Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8138560767173037, 0000-0003-0104-370X, http://lattes.cnpq.br/4376383561741161, Silva, Larissa Amanda Pereira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/889
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de Mobilidade Internacional do Instituto Internacional Despertando Vocações e elaborar um modelo de negócio de uma empresa de impacto social. Quanto à metodologia utilizou-se o método de pesquisa de campo, exploratória e documental. Para pesquisa documental foi necessário à consulta em sites oficiais da instituição analisada como também outros sites oficiais de agências de viagens e sites do governo. Utilizou-se relatório para identificar dados gerais sobre intercâmbio, além de outras fontes secundárias. A pesquisa foi qualitativa, pois foi necessário analisar os resultados da pesquisa através da percepção e análise. As bases teóricas abordam conceitos ligados ao turismo acadêmico, empreendedorismo social, globalização, mobilidade acadêmica internacional, agências de viagens e turismo, internacionalização e modelo de negócio. Para analisar o processo de mobilidade internacional acadêmico que acontece no Instituto Internacional Despertando Vocações-IIDV, foi necessária a aplicação de questionários aos antigos intercambistas da instituição e a elaboração de um fluxograma para melhor analisar o processo de mobilidade acadêmica. Em seguida, foram identificados pontos positivos nesse processo, que puderam servir de base para a elaboração da consultoria de intercâmbio acadêmico, sendo um empreendimento de impacto social. Para a elaboração do plano de negócio da empresa de consultoria de intercâmbio acadêmico, foi traçado o perfil do público alvo potencial, chegando a esse perfil através de pesquisa primária e secundária. Também foi estabelecido o plano de marketing do empreendimento, voltado principalmente para ações do marketing digital, objetivando alcançar diversos públicos. No plano financeiro pode-se notar o retorno financeiro do empreendimento, assim com a lucratividade e rentabilidade. O impacto social caracterizado na empresa, será um dos diferenciais do empreendimento, como a criação de um edital para parceiros da empresa, que terão acesso aos serviços de forma gratuita desde que se enquadrem nos requisitos apresentados no edital.
id IFPE_56fadeffedf18a853506278551e7a764
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/889
network_acronym_str IFPE
network_name_str Repositório Institucional do IFPE
repository_id_str
spelling 2023-04-14T22:45:45Z2023-04-14T22:45:45Z2022-01-15SILVA, Larissa Amanda Pereira da; MELO, Gabriel Agra Macedo Magalhães; ARRUDA, Juliana Valeria Gomes. Modelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.2022. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/889O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de Mobilidade Internacional do Instituto Internacional Despertando Vocações e elaborar um modelo de negócio de uma empresa de impacto social. Quanto à metodologia utilizou-se o método de pesquisa de campo, exploratória e documental. Para pesquisa documental foi necessário à consulta em sites oficiais da instituição analisada como também outros sites oficiais de agências de viagens e sites do governo. Utilizou-se relatório para identificar dados gerais sobre intercâmbio, além de outras fontes secundárias. A pesquisa foi qualitativa, pois foi necessário analisar os resultados da pesquisa através da percepção e análise. As bases teóricas abordam conceitos ligados ao turismo acadêmico, empreendedorismo social, globalização, mobilidade acadêmica internacional, agências de viagens e turismo, internacionalização e modelo de negócio. Para analisar o processo de mobilidade internacional acadêmico que acontece no Instituto Internacional Despertando Vocações-IIDV, foi necessária a aplicação de questionários aos antigos intercambistas da instituição e a elaboração de um fluxograma para melhor analisar o processo de mobilidade acadêmica. Em seguida, foram identificados pontos positivos nesse processo, que puderam servir de base para a elaboração da consultoria de intercâmbio acadêmico, sendo um empreendimento de impacto social. Para a elaboração do plano de negócio da empresa de consultoria de intercâmbio acadêmico, foi traçado o perfil do público alvo potencial, chegando a esse perfil através de pesquisa primária e secundária. Também foi estabelecido o plano de marketing do empreendimento, voltado principalmente para ações do marketing digital, objetivando alcançar diversos públicos. No plano financeiro pode-se notar o retorno financeiro do empreendimento, assim com a lucratividade e rentabilidade. O impacto social caracterizado na empresa, será um dos diferenciais do empreendimento, como a criação de um edital para parceiros da empresa, que terão acesso aos serviços de forma gratuita desde que se enquadrem nos requisitos apresentados no edital.The present work aimed to analyze the International Mobility process of the International Institute Awakening Vocations and elaborate a business model of a company with social impact. The methodology used the exploratory and documentary field research method was used. For documentary research it was necessary to consult on official websites of the institution analyzed as well as other official websites of travel agencies and government