A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ara?jo, Clebianne Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2618
Resumo: A presente pesquisa prop?s-se a refletir sobre o papel do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB) no processo de forma??o integral e sobre como a institui??o de ensino est? preparando os alunos para a sociedade letrada contempor?nea, quais pr?ticas de leitura, notadamente a liter?ria, est?o sendo aplicadas e se estas s?o adequadas a contextos m?ltiplos e diferenciados nos quais os estudantes est?o inseridos. Apresentamos como objetivo geral desenvolver uma proposta de interven??o para media??o de leitura liter?ria na escola, que contribua para tornar a leitura do texto liter?rio uma pr?tica integradora, no curso T?cnico em Inform?tica Integrado ao Ensino M?dio do IFPB-Campus Jo?o Pessoa. Os objetivos espec?ficos compreendem identificar, a partir dos documentos institucionais norteadores do ensino m?dio integrado, como se apresenta a forma??o integral subjacente ao referido curso; averiguar pr?ticas integradoras relativas ao ensino de literatura que contemplem o perfil do egresso do curso T?cnico em Inform?tica do IFPB-Campus Jo?o Pessoa; e analisar o processo de identifica??o com a forma??o integral do sujeito-estudante desse curso, tendo como instrumento o texto liter?rio. A pesquisa foi de campo/aplicada e do tipo explorat?ria, com uma abordagem mista. Para tanto, buscamos fundamentar as concep??es de leitura e de literatura que dialoguem com a forma??o humana integral, a exemplo de Ramos (2005; 2008; 2014), Ciavatta (2003; 2005; 2014), Freire (1996; 2003), Candido (1989; 2004), Jouve (2002), Petit (2008) e Dalvi (2013; 2018; 2019). Al?m das contribui??es advindas da elabora??o e aplica??o de um Produto Educacional, por meio de uma proposta pedag?gica de abordagem do texto liter?rio, esperamos, com esta pesquisa, poder contribuir com a pr?tica da leitura, disponibilizando tal Produto, a fim de tornar a leitura liter?ria uma pr?tica curricular integradora, compreendida como parte da forma??o de um leitor de literatura aut?nomo e cr?tico, capaz de colaborar para a humaniza??o e participa??o dos processos da vida em sociedade.
id IFPB_ec595bbd1ccc980b745517ca4168504e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2618
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Ara?jo, Clebianne Vieira de2022-12-14T17:03:28Z2022-12-14T17:03:28Z2022-12-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2618A presente pesquisa prop?s-se a refletir sobre o papel do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB) no processo de forma??o integral e sobre como a institui??o de ensino est? preparando os alunos para a sociedade letrada contempor?nea, quais pr?ticas de leitura, notadamente a liter?ria, est?o sendo aplicadas e se estas s?o adequadas a contextos m?ltiplos e diferenciados nos quais os estudantes est?o inseridos. Apresentamos como objetivo geral desenvolver uma proposta de interven??o para media??o de leitura liter?ria na escola, que contribua para tornar a leitura do texto liter?rio uma pr?tica integradora, no curso T?cnico em Inform?tica Integrado ao Ensino M?dio do IFPB-Campus Jo?o Pessoa. Os objetivos espec?ficos compreendem identificar, a partir dos documentos institucionais norteadores do ensino m?dio integrado, como se apresenta a forma??o integral subjacente ao referido curso; averiguar pr?ticas integradoras relativas ao ensino de literatura que contemplem o perfil do egresso do curso T?cnico em Inform?tica do IFPB-Campus Jo?o Pessoa; e analisar o processo de identifica??o com a forma??o integral do sujeito-estudante desse curso, tendo como instrumento o texto liter?rio. A pesquisa foi de campo/aplicada e do tipo explorat?ria, com uma abordagem mista. Para tanto, buscamos fundamentar as concep??es de leitura e de literatura que dialoguem com a forma??o humana integral, a exemplo de Ramos (2005; 2008; 2014), Ciavatta (2003; 2005; 2014), Freire (1996; 2003), Candido (1989; 2004), Jouve (2002), Petit (2008) e Dalvi (2013; 2018; 2019). Al?m das contribui??es advindas da elabora??o e aplica??o de um Produto Educacional, por meio de uma proposta pedag?gica de abordagem do texto liter?rio, esperamos, com esta pesquisa, poder contribuir com a pr?tica da leitura, disponibilizando tal Produto, a fim de tornar a leitura liter?ria uma pr?tica curricular integradora, compreendida como parte da forma??o de um leitor de literatura aut?nomo e cr?tico, capaz de colaborar para a humaniza??o e participa??o dos processos da vida em sociedade.