Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Paloma Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972
Resumo: O ensino de qu?mica passou por grandes desafios at? ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino ? um dos respons?veis por transformar os alunos em cidad?os cr?ticos, capazes de levantar hip?teses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda n?o conseguem associar os conhecimentos adquiridos atrav?s do ensino dessa ci?ncia com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos n?o gostem de estud?-la e se desmotivem. Al?m disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotiva??o, j? que este m?todo ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motiva??o. Umas dessas formas ? o uso de modelos, utilizados durante as aulas de qu?mica para auxiliar no ensino de conte?dos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribui??es que tal m?todo ? capaz de proporcionar para o ensino do conte?do sobre Liga??es Qu?micas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido atrav?s da constru??o de modelos concretos para a representa??o de tal conte?do pelos alunos da 3? s?rie do ensino m?dio do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Sousa. Ap?s a an?lise dos dados obtidos atrav?s do question?rio utilizado, foi poss?vel perceber que a constru??o dos modelos proporcionou a alguns alunos a constru??o de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudan?a n?o tenha ocorrido significativamente.
id IFPB_cf6fee8b0f3e2fb3323a288ebf57cf3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2972
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Abrantes, Paloma Gomes de2023-06-19T12:41:44Z2023-06-19T12:41:44Z2018-01-23http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972O ensino de qu?mica passou por grandes desafios at? ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino ? um dos respons?veis por transformar os alunos em cidad?os cr?ticos, capazes de levantar hip?teses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda n?o conseguem associar os conhecimentos adquiridos atrav?s do ensino dessa ci?ncia com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos n?o gostem de estud?-la e se desmotivem. Al?m disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotiva??o, j? que este m?todo ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motiva??o. Umas dessas formas ? o uso de modelos, utilizados durante as aulas de qu?mica para auxiliar no ensino de conte?dos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribui??es que tal m?todo ? capaz de proporcionar para o ensino do conte?do sobre Liga??es Qu?micas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido atrav?s da constru??o de modelos concretos para a representa??o de tal conte?do pelos alunos da 3? s?rie do ensino m?dio do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Sousa. Ap?s a an?lise dos dados obtidos atrav?s do question?rio utilizado, foi poss?vel perceber que a constru??o dos modelos proporcionou a alguns alunos a constru??o de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudan?a n?o tenha ocorrido significativamente.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-19T12:41:44Z No. of bitstreams: 2 Paloma - TCC.pdf: 1358966 bytes, checksum: 23e503001a334a7c278d05b603a85462 (MD5) Paloma - Termo de Autoriza??o.pdf: 144127 bytes, checksum: 883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48a (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T12:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Paloma - TCC.pdf: 1358966 bytes, checksum: 23e503001a334a7c278d05b603a85462 (MD5) Paloma - Termo de Autoriza??o.pdf: 144127 bytes, checksum: 883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48a (MD5) Previous issue date: 2018-01-23Qu?mica - ensinoAulas de qu?mica - modelos concretosInvestiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPaloma - TCC.pdfPaloma - TCC.pdfapplication/pdf1358966http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/1/Paloma+-+TCC.pdf23e503001a334a7c278d05b603a85462MD51Paloma - Termo de Autoriza??o.pdfPaloma - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf144127http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/2/Paloma+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48aMD52177683/29722023-06-19 09:41:44.44oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2972Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-19T12:41:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
title Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
spellingShingle Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
Abrantes, Paloma Gomes de
Qu?mica - ensino
Aulas de qu?mica - modelos concretos
title_short Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
title_full Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
title_fullStr Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
title_full_unstemmed Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
title_sort Investiga??o das contribui??es dos modelos concretos para o ensino das liga??es qu?micas SIGMA e PI
author Abrantes, Paloma Gomes de
author_facet Abrantes, Paloma Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Paloma Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Qu?mica - ensino
Aulas de qu?mica - modelos concretos
topic Qu?mica - ensino
Aulas de qu?mica - modelos concretos
description O ensino de qu?mica passou por grandes desafios at? ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino ? um dos respons?veis por transformar os alunos em cidad?os cr?ticos, capazes de levantar hip?teses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda n?o conseguem associar os conhecimentos adquiridos atrav?s do ensino dessa ci?ncia com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos n?o gostem de estud?-la e se desmotivem. Al?m disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotiva??o, j? que este m?todo ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motiva??o. Umas dessas formas ? o uso de modelos, utilizados durante as aulas de qu?mica para auxiliar no ensino de conte?dos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribui??es que tal m?todo ? capaz de proporcionar para o ensino do conte?do sobre Liga??es Qu?micas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido atrav?s da constru??o de modelos concretos para a representa??o de tal conte?do pelos alunos da 3? s?rie do ensino m?dio do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Sousa. Ap?s a an?lise dos dados obtidos atrav?s do question?rio utilizado, foi poss?vel perceber que a constru??o dos modelos proporcionou a alguns alunos a constru??o de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudan?a n?o tenha ocorrido significativamente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T12:41:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T12:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/1/Paloma+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2972/2/Paloma+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23e503001a334a7c278d05b603a85462
883c18d81ca8c0c251cc69beb805f48a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448642170880