websites. A report was used to identify general data on exchange, in addition to other secondary sources. The research was qualitative, because it was necessary to analyze the results of the research through perception and analysis. The theoretical bases address concepts related to academic tourism, social entrepreneurship, globalization, international academic mobility, travel and tourism agencies, internationalization and business model. To analyze the process of international academic mobility that takes place at the International Institute Awakening Vocations-IIDV, it was necessary to apply questionnaires to the former exchange students of the institution and to develop a flowchart to better analyze the academic mobility process. Then, positive points were identified in this process, which could serve as the basis for the preparation of academic exchange consulting, being an undertaking of social impact. For the elaboration of the business plan of the academic exchange consulting company, the profile of the potential target audience was outlined, reaching this profile through primary and secondary research. The marketing plan of the enterprise was also established, mainly aimed at digital marketing actions, aiming to reach several audiences. In the financial plan, one can notice the financial return of the enterprise, as well as profitability. The social impact characterized in the company, will be one of the differentials of the enterprise, such as the creation of an edict for company partners, who will have access to services free of charge as long as they fit the requirements presented in the notice.96f.ABÍLIO, M. (2007). Globalização: características mais importantes. Revista Visões, julho/dezembro 2007, 3ª Ed. Disponível em: <http://fsma.edu.br/visoes/ed03/3ed_artigo1.pdf>. Acesso em: 26 de Abril de 2020. ALTABACH, Philip G.; REISBERG, Liz; RUMBLEY, Laura E. Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic Revolution - A Report Prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. UNESCO, 2009. Disponível em: <https://www.cep.edu.rs/public/Altbach,_Reisberg,_Rumbley_Tracking_an_Academic_Revolution,_ UNESCO_2009.pdf>. Acesso em: 15 fev 2021. ANDRADE, Arthur Luiz. Cadastro do MTur já tem 31,6 mil agências de viagens e 14 mil hotéis. PANROTAS, 2020. Disponível em: <https://www.panrotas.com.br/mercado/agencias-de viagens/2020/07/cadastro-do-mtur-ja-tem-316-mil-agencias-de-viagens-e-14-mil hoteis_175368.html>. Acesso em: 10 de fev de 2021. ANDREUZZA, Mario Giussepp Santezzi Bertotelli. PLANO ESTRATÉGICO. UFPR. Disponível em: <http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/12.pdf>. Acesso em: 09 de fev de 2021. BARKI, Edgard; TORRES, Haroldo da Gama. Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019. BELTA CONCORRENTES. Belta Concorrentes. Associadas. Disponível em: <http://www.belta.org.br/busca/>. Acesso em: 11 de fev de 2021. BIL INTERCÂMBIOS & TURISMO. Bil Intercâmbios & Turismo. Nossa história. Disponível em: <https://bil.com.br/historia/>. Acesso em: 11 de fev de 2021 BONAZZI, Fábio Luiz Zandoval; ZILBER, Moises Ari. Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas. Scielo, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbgn/v16n53/1806-4892-rbgn-16-53-616.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. BORINI, F. M., RIBEIRO, F. C., COELHO, F. P., & PROENÇA, E. R. O Prisma da Internacionalização: Um Estudo de Caso. Revista de Administração FACES Journal, Minas Gerais, 5(3), 42-55. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://revista.fumec.br/index.php/facesp/ article/view/81&ved=2ahUKEwif_sOVu8D2AhWBqJUCHaO3BDQQFnoECAsQAQ&usg=AOvVaw 31XwnSzfO2GMHedTehmAC7>. Acesso em 15 de fev 2021 BRASIL. Lei nº 12.974, de 15 de maio de 2014. Dispõe sobre as atividades das Agências de Turismo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de maio de 2014. Pág. 13. BRASIL, Ministério do Turismo; BELTA, Brazilian Educational & Language Travel Association. Manual Técnico de Operações de Estudos e Intercâmbio: Destino Referência São João del Rei/MG. Brasília: Ministério do Turismo; São Paulo: BELTA, 2009 BRASIL. Ministério do Turismo. Coordenação Geral de Segmentação. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico. Brasília, 2010. BRITISH COUNCIL. British Council. The United Kingdom, c2022. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/> Acesso em: 15 de maio de 2021. BROWN, T. Change By Design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperBusiness, 2009. CAMPOS, Luís; CANAVEZES, Sara. Introdução à Globalização. Repositório Universidade de Évora: Instituto Bento de Jesus Caraça, abr. 2007. Disponível em: <https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/2468> Acesso em: 16 abr. 2015. CELANO, Ana Christina; GUEDES, Ana Lucia. Impactos da Globalização no Processo de Internacionalização dos Programas de Educação em Gestão. Scielo, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cebape/v12n1/v12n1a05.pdf >. Acesso em: 26 de abr. de 2020. CHETTY, S. & CAMPBELL-HUNT, C. Paths to Internationalization Among Small to Medium-sized Firms: A Global Versus Regional Approach. European Journal of Marketing, 2001. Vol. 37 No. 5/6, pp. 796-820. DA SILVA, Kaline Soares; SILVA, Maria José Cavalcanti; DE MOURA, Elielma Josefa; DA SILVA, Erick Viana. O IMPACTO DO PROGRAMA DESPERTANDO VOCAÇÕES