Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, F?via Rhuana Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/594
Resumo: A maioria dos estudantes apresenta dificuldades no que concerne ? disciplina Qu?mica, por pertencer a uma das ?reas das Ci?ncias Exatas, geralmente tem-se a concep??o de uma mat?ria abstrata e complicada, por parte do alunado, o que gera desmotiva??o em seu estudo. Al?m disso, o constante uso de metodologias est?ticas contribui para uma falta de interesse por parte destes alunos, minimizando ainda mais o seu progresso cognitivo. A partir dessa problem?tica, a utiliza??o de recursos metodol?gicos que possibilitem a valoriza??o do conhecimento j? existente do p?blico alvo, ressaltando sua import?ncia, corroborando com os conceitos cient?ficos envolvidos, enaltece uma aprendizagem significativa. Dentro dessa conjuntura, algumas ferramentas metodol?gicas foram empregadas com o intuito de propor uma atividade te?rico-experimental com uma turma do 4o ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Jo?o Pessoa. Utilizou-se a metodologia qualitativa, quantitativa e participante para o desenvolvimento das atividades, bem como para tratar os resultados encontrados durante a pesquisa. Para tanto, o uso da contextualiza??o dos conte?dos de Qu?mica, a abordagem de Temas Transversais, o uso das Tecnologias da Informa??o e Comunica??o (TICs) e a Experimenta??o, foram empregados para abordar a tem?tica de Tratamento de ?gua com dureza elevada. Foi utilizada t?cnica de adsor??o em batelada com a casca da banana (adsorvente natural), a fim de despertar e incentivar a busca de solu??es para o tratamento da ?gua captada pelas comunidades rurais. Desse modo, o conjunto de a??es proposto configurou um ambiente escolar mais produtivo, visto que os educandos compreenderam as inter-rela??es dos conceitos qu?micos envolvidos numa problem?tica social, em que houve a identifica??o do senso comum junto ao conhecimento cient?fico. E ainda, a participa??o ativa do alunado possibilitou a edifica??o dos conhecimentos de forma significativa, em que o mesmo p?de tomar decis?es e atuar ativamente para solucionar problem?ticas contribuindo para uma aprendizagem significativa.
id IFPB_e77412ebdec3a7bb25a7752f8ad7868c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/594
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SALES, F?via Rhuana Pereira2019-05-03T13:16:13Z2019-05-03T13:16:13Z2017-03-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/594A maioria dos estudantes apresenta dificuldades no que concerne ? disciplina Qu?mica, por pertencer a uma das ?reas das Ci?ncias Exatas, geralmente tem-se a concep??o de uma mat?ria abstrata e complicada, por parte do alunado, o que gera desmotiva??o em seu estudo. Al?m disso, o constante uso de metodologias est?ticas contribui para uma falta de interesse por parte destes alunos, minimizando ainda mais o seu progresso cognitivo. A partir dessa problem?tica, a utiliza??o de recursos metodol?gicos que possibilitem a valoriza??o do conhecimento j? existente do p?blico alvo, ressaltando sua import?ncia, corroborando com os conceitos cient?ficos envolvidos, enaltece uma aprendizagem significativa. Dentro dessa conjuntura, algumas ferramentas metodol?gicas foram empregadas com o intuito de propor uma atividade te?rico-experimental com uma turma do 4o ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Jo?o Pessoa. Utilizou-se a metodologia qualitativa, quantitativa e participante para o desenvolvimento das atividades, bem como para tratar os resultados encontrados durante a pesquisa. Para tanto, o uso da contextualiza??o dos conte?dos de Qu?mica, a abordagem de Temas Transversais, o uso das Tecnologias da Informa??o e Comunica??o (TICs) e a Experimenta??o, foram empregados para abordar a tem?tica de Tratamento de ?gua com dureza elevada. Foi utilizada t?cnica de adsor??o em batelada com a casca da banana (adsorvente natural), a fim de despertar e incentivar a busca de solu??es para o tratamento da ?gua captada pelas comunidades rurais. Desse modo, o conjunto de a??es proposto configurou um ambiente escolar mais produtivo, visto que os educandos compreenderam as inter-rela??es dos conceitos qu?micos envolvidos numa problem?tica social, em que houve a identifica??o do senso comum junto ao conhecimento cient?fico. E ainda, a participa??o ativa do alunado possibilitou a edifica??o dos conhecimentos de forma significativa, em que o mesmo p?de tomar decis?es e atuar ativamente para solucionar problem?ticas contribuindo para uma aprendizagem significativa.