PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Cardoso Junior, Waldemar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira da Cunha, Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762
Resumo: As atividades que envolvem leitura literária na esfera educacional têm como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que lê e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra três etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poético Poeminha do contra, de Mário Quintana, no projeto extensionista Ateliê de poesia para surdos, e como objetivos específicos: a) apresentar estratégias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e vídeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do Pará. Participaram desse estudo oito surdos e equipe técnica. As categorias de análise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulário e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literária e do discurso em Libras, o surdo é capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experiências estéticas poéticas e expressar sua subjetividade.
id FURB-7_8968ec386d9abe9cd826c93f53c25ebd
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8762
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOSLeitura literária. Texto poético. Libras. Surdos.As atividades que envolvem leitura literária na esfera educacional teÌ‚m como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que leÌ‚ e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra treÌ‚s etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poético Poeminha do contra, de Mário Quintana, no projeto extensionista AtelieÌ‚ de poesia para surdos, e como objetivos específicos: a) apresentar estratégias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e vídeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do Pará. Participaram desse estudo oito surdos e equipe técnica. As categorias de análise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulário e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literária e do discurso em Libras, o surdo é capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experieÌ‚ncias estéticas poéticas e expressar sua subjetividade. Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/876210.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 320-3331981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762/4749Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Cardoso Junior, WaldemarTeixeira da Cunha, Valéria2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8762Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
title PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
spellingShingle PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
dos Santos Cardoso Junior, Waldemar
Leitura literária. Texto poético. Libras. Surdos.
title_short PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
title_full PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
title_fullStr PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
title_sort PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
author dos Santos Cardoso Junior, Waldemar
author_facet dos Santos Cardoso Junior, Waldemar
Teixeira da Cunha, Valéria
author_role author
author2 Teixeira da Cunha, Valéria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Cardoso Junior, Waldemar
Teixeira da Cunha, Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária. Texto poético. Libras. Surdos.
topic Leitura literária. Texto poético. Libras. Surdos.
description As atividades que envolvem leitura literária na esfera educacional têm como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que lê e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra três etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poético Poeminha do contra, de Mário Quintana, no projeto extensionista Ateliê de poesia para surdos, e como objetivos específicos: a) apresentar estratégias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e vídeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do Pará. Participaram desse estudo oito surdos e equipe técnica. As categorias de análise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulário e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literária e do discurso em Libras, o surdo é capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experiências estéticas poéticas e expressar sua subjetividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762
10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8762/4749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 320-333
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199914745856