NA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA NO IFPE NO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Vitória de Santo Antão, 2018. Disponível em: <https://cointer.institutoidv.org/pdvg/pdvttrabalhos/2018/ComunicacaoOral/O-IMPACTO-DO PROGRAMA-DESPERTANDO-VOCA%C3%87%C3%95ES-NA-PESQUISA CIENT%C3%8DFICA-NO-CURSO-DE-BACHARELADO-EM-AGRONOMIA-NO-IFPE-NO CAMPUS-VIT%C3%93RIA-DE-SANTO-ANT%C3%83O.pdf>. Acesso em: 09 de fev de 2021. EGALI. Egali. Nossas Lojas. Disponível em: <https://www.egali.com.br/nossas-lojas>. Acesso em:11 de fev de 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FRANKLIN, Luiza Amália; ZUIN, Débora Carneiro; EMMENDOERFER, Magnus. PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E MOBILIDADE ACADÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL. UNICAMP, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650831/16977>. Acesso em: 09 de fev de 2021. FREIRE, A. Estratégia: Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo, 1997. GATELLI, Franco; GONÇALVES, Roberto. B. Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e182699, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/ncP7zLgbPM48QqtbjLcYBpD/?lang=pt>. Acesso em: 15 de set 2021. GEE, C.; FAYOS-SOLÁ, E. Turismo Internacional: Uma perspectiva global. Porto Alegre: Bookman, 2003. GOVERNO FEDERAL. Ministério do Turismo, 2021. Página Inicial. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br>. Acesso em: 08 de fev de 2021. GUARDIA, Mabel Simone; BORGES, Aylana Laissa. As agências de viagens e turismo: um estudo das publicações em periódicos de turismo entre os anos 2006-2011. Turismo: Estudos e Práticas - UERN, Mossoró/RN, vol. 1, n. 2, p. 160-190, jul./dez. 2012.. HAGUE, P.; JACKSON, P. Faça sua própria pesquisa de mercado. São Paulo: Nobel. Trad. Luzia Pimentel, 1997. IIDV - Instituto Internacional Despertando Vocações. Instituto Internacional Despertando Vocações. Recife - PE, c2022. Disponível em: <https://institutoidv.org/instituto.php>. Acesso em: 26 de maio 2021. JOHNSTON, D.; ABDLA, E. E-Business para o turismo: Guia prático para Destinos e Empresas Turísticas. Porto Alegre: Bookman, 2003. JOIA, L.A.; FERREIRA, S. Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia?. Cadernos EBAPE.BR, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cebape/a/F4DfgBVYdtfsLzByPSFrVVD/?lang=pt&format=pdf"format=pdf> . Acesso em: 10 de fev. 2021. KAMINSKI, Paulo Carlos; ENACHEV, Bruno Tsunashima. INTRODUÇÃO AO MODELO DE NEGÓCIO CANVAS. Poli USP, 2014. Disponível em: <http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski/INTRODU%C3%87%C3%83O%20AO%20BUSINESS%2 0MODEL%20CANVAS.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. LIMEIRA, Tania M. Vidigal. Empreendedorismo social no Brasil: Estado da arte e desafios. Ice. Disponível em: <http://ice.org.br/wp content/uploads/pdfs/Empreendedorismo_Social_no_Brasil_ICE_FGV.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. LOMBAS, Maria Luiza. A mobilidade internacional acadêmica: características dos percursos de pesquisadores brasileiros. Scielo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/v19n44/1517- 4522-soc-19-44-00308.pdf >. Acesso em: 27 de abr. de 2020. MARTIN, Roger L. The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage. Boston, MA, USA: Harvard Business Press, 2009 MICHAELIS. Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Intercâmbio. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/busca?id=laQbK#:~:text=Correspond%C3%AAncia%20m%C3%BAtua %20de%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre,com%C3%A9rcio%2C%20cultura%2C%20esporte%2 0etc.>. Acesso em: 09 de fev de 2021. MONTEIRO, Vanessa Filipa Martins. Estudo multi-caso: PME do Setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica: Portugal 2020. IPS, 2016. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17610/1/Vanessa_Monteiro_Disserta%C3%A7%C3%A3 o_Mestrado.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. MOTA, Keila Cristina. Turismo de Intercâmbio. In: Segmentação do Mercado Turístico, Estudos produtos e perspectivas. Ed. Manole, 2009. NÚMERO de brasileiros estudando no exterior bate recorde: Canadá, Estados Unidos e Reino Unido são os países preferidos dos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio acadêmico. Uol, 24 ago. 2018. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no exterior/numero-brasileiros-estudando-no-exterior-bate-recorde.htm. Acesso em: 15 jan. 2021. NUNO, Luis. O impacto do perfil empreendedor na internacionalização. 2004. Tese de Mestrado. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2004. Disponível em: <https://bibliotecas.utl.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=249918>. Acesso em: 16 maio de 2021 OLIVEIRA, Adriana; FREITAS, Maria Ester. Motivações para Mobilidade Acadêmica internacional: a visão de alunos e professores universitários. Scielo, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300217"& HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982016000300217"pid=S0102-46982016000300217>.Acesso em: 27 de abr. de 2020. OROFINO, Maria Augusta Rodrigues. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. UFSC, 2011. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp content/uploads/2011/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Augusta_Cria%C3%A7%C3%A3o-do Conhecimento-e-modelos-de-negocio_Vers%C3%A3o31.