Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46 |
Resumo: | A educação inclusiva apresenta-se hoje como um desafio à escola tal como a concebemos. Todo o processo de ensino aprendizagem deve ser pautado pelos princípios da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos têm direito.O quadro legislativo que prevê esta inclusão tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo, mas o lema de Uma escola para Todos tem-se mantido, porque sempre se defendeu uma maior responsabilização da escola para o processo de inclusão de alunos com algum tipo de NEE.Um objetivo tão amplo, na opinião de Correia (2005) só pode ser alcançado se houver colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do processo educativo dos alunos, designadamente líderes da escola, professores, profissionais especializados, alunos e respetivas famílias.Este artigo dá conta de alguns resultados de um estudo de caso no qual se procurou conhecer a importância da liderança, em particular dos diretores de escolas, no desenvolvimento de práticas, culturas e políticas promotoras de uma educação inclusiva de qualidade assim como verificar o modo como os documentos estruturantes de um agrupamento espelham essas mesmas políticas. |
id |
RCAP_a28dfa0d055ca901342738ada7cdf6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/46 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolaseducação inclusiva, educação especial, necessidades especiais, políticas educativas, liderança inclusivaA educação inclusiva apresenta-se hoje como um desafio à escola tal como a concebemos. Todo o processo de ensino aprendizagem deve ser pautado pelos princípios da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos têm direito.O quadro legislativo que prevê esta inclusão tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo, mas o lema de Uma escola para Todos tem-se mantido, porque sempre se defendeu uma maior responsabilização da escola para o processo de inclusão de alunos com algum tipo de NEE.Um objetivo tão amplo, na opinião de Correia (2005) só pode ser alcançado se houver colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do processo educativo dos alunos, designadamente líderes da escola, professores, profissionais especializados, alunos e respetivas famílias.Este artigo dá conta de alguns resultados de um estudo de caso no qual se procurou conhecer a importância da liderança, em particular dos diretores de escolas, no desenvolvimento de práticas, culturas e políticas promotoras de uma educação inclusiva de qualidade assim como verificar o modo como os documentos estruturantes de um agrupamento espelham essas mesmas políticas.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2015-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46Revista Aprender; Revista Aprender nº 36 (outubro de 2015); 130-1452184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46/36Passarudo, JoaquimCarvalho, LuisaCarvalho, Maria Luisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:00Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/46Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:17.039045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
title |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
spellingShingle |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas Passarudo, Joaquim educação inclusiva, educação especial, necessidades especiais, políticas educativas, liderança inclusiva |
title_short |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
title_full |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
title_fullStr |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
title_sort |
Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas |
author |
Passarudo, Joaquim |
author_facet |
Passarudo, Joaquim Carvalho, Luisa Carvalho, Maria Luisa |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luisa Carvalho, Maria Luisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passarudo, Joaquim Carvalho, Luisa Carvalho, Maria Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação inclusiva, educação especial, necessidades especiais, políticas educativas, liderança inclusiva |
topic |
educação inclusiva, educação especial, necessidades especiais, políticas educativas, liderança inclusiva |
description |
A educação inclusiva apresenta-se hoje como um desafio à escola tal como a concebemos. Todo o processo de ensino aprendizagem deve ser pautado pelos princípios da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos têm direito.O quadro legislativo que prevê esta inclusão tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo, mas o lema de Uma escola para Todos tem-se mantido, porque sempre se defendeu uma maior responsabilização da escola para o processo de inclusão de alunos com algum tipo de NEE.Um objetivo tão amplo, na opinião de Correia (2005) só pode ser alcançado se houver colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do processo educativo dos alunos, designadamente líderes da escola, professores, profissionais especializados, alunos e respetivas famílias.Este artigo dá conta de alguns resultados de um estudo de caso no qual se procurou conhecer a importância da liderança, em particular dos diretores de escolas, no desenvolvimento de práticas, culturas e políticas promotoras de uma educação inclusiva de qualidade assim como verificar o modo como os documentos estruturantes de um agrupamento espelham essas mesmas políticas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/46/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 36 (outubro de 2015); 130-145 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130750531928064 |