PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762 |
Resumo: | As atividades que envolvem leitura literaÌria na esfera educacional teÌ‚m como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que leÌ‚ e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra treÌ‚s etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as praÌticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poeÌtico Poeminha do contra, de MaÌrio Quintana, no projeto extensionista AtelieÌ‚ de poesia para surdos, e como objetivos especiÌficos: a) apresentar estrateÌgias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em LiÌngua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e viÌdeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do ParaÌ. Participaram desse estudo oito surdos e equipe teÌcnica. As categorias de anaÌlise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulaÌrio e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literaÌria e do discurso em Libras, o surdo eÌ capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experieÌ‚ncias esteÌticas poeÌticas e expressar sua subjetividade. |
id |
FURB-7_8968ec386d9abe9cd826c93f53c25ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/8762 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOSLeitura literaÌria. Texto poeÌtico. Libras. Surdos.As atividades que envolvem leitura literaÌria na esfera educacional teÌ‚m como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que leÌ‚ e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra treÌ‚s etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as praÌticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poeÌtico Poeminha do contra, de MaÌrio Quintana, no projeto extensionista AtelieÌ‚ de poesia para surdos, e como objetivos especiÌficos: a) apresentar estrateÌgias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em LiÌngua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e viÌdeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do ParaÌ. Participaram desse estudo oito surdos e equipe teÌcnica. As categorias de anaÌlise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulaÌrio e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literaÌria e do discurso em Libras, o surdo eÌ capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experieÌ‚ncias esteÌticas poeÌticas e expressar sua subjetividade. Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/876210.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 320-3331981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762/4749Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Cardoso Junior, WaldemarTeixeira da Cunha, Valéria2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8762Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
title |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
spellingShingle |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS dos Santos Cardoso Junior, Waldemar Leitura literaÌria. Texto poeÌtico. Libras. Surdos. |
title_short |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
title_full |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
title_fullStr |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
title_full_unstemmed |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
title_sort |
PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS |
author |
dos Santos Cardoso Junior, Waldemar |
author_facet |
dos Santos Cardoso Junior, Waldemar Teixeira da Cunha, Valéria |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira da Cunha, Valéria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Cardoso Junior, Waldemar Teixeira da Cunha, Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literaÌria. Texto poeÌtico. Libras. Surdos. |
topic |
Leitura literaÌria. Texto poeÌtico. Libras. Surdos. |
description |
As atividades que envolvem leitura literaÌria na esfera educacional teÌ‚m como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que leÌ‚ e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra treÌ‚s etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as praÌticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poeÌtico Poeminha do contra, de MaÌrio Quintana, no projeto extensionista AtelieÌ‚ de poesia para surdos, e como objetivos especiÌficos: a) apresentar estrateÌgias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em LiÌngua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e viÌdeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do ParaÌ. Participaram desse estudo oito surdos e equipe teÌcnica. As categorias de anaÌlise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulaÌrio e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literaÌria e do discurso em Libras, o surdo eÌ capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experieÌ‚ncias esteÌticas poeÌticas e expressar sua subjetividade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762 10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762/4749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 320-333 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199914745856 |