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. RAYOL, Marcus Kleber Bentes; MOREIRA, Heber Lavor. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O SUCESSO DO EMPREENDIMENTO. UFPA, 2007. Disponível em: <http://www.peritocontador.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Marcus-Kleber-Bentes-Rayol-A Import%C3%A2ncia-do-Plano-de-Neg%C3%B3cio-para-o-Sucesso-do-Empreendimento.pdf>.Acesso em: 12 de fev de 2021. REGIÃO Metropolitana do Recife é a 6ª mais populosa do Brasil, diz IBGE. G1 PE, Recife, 31 de ago. de 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/08/regiao metropolitana-do-recife-e-6-mais-populosa-do-brasil-diz-ibge.html>. Acesso em: 09 de fev de 2021 SANT’ANA, Laudimar. EMPREENDEDORISMO SOCIAL: ALÉM DOS INTERESSES DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL. UFJF, 2017. Disponível em: <https://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/TCC-Laudimar-SantAna.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. SEBRAE. Sebrae Nacional, 2017. O panorama de agências de viagens e operadores turísticos no Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-panorama-de-agencias de-viagens-e-operadores-turisticos-no-brasil,fefff76ff144b510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 10 de fev de 2021. SIMÕES, V. Estratégias de internacionalização das empresas portuguesas. Comércio e Investimento Internacional ICEP. Portugal, 1997. SIMULADOR CI. CI Intercâmbio e Viagem. Homepage. Disponível em: <http://simulador.ci.com.br/pesquisar>. Acesso em: 11 de fev de 2021. TERRA, Andressa; LENGLER, Jorge Francisco Bertinetti. INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO. UNISC, 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/8599/5483>. Acesso em: 10 de fev de 2021. THE AUSTRALIAN education sector and the economic contribution of international students. Access Economics Pty Limited for Australian Council for Private Education and Training. [s. l.], p. 1-28, 4 mar. 2022. Disponível em: <http://globalhighered.files.wordpress.com>. Acesso em: 15 de fev de 2021. TOMELIN, Carlos Alberto. Gestão da cadeia de suprimentos e serviços no subsistema de agenciamento de viagens e turismo em Santa Catarina. Biguaçu, 2011. Dissertação (Doutorado Acadêmico em Administração e Turismo). Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2011. TURISMO CRIATIVO. Origem das agências de viagens, 2010. Página Inicial. Disponível em: <http://turismocriativo.blogspot.com/2010/01/origem-das-agencias-de-viagens.html>. Acesso em: 10 de fev de 2021 VISIA. Agência visia. São Paulo, c2022. Disponível em: <https://www.agenciavisia.com.br/news/brasileiro-fica-3-horas-e-31-minutos-por-dia-nas-redes sociai/>. Acesso em: 20 de fev 2022 WIDE INTERCÂMBIO. Wide Intercâmbio. Homepage. Disponível em: <http://www.wideintercambio.com.br/>. Acesso em: 11 de fev de 2021. WIKIPÉDIA. Wikipédia: a enciclopédia livre. Lista de instituições de ensino superior de Pernambuco. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_institui%C3%A7%C3%B5es_de_ensino_superior_de_Pernam buco>. Acesso em: 10 de fev de 2021.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismo acadêmicoMobilidade internacionalInternacionalizaçãoEmpreendimento socialModelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Erick Viana dahttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575Silva, Simone de Paulahttp://lattes.cnpq.br/4616238661504961Silva, Erick Viana daSilva, Simone de PaulaSouto, Alandeives de AlmeidaViegas Filho, Marcos Antôniohttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575http://lattes.cnpq.br/4616238661504961http://lattes.cnpq.br/2084320479885127http://lattes.cnpq.br/4022930213819673http://lattes.cnpq.br/2528316044848986Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/81385607671730370000-0003-0104-370Xhttp://lattes.cnpq.br/4376383561741161Silva, Larissa Amanda PereiraBrasilRecifeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALModelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.pdfModelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf1392526https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/1/Modelagem%20de%20um%20empreendimento%20de%20consultoria%20de%20interc%c3%a2mbio%20com%20base%20no%20Instituto%20Internacional%20despertando%20voca%c3%a7%c3%b5es.pdf0f43e62c2978063573385c2d1eaec0b2MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open accessTEXTModelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.pdf.txtModelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.pdf.txtExtracted texttext/plain153005https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/3/Modelagem%20de%20um%20empreendimento%20de%20consultoria%20de%20interc%c3%a2mbio%20com%20base%20no%20Instituto%20Internacional%20despertando%20voca%c3%a7%c3%b5es.pdf.txtcc94777a6fce873f9a3fa18e0d409224MD53open accessTHUMBNAILModelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.pdf.jpgModelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5455https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/4/Modelagem%20de%20um%20empreendimento%20de%20consultoria%20de%20interc%c3%a2mbio%20com%20base%20no%20Instituto%20Internacional%20despertando%20voca%c3%a7%c3%b5es.pdf.jpg695a7a6e67d8aa49d951131791f3bc6eMD54open access123456789/8892023-06-14 21:27:33.434open accessoai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2023-06-15T00:27:33Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
title Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
spellingShingle Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhães
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo acadêmico
Mobilidade internacional
Internacionalização
Empreendimento social
title_short Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
title_full Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
title_fullStr Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
title_full_unstemmed Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
title_sort Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
author Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhães
author_facet Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhães
http://lattes.cnpq.br/8138560767173037
0000-0003-0104-370X
http://lattes.cnpq.br/4376383561741161
Silva, Larissa Amanda Pereira
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8138560767173037
0000-0003-0104-370X
http://lattes.cnpq.br/4376383561741161
Silva, Larissa Amanda Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Erick Viana da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2495354396948575
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Simone de Paula
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616238661504961
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Erick Viana da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Simone de Paula
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souto, Alandeives de Almeida
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Viegas Filho, Marcos Antônio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2495354396948575
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616238661504961
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084320479885127
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4022930213819673
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2528316044848986
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhães
http://lattes.cnpq.br/8138560767173037
0000-0003-0104-370X
http://lattes.cnpq.br/4376383561741161
Silva, Larissa Amanda Pereira
contributor_str_mv Silva, Erick Viana da
Silva, Simone de Paula
Silva, Erick Viana da
Silva, Simone de Paula
Souto, Alandeives de Almeida
Viegas Filho, Marcos Antônio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo acadêmico
Mobilidade internacional
Internacionalização
Empreendimento social
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo acadêmico
Mobilidade internacional
Internacionalização
Empreendimento social
description O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de Mobilidade Internacional do Instituto Internacional Despertando Vocações e elaborar um modelo de negócio de uma empresa de impacto social. Quanto à metodologia utilizou-se o método de pesquisa de campo, exploratória e documental. Para pesquisa documental foi necessário à consulta em sites oficiais da instituição analisada como também outros sites oficiais de agências de viagens e sites do governo. Utilizou-se relatório para identificar dados gerais sobre intercâmbio, além de outras fontes secundárias. A pesquisa foi qualitativa, pois foi necessário analisar os resultados da pesquisa através da percepção e análise. As bases teóricas abordam conceitos ligados ao turismo acadêmico, empreendedorismo social, globalização, mobilidade acadêmica internacional, agências de viagens e turismo, internacionalização e modelo de negócio. Para analisar o processo de mobilidade internacional acadêmico que acontece no Instituto Internacional Despertando Vocações-IIDV, foi necessária a aplicação de questionários aos antigos intercambistas da instituição e a elaboração de um fluxograma para melhor analisar o processo de mobilidade acadêmica. Em seguida, foram identificados pontos positivos nesse processo, que puderam servir de base para a elaboração da consultoria de intercâmbio acadêmico, sendo um empreendimento de impacto social. Para a elaboração do plano de negócio da empresa de consultoria de intercâmbio acadêmico, foi traçado o perfil do público alvo potencial, chegando a esse perfil através de pesquisa primária e secundária. Também foi estabelecido o plano de marketing do empreendimento, voltado principalmente para ações do marketing digital, objetivando alcançar diversos públicos. No plano financeiro pode-se notar o retorno financeiro do empreendimento, assim com a lucratividade e rentabilidade. O impacto social caracterizado na empresa, será um dos diferenciais do empreendimento, como a criação de um edital para parceiros da empresa, que terão acesso aos serviços de forma gratuita desde que se enquadrem nos requisitos apresentados no edital.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T22:45:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T22:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Larissa Amanda Pereira da; MELO, Gabriel Agra Macedo Magalhães; ARRUDA, Juliana Valeria Gomes. Modelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.2022. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/889
identifier_str_mv SILVA, Larissa Amanda Pereira da; MELO, Gabriel Agra Macedo Magalhães; ARRUDA, Juliana Valeria Gomes. Modelagem de um empreendimento de consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações.2022. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2022.
