A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965 |
Resumo: | O l?dico ? considerado uma ?tima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participa??o e intera??o dos alunos. Usar o l?dico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, al?m de ser uma alternativa para realizar a contextualiza??o da ?rea em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zod?aco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos qu?micos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequ?ncias-did?ticas como recurso inovador de pr?tica metodol?gica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mang?s e animes como ferramenta did?tica possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido ? abordagem de conhecimentos qu?micos a partir de universos ficcionais de entretenimento. |
id |
IFPB_fea897d36ff1fad5658c4d3b86e5732e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2965 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jos? Manuel Amancio da2023-06-19T12:07:43Z2023-06-19T12:07:43Z2021http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965O l?dico ? considerado uma ?tima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participa??o e intera??o dos alunos. Usar o l?dico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, al?m de ser uma alternativa para realizar a contextualiza??o da ?rea em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zod?aco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos qu?micos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequ?ncias-did?ticas como recurso inovador de pr?tica metodol?gica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mang?s e animes como ferramenta did?tica possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido ? abordagem de conhecimentos qu?micos a partir de universos ficcionais de entretenimento.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-19T12:07:43Z No. of bitstreams: 2 Jos? Am?ncio - TCC.pdf: 5498461 bytes, checksum: 37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6f (MD5) Jos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdf: 134542 bytes, checksum: 6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T12:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jos? Am?ncio - TCC.pdf: 5498461 bytes, checksum: 37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6f (MD5) Jos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdf: 134542 bytes, checksum: 6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07 (MD5) Previous issue date: 2021AnimesEnsino de qu?micaSequ?ncias did?ticasA qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALJos? Am?ncio - TCC.pdfJos? Am?ncio - TCC.pdfapplication/pdf5498461http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/1/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+TCC.pdf37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6fMD51Jos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdfJos? Am?ncio - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf134542http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/2/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07MD52177683/29652023-06-19 09:07:43.265oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2965Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-19T12:07:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
title |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
spellingShingle |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica Silva, Jos? Manuel Amancio da Animes Ensino de qu?mica Sequ?ncias did?ticas |
title_short |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
title_full |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
title_fullStr |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
title_full_unstemmed |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
title_sort |
A qu?mica no universo ficcional: uma proposta did?ticopedag?gica |
author |
Silva, Jos? Manuel Amancio da |
author_facet |
Silva, Jos? Manuel Amancio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jos? Manuel Amancio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animes Ensino de qu?mica Sequ?ncias did?ticas |
topic |
Animes Ensino de qu?mica Sequ?ncias did?ticas |
description |
O l?dico ? considerado uma ?tima ferramenta de ensino, pois possibilita uma fuga do ensino tradicional, por meio de atividades que buscam promover a participa??o e intera??o dos alunos. Usar o l?dico em sala de aula permite ao aluno o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, al?m de ser uma alternativa para realizar a contextualiza??o da ?rea em estudo. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de cards digitais que se utilizam de cenas e/ou personagens de animes (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto, Dr. Stone, Boku no Hero Academia, Cavaleiros do Zod?aco e Nanatsu no Taizai.) para abordar conceitos qu?micos. Associadas a esses cards, foram desenvolvidas nove propostas de sequ?ncias-did?ticas como recurso inovador de pr?tica metodol?gica. A partir desse trabalho, acredita-se que o uso de mang?s e animes como ferramenta did?tica possa contribuir para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa, devido ? abordagem de conhecimentos qu?micos a partir de universos ficcionais de entretenimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-19T12:07:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-19T12:07:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/1/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2965/2/Jos%C3%A9+Am%C3%A2ncio+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37a8b4b644bfbf2d3e4b0e8e22ad8e6f 6b3d1761f3fb7af59badfccbd10a1b07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448629587968 |