Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Allyne Sandra Daniel da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/783
Resumo: Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. Através de uma revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e contínuo. E que, é preciso uma troca de informação mais efetiva entre a instituição que acolhe os alunos e a família, pois, essa distância tende a negligenciar a melhora educacional do estudante.
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Através de uma revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e contínuo. 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