url https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv ABÍLIO, M. (2007). Globalização: características mais importantes. Revista Visões, julho/dezembro 2007, 3ª Ed. Disponível em: <http://fsma.edu.br/visoes/ed03/3ed_artigo1.pdf>. Acesso em: 26 de Abril de 2020. ALTABACH, Philip G.; REISBERG, Liz; RUMBLEY, Laura E. Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic Revolution - A Report Prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. UNESCO, 2009. Disponível em: <https://www.cep.edu.rs/public/Altbach,_Reisberg,_Rumbley_Tracking_an_Academic_Revolution,_ UNESCO_2009.pdf>. Acesso em: 15 fev 2021. ANDRADE, Arthur Luiz. Cadastro do MTur já tem 31,6 mil agências de viagens e 14 mil hotéis. PANROTAS, 2020. Disponível em: <https://www.panrotas.com.br/mercado/agencias-de viagens/2020/07/cadastro-do-mtur-ja-tem-316-mil-agencias-de-viagens-e-14-mil hoteis_175368.html>. Acesso em: 10 de fev de 2021. ANDREUZZA, Mario Giussepp Santezzi Bertotelli. PLANO ESTRATÉGICO. UFPR. Disponível em: <http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/12.pdf>. Acesso em: 09 de fev de 2021. BARKI, Edgard; TORRES, Haroldo da Gama. Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019. BELTA CONCORRENTES. Belta Concorrentes. Associadas. Disponível em: <http://www.belta.org.br/busca/>. Acesso em: 11 de fev de 2021. BIL INTERCÂMBIOS & TURISMO. Bil Intercâmbios & Turismo. Nossa história. Disponível em: <https://bil.com.br/historia/>. Acesso em: 11 de fev de 2021 BONAZZI, Fábio Luiz Zandoval; ZILBER, Moises Ari. Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas. Scielo, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbgn/v16n53/1806-4892-rbgn-16-53-616.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. BORINI, F. M., RIBEIRO, F. C., COELHO, F. P., & PROENÇA, E. R. O Prisma da Internacionalização: Um Estudo de Caso. Revista de Administração FACES Journal, Minas Gerais, 5(3), 42-55. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://revista.fumec.br/index.php/facesp/ article/view/81&ved=2ahUKEwif_sOVu8D2AhWBqJUCHaO3BDQQFnoECAsQAQ&usg=AOvVaw 31XwnSzfO2GMHedTehmAC7>. Acesso em 15 de fev 2021 BRASIL. Lei nº 12.974, de 15 de maio de 2014. Dispõe sobre as atividades das Agências de Turismo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de maio de 2014. Pág. 13. BRASIL, Ministério do Turismo; BELTA, Brazilian Educational & Language Travel Association. Manual Técnico de Operações de Estudos e Intercâmbio: Destino Referência São João del Rei/MG. Brasília: Ministério do Turismo; São Paulo: BELTA, 2009 BRASIL. Ministério do Turismo. Coordenação Geral de Segmentação. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico. Brasília, 2010. BRITISH COUNCIL. British Council. The United Kingdom, c2022. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/> Acesso em: 15 de maio de 2021. BROWN, T. Change By Design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperBusiness, 2009. CAMPOS, Luís; CANAVEZES, Sara. Introdução à Globalização. Repositório Universidade de Évora: Instituto Bento de Jesus Caraça, abr. 2007. Disponível em: <https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/2468> Acesso em: 16 abr. 2015. CELANO, Ana Christina; GUEDES, Ana Lucia. Impactos da Globalização no Processo de Internacionalização dos Programas de Educação em Gestão. Scielo, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cebape/v12n1/v12n1a05.pdf >. Acesso em: 26 de abr. de 2020. CHETTY, S. & CAMPBELL-HUNT, C. Paths to Internationalization Among Small to Medium-sized Firms: A Global Versus Regional Approach. European Journal of Marketing, 2001. Vol. 37 No. 5/6, pp. 796-820. DA SILVA, Kaline Soares; SILVA, Maria José Cavalcanti; DE MOURA, Elielma Josefa; DA SILVA, Erick Viana. O IMPACTO DO PROGRAMA DESPERTANDO VOCAÇÕES NA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA NO IFPE NO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Vitória de Santo Antão, 2018. Disponível em: <https://cointer.institutoidv.org/pdvg/pdvttrabalhos/2018/ComunicacaoOral/O-IMPACTO-DO PROGRAMA-DESPERTANDO-VOCA%C3%87%C3%95ES-NA-PESQUISA CIENT%C3%8DFICA-NO-CURSO-DE-BACHARELADO-EM-AGRONOMIA-NO-IFPE-NO CAMPUS-VIT%C3%93RIA-DE-SANTO-ANT%C3%83O.pdf>. Acesso em: 09 de fev de 2021. EGALI. Egali. Nossas Lojas. Disponível em: <https://www.egali.com.br/nossas-lojas>. Acesso em:11 de fev de 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FRANKLIN, Luiza Amália; ZUIN, Débora Carneiro; EMMENDOERFER, Magnus. PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E MOBILIDADE ACADÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL. UNICAMP, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650831/16977>. Acesso em: 09 de fev de 2021. FREIRE, A. Estratégia: Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo, 1997. GATELLI, Franco; GONÇALVES, Roberto. B. Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e182699, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/ncP7zLgbPM48QqtbjLcYBpD/?lang=pt>. Acesso em: 15 de set 2021. GEE, C.; FAYOS-SOLÁ, E. Turismo Internacional: Uma perspectiva global. Porto Alegre: Bookman, 2003. GOVERNO FEDERAL. Ministério do Turismo, 2021. Página Inicial. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br>. Acesso em: 08 de fev de 2021. GUARDIA, Mabel Simone; BORGES, Aylana Laissa. As agências de viagens e turismo: um estudo das publicações em periódicos de turismo entre os anos 2006-2011. Turismo: Estudos e Práticas - UERN, Mossoró/RN, vol. 1, n. 2, p. 160-190, jul./dez. 2012.. HAGUE, P.; JACKSON, P. Faça sua própria pesquisa de mercado. São Paulo: Nobel. Trad. Luzia Pimentel, 1997. IIDV - Instituto Internacional Despertando Vocações. Instituto Internacional Despertando Vocações. Recife - PE, c2022. Disponível em: <https://institutoidv.org/instituto.php>. Acesso em: 26 de maio 2021. JOHNSTON, D.; ABDLA, E. E-Business para o turismo: Guia prático para Destinos e Empresas Turísticas. Porto Alegre: Bookman, 2003. JOIA, L.A.; FERREIRA, S. Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia?. Cadernos EBAPE.BR, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cebape/a/F4DfgBVYdtfsLzByPSFrVVD/?lang=pt&format=pdf"format=pdf> . Acesso em: 10 de fev. 2021. KAMINSKI, Paulo Carlos; ENACHEV, Bruno Tsunashima. INTRODUÇÃO AO MODELO DE NEGÓCIO CANVAS. Poli USP, 2014. Disponível em: <http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski/INTRODU%C3%87%C3%83O%20AO%20BUSINESS%2 0MODEL%20CANVAS.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. LIMEIRA, Tania M. Vidigal. Empreendedorismo social no Brasil: Estado da arte e desafios. Ice. Disponível em: <http://ice.org.br/wp content/uploads/pdfs/Empreendedorismo_Social_no_Brasil_ICE_FGV.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. LOMBAS, Maria Luiza. A mobilidade internacional acadêmica: características dos percursos de pesquisadores brasileiros. Scielo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/v19n44/1517- 4522-soc-19-44-00308.pdf >. Acesso em: 27 de abr. de 2020. MARTIN, Roger L. The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage. Boston, MA, USA: Harvard Business Press, 2009 MICHAELIS. Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Intercâmbio. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/busca?id=laQbK#:~:text=Correspond%C3%AAncia%20m%C3%BAtua %20de%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre,com%C3%A9rcio%2C%20cultura%2C%20esporte%2 0etc.>. Acesso em: 09 de fev de 2021. MONTEIRO, Vanessa Filipa Martins. Estudo multi-caso: PME do Setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica: Portugal 2020. IPS, 2016. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17610/1/Vanessa_Monteiro_Disserta%C3%A7%C3%A3 o_Mestrado.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. MOTA, Keila Cristina. Turismo de Intercâmbio. In: Segmentação do Mercado Turístico, Estudos produtos e perspectivas. Ed. Manole, 2009. NÚMERO de brasileiros estudando no exterior bate recorde: Canadá, Estados Unidos e Reino Unido são os países preferidos dos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio acadêmico. Uol, 24 ago. 2018. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no exterior/numero-brasileiros-estudando-no-exterior-bate-recorde.htm. Acesso em: 15 jan. 2021. NUNO, Luis. O impacto do perfil empreendedor na internacionalização. 2004. Tese de Mestrado. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2004. Disponível em: <https://bibliotecas.utl.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=249918>. Acesso em: 16 maio de 2021 OLIVEIRA, Adriana; FREITAS, Maria Ester. Motivações para Mobilidade Acadêmica internacional: a visão de alunos e professores universitários. Scielo, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300217"& HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982016000300217"pid=S0102-46982016000300217>.Acesso em: 27 de abr. de 2020. OROFINO, Maria Augusta Rodrigues. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. UFSC, 2011. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp content/uploads/2011/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Augusta_Cria%C3%A7%C3%A3o-do Conhecimento-e-modelos-de-negocio_Vers%C3%A3o31.