A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jos? Manuel Amancio da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965
Resumo: O l?dico ? considerado uma ?tima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participa??o e intera??o dos alunos. Usar o l?dico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, al?m de ser uma alternativa para realizar a contextualiza??o da ?rea em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zod?aco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos qu?micos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequ?ncias-did?ticas como recurso inovador de pr?tica metodol?gica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mang?s e animes como ferramenta did?tica possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido ? abordagem de conhecimentos qu?micos a partir de universos ficcionais de entretenimento.
id IFPB_fea897d36ff1fad5658c4d3b86e5732e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2965
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Jos? Manuel Amancio da2023-06-19T12:07:43Z2023-06-19T12:07:43Z2021http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965O l?dico ? considerado uma ?tima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participa??o e intera??o dos alunos. Usar o l?dico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, al?m de ser uma alternativa para realizar a contextualiza??o da ?rea em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zod?aco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos qu?micos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequ?ncias-did?ticas como recurso inovador de pr?tica metodol?gica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mang?s e animes como ferramenta did?tica possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido ? abordagem de conhecimentos qu?micos a partir de universos ficcionais de entretenimento.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-19T12:07:43Z No. of bitstreams: 2 Jos? Am?ncio - TCC.pdf: 5498461 bytes, checksum: 37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6f (MD5) Jos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdf: 134542 bytes, checksum: 6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T12:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jos? Am?ncio - TCC.pdf: 5498461 bytes, checksum: 37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6f (MD5) Jos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdf: 134542 bytes, checksum: 6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07 (MD5) Previous issue date: 2021AnimesEnsino de qu?micaSequ?ncias did?ticasA qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALJos? Am?ncio - TCC.pdfJos? Am?ncio - TCC.pdfapplication/pdf5498461http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/1/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+TCC.pdf37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6fMD51Jos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdfJos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf134542http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/2/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07MD52177683/29652023-06-19 09:07:43.265oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2965Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-19T12:07:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
title A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
spellingShingle A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
Silva, Jos? Manuel Amancio da
Animes
Ensino de qu?mica
Sequ?ncias did?ticas
title_short A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
title_full A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
title_fullStr A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
title_full_unstemmed A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
title_sort A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
author Silva, Jos? Manuel Amancio da
author_facet Silva, Jos? Manuel Amancio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jos? Manuel Amancio da
dc.subject.por.fl_str_mv Animes
Ensino de qu?mica
Sequ?ncias did?ticas
topic Animes
Ensino de qu?mica
Sequ?ncias did?ticas
description O l?dico ? considerado uma ?tima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participa??o e intera??o dos alunos. Usar o l?dico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, al?m de ser uma alternativa para realizar a contextualiza??o da ?rea em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zod?aco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos qu?micos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequ?ncias-did?ticas como recurso inovador de pr?tica metodol?gica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mang?s e animes como ferramenta did?tica possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido ? abordagem de conhecimentos qu?micos a partir de universos ficcionais de entretenimento.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T12:07:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T12:07:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/1/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/2/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6f
6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448629587968