicos; Defasagem.
topic Racioc?nio L?gico Matem?tico; Concursos P?blicos; Defasagem.
description Desde 1988, os concursos p?blicos tornaram-se uma alternativa democr?tica para o preenchimento de cargos da administra??o p?blica direta e indireta, em que prevalece o n?vel de conhecimento dos candidatos no momento de sele??o. Ademais, sabe-se que s?o garantidos aos servidores p?blicos, ap?s tr?s anos de efetivo exerc?cio, estabilidade. Por estas raz?es, acredita-se que os cargos efetivos t?m despertado o interesse de muitos candidatos. Deste modo, este trabalho teve como objetivo identificar como a L?gica Matem?tica ? abordada durante os n?veis de ensino - educa??o b?sica e ensino superior - em diversos estados e regi?es do pa?s e, de modo conjunto com uma an?lise realizada em editais de concursos p?blicos publicados ao longo dos anos de 2019 a 2021 das principais carreiras, elaborar um material, referente a esta disciplina, que supra as necessidades dos estudantes que almejam cargos p?blicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, quantitativo e te?rico. A partir deste trabalho, verificou-se uma defasagem da disciplina de L?gica durante os processos formativos (ensino fundamental, m?dio e superior) e um material foi elaborado contento os principais conceitos desta disciplina a partir da identifica??o dos conte?dos comumente cobrados nestes editais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T13:43:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T13:43:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2051
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2051/1/TCC+MARIA+ELIZABETE+FREITAS+ARRUDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4404878047f0724098fdb4d821a99cbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441886195712