Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/592 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo propor uma metodologia que facilite o aprendizado do aluno utilizando o modelo at?mico de Rutherford, as aulas t?m car?ter dial?tico e interdisciplinar e se baseiam na compreens?o de conceitos, a partir de suas pr?prias observa??es. Para isso foi constru?do com materiais de baixo custo, um gerador de Van de Graaff que visou demonstrar e comprovar experimentalmente o car?ter el?trico da mat?ria. Na metodologia o professor incentivou o di?logo e a exposi??o de id?ias dos alunos. A avalia??o foi cont?nua, inicialmente um question?rio com perguntas objetivas e subjetivas, foi aplicado e teve car?ter diagn?stico. Durante todas as aulas os alunos foram observados e anota??es foram feitas, por isso a participa??o dos alunos durante as aulas tiveram papel importante na avalia??o e no final do projeto, ap?s as aulas, um jogo foi aplicado, e teve como objetivo avaliar o n?vel de conhecimento significativo alcan?ado. Desta forma, foi poss?vel concluir que a interdisciplinaridade e a experimenta??o s?o ferramentas valiosas na constru??o de uma aprendizagem significativa, e mesmo quando a escola n?o possui muitos recursos, a utiliza??o de materiais e equipamentos de baixo custo pode ser bastante eficiente se utilizados adequadamente. |
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