Construção e validação de uma tecnologia educacional lúdica para prevenção de acidentes em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Arieli Serafin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3028999895449759
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/811
Resumo: O uso de tecnologias educacionais lúdicas facilita a compreensão e é eficaz no processo de aprendizagem, possibilitando através da brincadeira, a prática de educação em saúde, sendo o lúdico responsável pela potencialização de boas sensações e por favorecer o conhecimento. O presente estudo, teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional lúdica sobre prevenção de acidentes em idosos. A tecnologia educacional lúdica, denominada “Trilha Segura” foi construída e validada por 22 juízes-especialistas e pelo público-alvo, oito idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) no município de Pesqueira-PE. A tecnologia foi considerada aprovada na validação com os juízes, obtendo as seguintes pontuações: I-CVI= 0,95 e S-CVI= 0,95. Mesmo aprovada, considerando a expertise dos juízes foram realizadas algumas modificações antes da realização do processo de validação junto aos idosos. A tecnologia educacional lúdica foi validada pelo público-alvo com 100% de aprovação. Os resultados demostraram a eficácia do jogo de tabuleiro “Trilha Segura”, e a utilidade da tecnologia na promoção do conhecimento à cerca da prevenção de acidentes na população idosa, além de proporcionar a socialização durante sua utilização.
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spelling 2023-01-27T12:28:43Z2023-01-27T12:28:43Z2022-12-07NASCIMENTO, Maria Arieli Serafin ; SOUTO, Maria Eduarda Rodrigues ; Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de ; OLIVEIRA, Raimundo Valmir de. Construção e validação de uma tecnologia educacional lúdica para prevenção de acidentes em idosos. 79 f. Artigo. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/811O uso de tecnologias educacionais lúdicas facilita a compreensão e é eficaz no processo de aprendizagem, possibilitando através da brincadeira, a prática de educação em saúde, sendo o lúdico responsável pela potencialização de boas sensações e por favorecer o conhecimento. O presente estudo, teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional lúdica sobre prevenção de acidentes em idosos. A tecnologia educacional lúdica, denominada “Trilha Segura” foi construída e validada por 22 juízes-especialistas e pelo público-alvo, oito idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) no município de Pesqueira-PE. A tecnologia foi considerada aprovada na validação com os juízes, obtendo as seguintes pontuações: I-CVI= 0,95 e S-CVI= 0,95. Mesmo aprovada, considerando a expertise dos juízes foram realizadas algumas modificações antes da realização do processo de validação junto aos idosos. A tecnologia educacional lúdica foi validada pelo público-alvo com 100% de aprovação. Os resultados demostraram a eficácia do jogo de tabuleiro “Trilha Segura”, e a utilidade da tecnologia na promoção do conhecimento à cerca da prevenção de acidentes na população idosa, além de proporcionar a socialização durante sua utilização.The use of playful educational technologies facilitates understanding and is effective in the learning process, enabling through play, the practice of health education, being the playful responsible for increasing good sensations and favoring knowledge. The present study aimed to build and validate a playful educational technology on accident prevention in the elderly age. The playful educational technology, called "Safe Trail" was built and validated by 22 expert judges and the target audience, eight elderly people who attend the Center for The Living Elderly (CTLE) in the city of Pesqueira PE. The technology was considered approved among the judges’ validation, obtaining the following scores: I-CVI= 0.95 and S-CVI= 0.95. Even approved, considering the expertise of the judges, some modifications were made before the validation process was performed with the elderly. Playful educational technology has been validated by the target audience with 100% approval. The results showed the efficiency of the board game "Safe Trail", and the usefulness of technology in promoting knowledge about the prevention of accidents in the elderly population, besides providing socialization during its use.79 p.AGUIAR, A. S. C. Validação de tecnologia para avaliação do teste aparência do reflexo. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/1840/1/2010_dis_ascaguiar.pd. Acesso em: 29 fev. 2020 ALEXANDRE, N. M.C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, 2011. 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description O uso de tecnologias educacionais lúdicas facilita a compreensão e é eficaz no processo de aprendizagem, possibilitando através da brincadeira, a prática de educação em saúde, sendo o lúdico responsável pela potencialização de boas sensações e por favorecer o conhecimento. O presente estudo, teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional lúdica sobre prevenção de acidentes em idosos. A tecnologia educacional lúdica, denominada “Trilha Segura” foi construída e validada por 22 juízes-especialistas e pelo público-alvo, oito idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) no município de Pesqueira-PE. A tecnologia foi considerada aprovada na validação com os juízes, obtendo as seguintes pontuações: I-CVI= 0,95 e S-CVI= 0,95. Mesmo aprovada, considerando a expertise dos juízes foram realizadas algumas modificações antes da realização do processo de validação junto aos idosos. A tecnologia educacional lúdica foi validada pelo público-alvo com 100% de aprovação. Os resultados demostraram a eficácia do jogo de tabuleiro “Trilha Segura”, e a utilidade da tecnologia na promoção do conhecimento à cerca da prevenção de acidentes na população idosa, além de proporcionar a socialização durante sua utilização.
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