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2022-12-14T14:23:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao - CLEBIANNE - vers?o final - ok.pdf: 7094365 bytes, checksum: cf2b60588c184e14922a572737f065cf (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital - Disserta??o.pdf: 421821 bytes, checksum: 9a9dcc42624b00f8d9efb01010aaabe2 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2022-12-14T17:03:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao - CLEBIANNE - vers?o final - ok.pdf: 7094365 bytes, checksum: cf2b60588c184e14922a572737f065cf (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital - Disserta??o.pdf: 421821 bytes, checksum: 9a9dcc42624b00f8d9efb01010aaabe2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-14T17:03:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao - CLEBIANNE - vers?o final - ok.pdf: 7094365 bytes, checksum: cf2b60588c184e14922a572737f065cf (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital - Disserta??o.pdf: 421821 bytes, checksum: 9a9dcc42624b00f8d9efb01010aaabe2 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14Ensino M?dio IntegradoEnsino de LiteraturaPr?ticas de leitura liter?riaForma??o integralA leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oIFPBORIGINALDissertacao - CLEBIANNE - vers?o final - ok.pdfDissertacao - CLEBIANNE - vers?o final - ok.pdfapplication/pdf7094365http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2618/1/Dissertacao+-+CLEBIANNE+-+vers%C3%A3o+final+-+ok.pdfcf2b60588c184e14922a572737f065cfMD51termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital - Disserta??o.pdftermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital - Disserta??o.pdfapplication/pdf421821http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2618/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital+-+Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf9a9dcc42624b00f8d9efb01010aaabe2MD52177683/26182022-12-14 14:03:28.699oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T17:03:28Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
title A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
spellingShingle A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
Ara?jo, Clebianne Vieira de
Ensino M?dio Integrado
Ensino de Literatura
Pr?ticas de leitura liter?ria
Forma??o integral
title_short A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
title_full A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
title_fullStr A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
title_full_unstemmed A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
title_sort A leitura liter?ria como pr?tica integradora na forma??o t?cnica de Ensino M?dio: o leitor em suas m?ltiplas dimens?es
author Ara?jo, Clebianne Vieira de
author_facet Ara?jo, Clebianne Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ara?jo, Clebianne Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino M?dio Integrado
Ensino de Literatura
Pr?ticas de leitura liter?ria
Forma??o integral
topic Ensino M?dio Integrado
Ensino de Literatura
Pr?ticas de leitura liter?ria
Forma??o integral
description A presente pesquisa prop?s-se a refletir sobre o papel do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB) no processo de forma??o integral e sobre como a institui??o de ensino est? preparando os alunos para a sociedade letrada contempor?nea, quais pr?ticas de leitura, notadamente a liter?ria, est?o sendo aplicadas e se estas s?o adequadas a contextos m?ltiplos e diferenciados nos quais os estudantes est?o inseridos. Apresentamos como objetivo geral desenvolver uma proposta de interven??o para media??o de leitura liter?ria na escola, que contribua para tornar a leitura do texto liter?rio uma pr?tica integradora, no curso T?cnico em Inform?tica Integrado ao Ensino M?dio do IFPB-Campus Jo?o Pessoa. Os objetivos espec?ficos compreendem identificar, a partir dos documentos institucionais norteadores do ensino m?dio integrado, como se apresenta a forma??o integral subjacente ao referido curso; averiguar pr?ticas integradoras relativas ao ensino de literatura que contemplem o perfil do egresso do curso T?cnico em Inform?tica do IFPB-Campus Jo?o Pessoa; e analisar o processo de identifica??o com a forma??o integral do sujeito-estudante desse curso, tendo como instrumento o texto liter?rio. A pesquisa foi de campo/aplicada e do tipo explorat?ria, com uma abordagem mista. Para tanto, buscamos fundamentar as concep??es de leitura e de literatura que dialoguem com a forma??o humana integral, a exemplo de Ramos (2005; 2008; 2014), Ciavatta (2003; 2005; 2014), Freire (1996; 2003), Candido (1989; 2004), Jouve (2002), Petit (2008) e Dalvi (2013; 2018; 2019). Al?m das contribui??es advindas da elabora??o e aplica??o de um Produto Educacional, por meio de uma proposta pedag?gica de abordagem do texto liter?rio, esperamos, com esta pesquisa, poder contribuir com a pr?tica da leitura, disponibilizando tal Produto, a fim de tornar a leitura liter?ria uma pr?tica curricular integradora, compreendida como parte da forma??o de um leitor de literatura aut?nomo e cr?tico, capaz de colaborar para a humaniza??o e participa??o dos processos da vida em sociedade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T17:03:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T17:03:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2618
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2618/1/Dissertacao+-+CLEBIANNE+-+vers%C3%A3o+final+-+ok.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2618/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital+-+Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf2b60588c184e14922a572737f065cf
9a9dcc42624b00f8d9efb01010aaabe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446385635328