Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3200 |
Resumo: | Muitos alunos se sentem bloqueados e incapacitados de aprenderem matem?tica ou relatam que a disciplina ? chata e dif?cil. Com o decorrer da hist?ria e a evolu??o das gera??es foi necess?rio que surgisse no ensino diversas formas e metodologias de aplica??o de conte?dos, visando facilitar o ensino e aprendizagem tanto para o professor, quanto para o aluno. Este trabalho surge com o intuito de analisar como a utiliza??o dos jogos matem?ticos colaboram como metodologia facilitadora para o ensino e aprendizado da matem?tica, desta forma foi desenvolvido uma atividade utilizando jogos did?ticos na Escola Municipal de Educa??o Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, localizada na cidade de Cajazeiras/PB. Quanto aos procedimentos metodol?gicos o trabalho contou com uma pesquisa explorat?ria de abordagem qualitativa e m?todo dedutivo, quanto aos procedimentos t?cnicos apresentou uma pesquisa bibliogr?fica. Com os resultados obtidos, notou-se maior autonomia, desenvolvimento de habilidades, intera??o (entre alunos, conte?do e professora regente), descontra??o e racioc?nio l?gico na resolu??o dos problemas abordados atrav?s dos jogos e quebra-cabe?as. Portanto, diante das in?meras contribui??es que os jogos matem?ticos podem proporcionar sendo bem aplicados e mediados em sala, faz com que a necessidade de novas pesquisas sejam desenvolvidas nas escolas em todos os n?veis de ensino, para que esses conhecimentos cheguem a todos os professores que lecionam a disciplina de matem?tica. |
id |
IFPB_f8b857899559d5bcc08d020c06f246e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3200 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Nataely Pereira da2023-09-05T15:01:08Z2023-09-05T15:01:08Z2023-08-17http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3200Muitos alunos se sentem bloqueados e incapacitados de aprenderem matem?tica ou relatam que a disciplina ? chata e dif?cil. Com o decorrer da hist?ria e a evolu??o das gera??es foi necess?rio que surgisse no ensino diversas formas e metodologias de aplica??o de conte?dos, visando facilitar o ensino e aprendizagem tanto para o professor, quanto para o aluno. Este trabalho surge com o intuito de analisar como a utiliza??o dos jogos matem?ticos colaboram como metodologia facilitadora para o ensino e aprendizado da matem?tica, desta forma foi desenvolvido uma atividade utilizando jogos did?ticos na Escola Municipal de Educa??o Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, localizada na cidade de Cajazeiras/PB. Quanto aos procedimentos metodol?gicos o trabalho contou com uma pesquisa explorat?ria de abordagem qualitativa e m?todo dedutivo, quanto aos procedimentos t?cnicos apresentou uma pesquisa bibliogr?fica. Com os resultados obtidos, notou-se maior autonomia, desenvolvimento de habilidades, intera??o (entre alunos, conte?do e professora regente), descontra??o e racioc?nio l?gico na resolu??o dos problemas abordados atrav?s dos jogos e quebra-cabe?as. Portanto, diante das in?meras contribui??es que os jogos matem?ticos podem proporcionar sendo bem aplicados e mediados em sala, faz com que a necessidade de novas pesquisas sejam desenvolvidas nas escolas em todos os n?veis de ensino, para que esses conhecimentos cheguem a todos os professores que lecionam a disciplina de matem?tica.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-09-05T15:01:08Z No. of bitstreams: 2 TCC Nataely Pereira da Silva.pdf: 1619669 bytes, checksum: 7575626f2c370ac9e256ea4d28f89536 (MD5) TERMO Nataely Pereira da Silva.pdf: 163460 bytes, checksum: d6c92a04d7f1725eef798cd681468750 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-05T15:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Nataely Pereira da Silva.pdf: 1619669 bytes, checksum: 7575626f2c370ac9e256ea4d28f89536 (MD5) TERMO Nataely Pereira da Silva.pdf: 163460 bytes, checksum: d6c92a04d7f1725eef798cd681468750 (MD5) Previous issue date: 2023-08-17Ensino de matem?ticaEnsino l?dicoJogos matem?ticosEnsino-aprendizagemUm estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Nataely Pereira da Silva.pdfTCC Nataely Pereira da Silva.pdfapplication/pdf1619669http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3200/1/TCC+Nataely+Pereira+da+Silva.pdf7575626f2c370ac9e256ea4d28f89536MD51177683/32002023-12-15 19:57:38.476oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-15T22:57:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
title |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
spellingShingle |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica Silva, Nataely Pereira da Ensino de matem?tica Ensino l?dico Jogos matem?ticos Ensino-aprendizagem |
title_short |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
title_full |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
title_fullStr |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
title_sort |
Um estudo sobre o uso de jogos did?ticos em sala de aula e sua influ?ncia no processo de ensino-aprendizagem da matem?tica |
author |
Silva, Nataely Pereira da |
author_facet |
Silva, Nataely Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nataely Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matem?tica Ensino l?dico Jogos matem?ticos Ensino-aprendizagem |
topic |
Ensino de matem?tica Ensino l?dico Jogos matem?ticos Ensino-aprendizagem |
description |
Muitos alunos se sentem bloqueados e incapacitados de aprenderem matem?tica ou relatam que a disciplina ? chata e dif?cil. Com o decorrer da hist?ria e a evolu??o das gera??es foi necess?rio que surgisse no ensino diversas formas e metodologias de aplica??o de conte?dos, visando facilitar o ensino e aprendizagem tanto para o professor, quanto para o aluno. Este trabalho surge com o intuito de analisar como a utiliza??o dos jogos matem?ticos colaboram como metodologia facilitadora para o ensino e aprendizado da matem?tica, desta forma foi desenvolvido uma atividade utilizando jogos did?ticos na Escola Municipal de Educa??o Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, localizada na cidade de Cajazeiras/PB. Quanto aos procedimentos metodol?gicos o trabalho contou com uma pesquisa explorat?ria de abordagem qualitativa e m?todo dedutivo, quanto aos procedimentos t?cnicos apresentou uma pesquisa bibliogr?fica. Com os resultados obtidos, notou-se maior autonomia, desenvolvimento de habilidades, intera??o (entre alunos, conte?do e professora regente), descontra??o e racioc?nio l?gico na resolu??o dos problemas abordados atrav?s dos jogos e quebra-cabe?as. Portanto, diante das in?meras contribui??es que os jogos matem?ticos podem proporcionar sendo bem aplicados e mediados em sala, faz com que a necessidade de novas pesquisas sejam desenvolvidas nas escolas em todos os n?veis de ensino, para que esses conhecimentos cheguem a todos os professores que lecionam a disciplina de matem?tica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-05T15:01:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-05T15:01:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3200 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3200/1/TCC+Nataely+Pereira+da+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7575626f2c370ac9e256ea4d28f89536 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422318425145344 |