Avaliação de propriedades mecânicas de misturas asfálticas incorporadas com elevado teor de material fresado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Mateus Valdevino de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/279
Resumo: Asphalt pavement recycling has relevance in the road segment, since it allows the achievement of technical quality, cost reduction and mitigation of environmental impacts. Thus, the increase in high levels of milled material and its application on an asphalt base may point to a viable solution for segments subject to high traffic. Therefore, the present work aims to evaluate the mechanical properties of asphalt mixtures with a high content of recycled asphalt material. A percentage of 50% RAP was used and mechanical tests of tensile strength by diametrical compression were performed; cannabar wear; resilience and fatigue module. Subsequently, a structure was modeled using the MeDiNa software in order to assess, in view of real traffic conditions, the structural and functional performance. Among the main results is the increase in the resilience module and tensile strength, low cannabinoid wear and adequate response to fatigue cracking during the life of the pavement.
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spelling 2021-05-05T17:45:07Z2021-05-05T17:45:07Z2021-02-18SIQUEIRA, Mateus Valdevino de. Avaliação de propriedades mecânicas de misturas asfálticas incorporadas com elevado teor de material fresado. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/279Asphalt pavement recycling has relevance in the road segment, since it allows the achievement of technical quality, cost reduction and mitigation of environmental impacts. Thus, the increase in high levels of milled material and its application on an asphalt base may point to a viable solution for segments subject to high traffic. Therefore, the present work aims to evaluate the mechanical properties of asphalt mixtures with a high content of recycled asphalt material. A percentage of 50% RAP was used and mechanical tests of tensile strength by diametrical compression were performed; cannabar wear; resilience and fatigue module. Subsequently, a structure was modeled using the MeDiNa software in order to assess, in view of real traffic conditions, the structural and functional performance. Among the main results is the increase in the resilience module and tensile strength, low cannabinoid wear and adequate response to fatigue cracking during the life of the pavement.A reciclagem de pavimento asfáltico possui relevância no segmento rodoviário, posto que permite a obtenção de qualidade técnica, redução de custos e mitigação dos impactos ambientais. Dessa forma, o incremento de elevados teores de material fresado e sua aplicação em base asfáltica pode apontar uma solução viável para segmentos sujeitos a elevado tráfego. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as propriedades mecânicas de misturas asfálticas com elevado teor de material asfáltico reciclado. Utilizou-se um percentual de 50% de RAP e executaram-se os ensaios mecânicos de resistência a tração por compressão diametral; desgaste cântabro; módulo de resiliência e fadiga. Posteriormente, modelou-se uma estrutura por meio do software MeDiNa a fim de avaliar, frente a condições reais de tráfego, o desempenho estrutural e funcional. Dentre os principais resultados está o aumento do módulo de resiliência e da resistência a tração, baixo desgaste cântabro e adequada resposta ao trincamento por fadiga durante a vida útil do pavimento.32 p.AL-QADI, I. L. et al. Impact of high RAP content on structural and performance properties of asphalt mixtures. Research Report FHWA-ICT-12-002, Illinois Department of Transportation, Bureau of Material and Physical Research, Springfield, IL, 2012. ANDRADE, L. R. Comparação do comportamento de pavimentos asfálticos com camadas de base granular, tratada com cimento e com estabilizantes asfálticos para tráfego muito pesado. 2017. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248. Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211. Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro, 2019. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6560. Ligantes asfálticos - Determinação do ponto de amolecimento - Método do anel e bola. Rio de Janeiro, 2016. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15140. Misturas asfálticas – Determinação da perda de massa por abrasão cântabro. Rio de Janeiro, 2014. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16018. Misturas asfálticas – Determinação da rigidez por compressão diametral sob carga repetida. Rio de Janeiro, 2011. BALBO, J. T. 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Pavimentação asfáltica – Misturas asfálticas – Determinação da resistência à tração por compressão diametral – Método de ensaio. DNIT 136/2018. Rio de Janeiro, Brasil. 2018. DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – DNIT. Pavimentos flexíveis – Concreto asfáltico reciclado a quente na usina - Especificação de serviço. DNIT 033/2005. Rio de Janeiro, Brasil. 2005. GASPAR, M. S. Mecanismos de interação entre ligantes na reciclagem asfáltica a quente e morna. 2019. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. HAGHSHENAS, H.F.; NABIZADEH, H.; KIM, Y-R.; SANTOSH, K. Research on High-RAP Asphalt Mixtures with Rejuvenators and WMA Additives. University of Nebraska-Lincoln, Report Nº SPR-P1(15) M016. Lincoln, 2016. HUANG, B. et al. Laboratory Investigation of Mixing Hot-Mix Asphalt with Reclaimed Asphalt Pavement. Transportation Research. Record: Journal of the Transportation Research Board, n. 1929, p. 37-45, 2005. 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