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-03T13:16:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_Flavia Rhuana Pereira Sales.pdf: 1907180 bytes, checksum: acd68b4c973df9ee63a5305b6b719f4b (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T13:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Flavia Rhuana Pereira Sales.pdf: 1907180 bytes, checksum: acd68b4c973df9ee63a5305b6b719f4b (MD5) Previous issue date: 2017-03-29Ensino de Qu?micaTratamento de ?guaExperimenta??oCasca de bananaT?cnica de adsor??o em bateladaAdsorvente naturalEstudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC_Flavia Rhuana Pereira Sales.pdfTCC_Flavia Rhuana Pereira Sales.pdfapplication/pdf1907180http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/594/1/TCC_Flavia+Rhuana+Pereira+Sales.pdfacd68b4c973df9ee63a5305b6b719f4bMD51177683/5942022-08-22 08:13:49.7oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-22T11:13:49Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
title Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
spellingShingle Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
SALES, F?via Rhuana Pereira
Ensino de Qu?mica
Tratamento de ?gua
Experimenta??o
Casca de banana
T?cnica de adsor??o em batelada
Adsorvente natural
title_short Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
title_full Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
title_fullStr Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
title_full_unstemmed Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
title_sort Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
author SALES, F?via Rhuana Pereira
author_facet SALES, F?via Rhuana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, F?via Rhuana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Qu?mica
Tratamento de ?gua
Experimenta??o
Casca de banana
T?cnica de adsor??o em batelada
Adsorvente natural
topic Ensino de Qu?mica
Tratamento de ?gua
Experimenta??o
Casca de banana
T?cnica de adsor??o em batelada
Adsorvente natural
description A maioria dos estudantes apresenta dificuldades no que concerne ? disciplina Qu?mica, por pertencer a uma das ?reas das Ci?ncias Exatas, geralmente tem-se a concep??o de uma mat?ria abstrata e complicada, por parte do alunado, o que gera desmotiva??o em seu estudo. Al?m disso, o constante uso de metodologias est?ticas contribui para uma falta de interesse por parte destes alunos, minimizando ainda mais o seu progresso cognitivo. A partir dessa problem?tica, a utiliza??o de recursos metodol?gicos que possibilitem a valoriza??o do conhecimento j? existente do p?blico alvo, ressaltando sua import?ncia, corroborando com os conceitos cient?ficos envolvidos, enaltece uma aprendizagem significativa. Dentro dessa conjuntura, algumas ferramentas metodol?gicas foram empregadas com o intuito de propor uma atividade te?rico-experimental com uma turma do 4o ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Jo?o Pessoa. Utilizou-se a metodologia qualitativa, quantitativa e participante para o desenvolvimento das atividades, bem como para tratar os resultados encontrados durante a pesquisa. Para tanto, o uso da contextualiza??o dos conte?dos de Qu?mica, a abordagem de Temas Transversais, o uso das Tecnologias da Informa??o e Comunica??o (TICs) e a Experimenta??o, foram empregados para abordar a tem?tica de Tratamento de ?gua com dureza elevada. Foi utilizada t?cnica de adsor??o em batelada com a casca da banana (adsorvente natural), a fim de despertar e incentivar a busca de solu??es para o tratamento da ?gua captada pelas comunidades rurais. Desse modo, o conjunto de a??es proposto configurou um ambiente escolar mais produtivo, visto que os educandos compreenderam as inter-rela??es dos conceitos qu?micos envolvidos numa problem?tica social, em que houve a identifica??o do senso comum junto ao conhecimento cient?fico. E ainda, a participa??o ativa do alunado possibilitou a edifica??o dos conhecimentos de forma significativa, em que o mesmo p?de tomar decis?es e atuar ativamente para solucionar problem?ticas contribuindo para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T13:16:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-03T13:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/594
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/594/1/TCC_Flavia+Rhuana+Pereira+Sales.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv acd68b4c973df9ee63a5305b6b719f4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660431735980032