Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de ?guas: uma atividade te?rico-experimental para o ensino de qu?mica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/594 |
Resumo: | A maioria dos estudantes apresenta dificuldades no que concerne ? disciplina Qu?mica, por pertencer a uma das ?reas das Ci?ncias Exatas, geralmente tem-se a concep??o de uma mat?ria abstrata e complicada, por parte do alunado, o que gera desmotiva??o em seu estudo. Al?m disso, o constante uso de metodologias est?ticas contribui para uma falta de interesse por parte destes alunos, minimizando ainda mais o seu progresso cognitivo. A partir dessa problem?tica, a utiliza??o de recursos metodol?gicos que possibilitem a valoriza??o do conhecimento j? existente do p?blico alvo, ressaltando sua import?ncia, corroborando com os conceitos cient?ficos envolvidos, enaltece uma aprendizagem significativa. Dentro dessa conjuntura, algumas ferramentas metodol?gicas foram empregadas com o intuito de propor uma atividade te?rico-experimental com uma turma do 4o ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Jo?o Pessoa. Utilizou-se a metodologia qualitativa, quantitativa e participante para o desenvolvimento das atividades, bem como para tratar os resultados encontrados durante a pesquisa. Para tanto, o uso da contextualiza??o dos conte?dos de Qu?mica, a abordagem de Temas Transversais, o uso das Tecnologias da Informa??o e Comunica??o (TICs) e a Experimenta??o, foram empregados para abordar a tem?tica de Tratamento de ?gua com dureza elevada. Foi utilizada t?cnica de adsor??o em batelada com a casca da banana (adsorvente natural), a fim de despertar e incentivar a busca de solu??es para o tratamento da ?gua captada pelas comunidades rurais. Desse modo, o conjunto de a??es proposto configurou um ambiente escolar mais produtivo, visto que os educandos compreenderam as inter-rela??es dos conceitos qu?micos envolvidos numa problem?tica social, em que houve a identifica??o do senso comum junto ao conhecimento cient?fico. E ainda, a participa??o ativa do alunado possibilitou a edifica??o dos conhecimentos de forma significativa, em que o mesmo p?de tomar decis?es e atuar ativamente para solucionar problem?ticas contribuindo para uma aprendizagem significativa. |
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