Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GON?ALVES, Edna Pessoa da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/592
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo propor uma metodologia que facilite o aprendizado do aluno utilizando o modelo at?mico de Rutherford, as aulas t?m car?ter dial?tico e interdisciplinar e se baseiam na compreens?o de conceitos, a partir de suas pr?prias observa??es. Para isso foi constru?do com materiais de baixo custo, um gerador de Van de Graaff que visou demonstrar e comprovar experimentalmente o car?ter el?trico da mat?ria. Na metodologia o professor incentivou o di?logo e a exposi??o de id?ias dos alunos. A avalia??o foi cont?nua, inicialmente um question?rio com perguntas objetivas e subjetivas, foi aplicado e teve car?ter diagn?stico. Durante todas as aulas os alunos foram observados e anota??es foram feitas, por isso a participa??o dos alunos durante as aulas tiveram papel importante na avalia??o e no final do projeto, ap?s as aulas, um jogo foi aplicado, e teve como objetivo avaliar o n?vel de conhecimento significativo alcan?ado. Desta forma, foi poss?vel concluir que a interdisciplinaridade e a experimenta??o s?o ferramentas valiosas na constru??o de uma aprendizagem significativa, e mesmo quando a escola n?o possui muitos recursos, a utiliza??o de materiais e equipamentos de baixo custo pode ser bastante eficiente se utilizados adequadamente.
id IFPB_ff198510316b8bdf87efb783f2d990f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/592
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling GON?ALVES, Edna Pessoa da Costa2019-04-16T15:10:19Z2019-04-16T15:10:19Z2015-07-07http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/592Este trabalho tem como principal objetivo propor uma metodologia que facilite o aprendizado do aluno utilizando o modelo at?mico de Rutherford, as aulas t?m car?ter dial?tico e interdisciplinar e se baseiam na compreens?o de conceitos, a partir de suas pr?prias observa??es. Para isso foi constru?do com materiais de baixo custo, um gerador de Van de Graaff que visou demonstrar e comprovar experimentalmente o car?ter el?trico da mat?ria. Na metodologia o professor incentivou o di?logo e a exposi??o de id?ias dos alunos. A avalia??o foi cont?nua, inicialmente um question?rio com perguntas objetivas e subjetivas, foi aplicado e teve car?ter diagn?stico. Durante todas as aulas os alunos foram observados e anota??es foram feitas, por isso a participa??o dos alunos durante as aulas tiveram papel importante na avalia??o e no final do projeto, ap?s as aulas, um jogo foi aplicado, e teve como objetivo avaliar o n?vel de conhecimento significativo alcan?ado. Desta forma, foi poss?vel concluir que a interdisciplinaridade e a experimenta??o s?o ferramentas valiosas na constru??o de uma aprendizagem significativa, e mesmo quando a escola n?o possui muitos recursos, a utiliza??o de materiais e equipamentos de baixo custo pode ser bastante eficiente se utilizados adequadamente.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-04-16T15:10:19Z No. of bitstreams: 1 TCC - Edna Pessoa da Costa Gon?alves.pdf: 2789075 bytes, checksum: faf4ba2206293793f3977fd85d398ecf (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T15:10:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Edna Pessoa da Costa Gon?alves.pdf: 2789075 bytes, checksum: faf4ba2206293793f3977fd85d398ecf (MD5) Previous issue date: 2015-07-07Ensino de qu?micaQu?mica experimentalModelo at?mico de RutherfordProposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherfordinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC - Edna Pessoa da Costa Gon?alves.pdfTCC - Edna Pessoa da Costa Gon?alves.pdfapplication/pdf2789075http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/592/1/TCC+-+Edna+Pessoa+da+Costa+Gon%C3%A7alves.pdffaf4ba2206293793f3977fd85d398ecfMD51177683/5922022-09-01 09:01:47.238oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/592Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-01T12:01:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
title Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
spellingShingle Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
GON?ALVES, Edna Pessoa da Costa
Ensino de qu?mica
Qu?mica experimental
Modelo at?mico de Rutherford
title_short Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
title_full Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
title_fullStr Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
title_full_unstemmed Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
title_sort Proposta interdisciplinar para o ensino do modelo at?mico de Rutherford
author GON?ALVES, Edna Pessoa da Costa
author_facet GON?ALVES, Edna Pessoa da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GON?ALVES, Edna Pessoa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Qu?mica experimental
Modelo at?mico de Rutherford
topic Ensino de qu?mica
Qu?mica experimental
Modelo at?mico de Rutherford
description Este trabalho tem como principal objetivo propor uma metodologia que facilite o aprendizado do aluno utilizando o modelo at?mico de Rutherford, as aulas t?m car?ter dial?tico e interdisciplinar e se baseiam na compreens?o de conceitos, a partir de suas pr?prias observa??es. Para isso foi constru?do com materiais de baixo custo, um gerador de Van de Graaff que visou demonstrar e comprovar experimentalmente o car?ter el?trico da mat?ria. Na metodologia o professor incentivou o di?logo e a exposi??o de id?ias dos alunos. A avalia??o foi cont?nua, inicialmente um question?rio com perguntas objetivas e subjetivas, foi aplicado e teve car?ter diagn?stico. Durante todas as aulas os alunos foram observados e anota??es foram feitas, por isso a participa??o dos alunos durante as aulas tiveram papel importante na avalia??o e no final do projeto, ap?s as aulas, um jogo foi aplicado, e teve como objetivo avaliar o n?vel de conhecimento significativo alcan?ado. Desta forma, foi poss?vel concluir que a interdisciplinaridade e a experimenta??o s?o ferramentas valiosas na constru??o de uma aprendizagem significativa, e mesmo quando a escola n?o possui muitos recursos, a utiliza??o de materiais e equipamentos de baixo custo pode ser bastante eficiente se utilizados adequadamente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T15:10:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-16T15:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/592
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/592/1/TCC+-+Edna+Pessoa+da+Costa+Gon%C3%A7alves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv faf4ba2206293793f3977fd85d398ecf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660431731785728