Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972 |
Resumo: | O ensino de qu?mica passou por grandes desafios at? ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino ? um dos respons?veis por transformar os alunos em cidad?os cr?ticos, capazes de levantar hip?teses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda n?o conseguem associar os conhecimentos adquiridos atrav?s do ensino dessa ci?ncia com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos n?o gostem de estud?-la e se desmotivem. Al?m disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotiva??o, j? que este m?todo ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motiva??o. Umas dessas formas ? o uso de modelos, utilizados durante as aulas de qu?mica para auxiliar no ensino de conte?dos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribui??es que tal m?todo ? capaz de proporcionar para o ensino do conte?do sobre Liga??es Qu?micas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido atrav?s da constru??o de modelos concretos para a representa??o de tal conte?do pelos alunos da 3? s?rie do ensino m?dio do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Sousa. Ap?s a an?lise dos dados obtidos atrav?s do question?rio utilizado, foi poss?vel perceber que a constru??o dos modelos proporcionou a alguns alunos a constru??o de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudan?a n?o tenha ocorrido significativamente. |
id |
IFPB_cf6fee8b0f3e2fb3323a288ebf57cf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2972 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Abrantes, Paloma Gomes de2023-06-19T12:41:44Z2023-06-19T12:41:44Z2018-01-23http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972O ensino de qu?mica passou por grandes desafios at? ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino ? um dos respons?veis por transformar os alunos em cidad?os cr?ticos, capazes de levantar hip?teses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda n?o conseguem associar os conhecimentos adquiridos atrav?s do ensino dessa ci?ncia com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos n?o gostem de estud?-la e se desmotivem. Al?m disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotiva??o, j? que este m?todo ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motiva??o. Umas dessas formas ? o uso de modelos, utilizados durante as aulas de qu?mica para auxiliar no ensino de conte?dos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribui??es que tal m?todo ? capaz de proporcionar para o ensino do conte?do sobre Liga??es Qu?micas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido atrav?s da constru??o de modelos concretos para a representa??o de tal conte?do pelos alunos da 3? s?rie do ensino m?dio do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Sousa. Ap?s a an?lise dos dados obtidos atrav?s do question?rio utilizado, foi poss?vel perceber que a constru??o dos modelos proporcionou a alguns alunos a constru??o de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudan?a n?o tenha ocorrido significativamente.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-19T12:41:44Z No. of bitstreams: 2 Paloma - TCC.pdf: 1358966 bytes, checksum: 23e503001a334a7c278d05b603a85462 (MD5) Paloma - Termo de Autoriza??o.pdf: 144127 bytes, checksum: 883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48a (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T12:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Paloma - TCC.pdf: 1358966 bytes, checksum: 23e503001a334a7c278d05b603a85462 (MD5) Paloma - Termo de Autoriza??o.pdf: 144127 bytes, checksum: 883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48a (MD5) Previous issue date: 2018-01-23Qu?mica - ensinoAulas de qu?mica - modelos concretosInvestiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPaloma - TCC.pdfPaloma - TCC.pdfapplication/pdf1358966http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/1/Paloma+-+TCC.pdf23e503001a334a7c278d05b603a85462MD51Paloma - Termo de Autoriza??o.pdfPaloma - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf144127http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/2/Paloma+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48aMD52177683/29722023-06-19 09:41:44.44oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2972Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-19T12:41:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
title |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
spellingShingle |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI Abrantes, Paloma Gomes de Qu?mica - ensino Aulas de qu?mica - modelos concretos |
title_short |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
title_full |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
title_fullStr |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
title_full_unstemmed |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
title_sort |
Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI |
author |
Abrantes, Paloma Gomes de |
author_facet |
Abrantes, Paloma Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Paloma Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qu?mica - ensino Aulas de qu?mica - modelos concretos |
topic |
Qu?mica - ensino Aulas de qu?mica - modelos concretos |
description |
O ensino de qu?mica passou por grandes desafios at? ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino ? um dos respons?veis por transformar os alunos em cidad?os cr?ticos, capazes de levantar hip?teses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda n?o conseguem associar os conhecimentos adquiridos atrav?s do ensino dessa ci?ncia com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos n?o gostem de estud?-la e se desmotivem. Al?m disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotiva??o, j? que este m?todo ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motiva??o. Umas dessas formas ? o uso de modelos, utilizados durante as aulas de qu?mica para auxiliar no ensino de conte?dos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribui??es que tal m?todo ? capaz de proporcionar para o ensino do conte?do sobre Liga??es Qu?micas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido atrav?s da constru??o de modelos concretos para a representa??o de tal conte?do pelos alunos da 3? s?rie do ensino m?dio do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Sousa. Ap?s a an?lise dos dados obtidos atrav?s do question?rio utilizado, foi poss?vel perceber que a constru??o dos modelos proporcionou a alguns alunos a constru??o de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudan?a n?o tenha ocorrido significativamente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-19T12:41:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-19T12:41:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/1/Paloma+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/2/Paloma+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23e503001a334a7c278d05b603a85462 883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448642170880 |