O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2753 |
Resumo: | Os professores de matem?tica est?o constantemente presenciando a desmotiva??o e desinteresse dos discentes, j? que uma grande parcela deles n?o v? a import?ncia em aprender os conte?dos que s?o apresentados em sala de aula. Considerando as perspectivas te?ricas da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, os jogos digitais estimulam o desenvolvimento intelectual das crian?as, e o uso de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) na aprendizagem da matem?tica contribui para o pensamento l?gico e cr?tico, na resolu??o de problemas, na tomada de decis?o de uma maneira prazerosa e satisfat?ria, tornando a aprendizagem interessante e motivacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo em RPG Maker que contribua para a aprendizagem matem?tica. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa a qual foi empregada, foca em situa??es relevantes que n?o podem ser quantificadas, mas busca aprofundar o tema para obter informa??es sobre motiva??es, ideais e atitudes dos educandos diante do uso de jogos digitais. Como resultados, ? discutido como professores de matem?tica que n?o possuem conhecimentos avan?ados em programa??o podem utilizar o software RPG Maker no desenvolvimento de jogos digitais, e ? apresentado o jogo ?Sonho com a Botija? que visa contribuir para estimular o desenvolvimento do racioc?nio l?gico-matem?tico. |
id |
IFPB_fcae4bc8056c2f1d99598a7d94b17ffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2753 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Paulo Pereira Isidro2023-01-31T10:24:31Z2023-01-31T10:24:31Z2022-12-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2753Os professores de matem?tica est?o constantemente presenciando a desmotiva??o e desinteresse dos discentes, j? que uma grande parcela deles n?o v? a import?ncia em aprender os conte?dos que s?o apresentados em sala de aula. Considerando as perspectivas te?ricas da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, os jogos digitais estimulam o desenvolvimento intelectual das crian?as, e o uso de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) na aprendizagem da matem?tica contribui para o pensamento l?gico e cr?tico, na resolu??o de problemas, na tomada de decis?o de uma maneira prazerosa e satisfat?ria, tornando a aprendizagem interessante e motivacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo em RPG Maker que contribua para a aprendizagem matem?tica. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa a qual foi empregada, foca em situa??es relevantes que n?o podem ser quantificadas, mas busca aprofundar o tema para obter informa??es sobre motiva??es, ideais e atitudes dos educandos diante do uso de jogos digitais. Como resultados, ? discutido como professores de matem?tica que n?o possuem conhecimentos avan?ados em programa??o podem utilizar o software RPG Maker no desenvolvimento de jogos digitais, e ? apresentado o jogo ?Sonho com a Botija? que visa contribuir para estimular o desenvolvimento do racioc?nio l?gico-matem?tico.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-01-19T16:27:25Z No. of bitstreams: 1 TCC PAULO PEREIRA ISIDRO SILVA.pdf: 1703586 bytes, checksum: cf00b2b5be976e9cad5ee8f5325b3a8e (MD5)Rejected by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br), reason: O TCC foi depositado SEM a ficha catalogr?fica. A ficha deve ser solicitada ? coordena??o da Biblioteca e inserida no TCC antes da submiss?o no reposit?rio. on 2023-01-30T13:16:25Z (GMT)Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-01-30T17:51:43Z No. of bitstreams: 1 TCC PAULO PEREIRA ISIDRO SILVA.pdf: 1742836 bytes, checksum: 27a7a007efb74febfd914cd9868fc3fa (MD5)Approved for entry into archive by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-01-31T10:24:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC PAULO PEREIRA ISIDRO SILVA.pdf: 1742836 bytes, checksum: 27a7a007efb74febfd914cd9868fc3fa (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-31T10:24:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC PAULO PEREIRA ISIDRO SILVA.pdf: 1742836 bytes, checksum: 27a7a007efb74febfd914cd9868fc3fa (MD5) Previous issue date: 2022-12-19Ensino de matem?ticaJogos digitaisRPGTeorias da AprendizagemRacioc?nio-L?gicoO jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC PAULO PEREIRA ISIDRO SILVA.pdfTCC PAULO PEREIRA ISIDRO SILVA.pdfapplication/pdf1742836http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2753/1/TCC+PAULO+PEREIRA+ISIDRO+SILVA.pdf27a7a007efb74febfd914cd9868fc3faMD51177683/27532023-01-31 07:24:31.782oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-31T10:24:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
title |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
spellingShingle |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica SILVA, Paulo Pereira Isidro Ensino de matem?tica Jogos digitais RPG Teorias da Aprendizagem Racioc?nio-L?gico |
title_short |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
title_full |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
title_fullStr |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
title_full_unstemmed |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
title_sort |
O jogo "sonho com a botija": contribui??es para aprendizagem da matem?tica |
author |
SILVA, Paulo Pereira Isidro |
author_facet |
SILVA, Paulo Pereira Isidro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Paulo Pereira Isidro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matem?tica Jogos digitais RPG Teorias da Aprendizagem Racioc?nio-L?gico |
topic |
Ensino de matem?tica Jogos digitais RPG Teorias da Aprendizagem Racioc?nio-L?gico |
description |
Os professores de matem?tica est?o constantemente presenciando a desmotiva??o e desinteresse dos discentes, j? que uma grande parcela deles n?o v? a import?ncia em aprender os conte?dos que s?o apresentados em sala de aula. Considerando as perspectivas te?ricas da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, os jogos digitais estimulam o desenvolvimento intelectual das crian?as, e o uso de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) na aprendizagem da matem?tica contribui para o pensamento l?gico e cr?tico, na resolu??o de problemas, na tomada de decis?o de uma maneira prazerosa e satisfat?ria, tornando a aprendizagem interessante e motivacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo em RPG Maker que contribua para a aprendizagem matem?tica. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa a qual foi empregada, foca em situa??es relevantes que n?o podem ser quantificadas, mas busca aprofundar o tema para obter informa??es sobre motiva??es, ideais e atitudes dos educandos diante do uso de jogos digitais. Como resultados, ? discutido como professores de matem?tica que n?o possuem conhecimentos avan?ados em programa??o podem utilizar o software RPG Maker no desenvolvimento de jogos digitais, e ? apresentado o jogo ?Sonho com a Botija? que visa contribuir para estimular o desenvolvimento do racioc?nio l?gico-matem?tico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-31T10:24:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-31T10:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2753 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2753/1/TCC+PAULO+PEREIRA+ISIDRO+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27a7a007efb74febfd914cd9868fc3fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447120687104 |