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. RAYOL, Marcus Kleber Bentes; MOREIRA, Heber Lavor. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O SUCESSO DO EMPREENDIMENTO. UFPA, 2007. Disponível em: <http://www.peritocontador.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Marcus-Kleber-Bentes-Rayol-A Import%C3%A2ncia-do-Plano-de-Neg%C3%B3cio-para-o-Sucesso-do-Empreendimento.pdf>.Acesso em: 12 de fev de 2021. REGIÃO Metropolitana do Recife é a 6ª mais populosa do Brasil, diz IBGE. G1 PE, Recife, 31 de ago. de 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/08/regiao metropolitana-do-recife-e-6-mais-populosa-do-brasil-diz-ibge.html>. Acesso em: 09 de fev de 2021 SANT’ANA, Laudimar. EMPREENDEDORISMO SOCIAL: ALÉM DOS INTERESSES DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL. UFJF, 2017. Disponível em: <https://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/TCC-Laudimar-SantAna.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021. SEBRAE. Sebrae Nacional, 2017. O panorama de agências de viagens e operadores turísticos no Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-panorama-de-agencias de-viagens-e-operadores-turisticos-no-brasil,fefff76ff144b510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 10 de fev de 2021. SIMÕES, V. Estratégias de internacionalização das empresas portuguesas. Comércio e Investimento Internacional ICEP. Portugal, 1997. SIMULADOR CI. CI Intercâmbio e Viagem. Homepage. Disponível em: <http://simulador.ci.com.br/pesquisar>. Acesso em: 11 de fev de 2021. TERRA, Andressa; LENGLER, Jorge Francisco Bertinetti. INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO. UNISC, 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/8599/5483>. Acesso em: 10 de fev de 2021. THE AUSTRALIAN education sector and the economic contribution of international students. Access Economics Pty Limited for Australian Council for Private Education and Training. [s. l.], p. 1-28, 4 mar. 2022. Disponível em: <http://globalhighered.files.wordpress.com>. Acesso em: 15 de fev de 2021. TOMELIN, Carlos Alberto. Gestão da cadeia de suprimentos e serviços no subsistema de agenciamento de viagens e turismo em Santa Catarina. Biguaçu, 2011. Dissertação (Doutorado Acadêmico em Administração e Turismo). Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2011. TURISMO CRIATIVO. Origem das agências de viagens, 2010. Página Inicial. Disponível em: <http://turismocriativo.blogspot.com/2010/01/origem-das-agencias-de-viagens.html>. Acesso em: 10 de fev de 2021 VISIA. Agência visia. São Paulo, c2022. Disponível em: <https://www.agenciavisia.com.br/news/brasileiro-fica-3-horas-e-31-minutos-por-dia-nas-redes sociai/>. Acesso em: 20 de fev 2022 WIDE INTERCÂMBIO. Wide Intercâmbio. Homepage. Disponível em: <http://www.wideintercambio.com.br/>. Acesso em: 11 de fev de 2021. WIKIPÉDIA. Wikipédia: a enciclopédia livre. Lista de instituições de ensino superior de Pernambuco. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_institui%C3%A7%C3%B5es_de_ensino_superior_de_Pernam buco>. Acesso em: 10 de fev de 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96f.
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Recife
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPE
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron:IFPE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron_str IFPE
institution IFPE
reponame_str Repositório Institucional do IFPE
collection Repositório Institucional do IFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/1/Modelagem%20de%20um%20empreendimento%20de%20consultoria%20de%20interc%c3%a2mbio%20com%20base%20no%20Instituto%20Internacional%20despertando%20voca%c3%a7%c3%b5es.pdf
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/2/license.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/3/Modelagem%20de%20um%20empreendimento%20de%20consultoria%20de%20interc%c3%a2mbio%20com%20base%20no%20Instituto%20Internacional%20despertando%20voca%c3%a7%c3%b5es.pdf.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/889/4/Modelagem%20de%20um%20empreendimento%20de%20consultoria%20de%20interc%c3%a2mbio%20com%20base%20no%20Instituto%20Internacional%20despertando%20voca%c3%a7%c3%b5es.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f43e62c2978063573385c2d1eaec0b2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
cc94777a6fce873f9a3fa18e0d409224
695a7a6e67d8aa49d951131791f3bc6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br
_version_ 1801503696505274368