Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/783 |
Resumo: | Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. Através de uma revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e contínuo. E que, é preciso uma troca de informação mais efetiva entre a instituição que acolhe os alunos e a família, pois, essa distância tende a negligenciar a melhora educacional do estudante. |
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Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm > Acesso em 22 de out. 2020. CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. ______. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília. Editada pela UNESCO 1994. ______. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: ______. Estatuto da criança e do adolescente – ECA. Lei n° 8.069/1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> Acesso em: 11 de out. 2020. FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 23a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. JANNUZZI, G. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. KASSAR, Mônica de Carvalho. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 9394/96. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 30 de out. 2021. ______. Lei n° 4.024/61. Disponível em: <http//www.senado.gov.br/legislacao>. Acesso em: 15 set. 2021. ______. Lei no 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2021. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012. MANTOAN, Maria Tereza E. Ensinado a turma toda. Cadernos: edição: 2005 - N° 26. 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SILVA, Otto Marques. “A Epopéia Ignorada”, “Uma Questão de Competência”, “A Integração das Pessoas com Deficiência no Trabalho”. São Paulo: Cedas, 1987. STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 1999. TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. - 1a Edição. São Paulo: Editora Gente, 1996.CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemática - ensinoEducação EspecialEducação InclusivaEscolarizaçãoEstudante - formaçãoNecessidades Educacionais EspeciaisEducação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlmeida, Fernando Emílio Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184Silva, Bruno Lopes Oliveira daSouza, Carlos Bino dehttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100http://lattes.cnpq.br/6435058258977326http://lattes.cnpq.br/3483986154728376Silva, Allyne Sandra Daniel daEsse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. Através de uma revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e contínuo. 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