Percepção do usuário de ônibus sobre a qualidade do transporte público por ônibus na cidade de Igarassu
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/386 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo identificar os principais atributos que impactam a percepção e satisfação dos usuários do transporte público por ônibus na cidade de Igarassu/PE. Possui característica exploratória, descritiva e alicerçada na pesquisa de campo. Os atributos avaliados na pesquisa foram a segurança, conforto, informação, tempo de viagem, acessibilidade, cortesia dos funcionários, frequência, confiabilidade e manutenção. Devido à alta demanda de usuários de ônibus na região, fez-se necessário um estudo mais detalhado para avaliar a satisfação dos usuários com relação à prestação de serviço. Foram utilizados o teste não paramétrico Qui-Quadrado e a análise de regressão linear para identificar as variáveis mais relevantes para explicar o fenômeno em estudo. Os resultados apontam que o maior índice de insatisfação é em relação à estado de lotação do ônibus durante as viagens, condições de acessibilidade nos passeios públicos, segurança dentro do ônibus e confiança na manutenção dos veículos. Levando em consideração o nível de significância de 5%, conclui-se que os atributos conforto, acessibilidade, segurança e confiabilidade são os que mais interferem na percepção de satisfação dos usuários. |
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Os resultados apontam que o maior índice de insatisfação é em relação à estado de lotação do ônibus durante as viagens, condições de acessibilidade nos passeios públicos, segurança dentro do ônibus e confiança na manutenção dos veículos. Levando em consideração o nível de significância de 5%, conclui-se que os atributos conforto, acessibilidade, segurança e confiabilidade são os que mais interferem na percepção de satisfação dos usuários.This research aims to identify the main attributes that impact the perception and satisfaction of users of public transport by bus in the city of Igarassu/PE. It has an exploratory, descriptive and grounded characteristic in field research. The attributes evaluated in the survey were safety, comfort, information, travel time, accessibility, courtesy of employees, frequency, reliability and maintenance. Due to the high demand for bus users in the region, a more detailed study was needed to assess user satisfaction with service provision. The non-parametric Chi-Square test and linear regression analysis were used to identify the most relevant variables to explain the phenomenon under study. The results show that the highest level of dissatisfaction is in relation to the state of the bus's capacity during trips, conditions of accessibility on public sidewalks, safety inside the bus and confidence in the maintenance of vehicles. Taking into account the significance level of 5%, it is concluded that the attributes comfort, accessibility, safety and reliability are the ones that most interfere in the users perception of satisfaction.18p.ANTUNES, M. G.; ROMEIRO, T. I. O.; SIGRIST, V. C.. Avaliação da qualidade do serviço de transporte público de ônibus na cidade de Santos. REFAS: Revista FATEC Zona Sul, v. 3, n. 2, p. 3, 2017. CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de Serviços: Lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2018. CRUZ, M. V. Produção do Serviço de Transporte Público Urbano por Produção do Serviço de Transporte Público Urbano por Ônibus: Aspectos da Organização do Trabalho.1998. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v.2, n.3, Set./Dez. 1998: 45-65.Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/rac/v2n3/v2n3a04.pdf>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021. DIARIO DE PERNAMBUCO. Passageiros realizam segundo protesto em menos de um mês no TI Igarassu. 2021. Disponível em:https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2021/02/ passageiros-realizam-segundo-protesto-em-menos-de-um-mes-no-ti-igarass.html . Acesso em: 28 de fevereiro de 2021. DIAS, V. F. Q. Instrumento para avaliar a qualidade de sistemas cicloviários. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 165p. 2017. DRAGU, V.; ROMAN, E. A.; ROMAN, V. C. Quality assessment in urban public transport. Theoretical and Empirical Researches in Urban Management, v. 8, n. 3, p. 32-43, 2013. EBOLI, L.; MAZZULLA, G. Performance indicators for an objective measure of public transport service quality,European Transport – TrasportiEuropei, issue 51, paper n 3, p. 1–21, 2012. Disponívelem: <Performance indicators for an objective measure of public transport service quality>. Acesso em: 07/02/2021. BIAGGI, M. L. S; MEDVID, M; ASSIS, C. M. C. Fator de inflacão da variância e regressões auxiliares para diagnóstico do problema de multicolinearidade nos modelos de regressão. Congresso brasileiro de engenharia de avaliação e perícia. Foz do Iguaçu. 21 a 25/08/2017. FERNANDES, C.; Perfil dos alunos da universidade federal de Sergipe: uma análise não paramétrica. Universidade federal de Sergipe centro de ciências exatas e tecnologia departamento de estatística e ciências atuariais. São Cristóvão SE 2015. FERRAZ, A.C.P.– Escritos sobre transporte, trânsito e urbanismo. Projeto REENGE - USP p. 118-127. Ed. São Francisco. Ribeirão Preto, 1998. ‘ FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7 ed.- Porto Alegre: AMGH, 2004. FREITAS, N. V. P.; SILVEIRA, R. A. J.; CASTRO, C. B. A. A. Qualidade em serviços de transporte público urbano: uma contribuição teórica. Revista Nacional de 16 Gerenciamento de Cidades, v. 03, n. 15, 2015, pp. 176-192. Disponível em:<QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA>. Acesso em: 07/02/2021. GRANDE RECIFE. Anuário Estatístico do STPP/RMR, V. 1. (2019). Disponível em:<https://www.granderecife.pe.gov.br/sitegrctm/transporte/dados-e-estatisticas/ anuarios/>. Acesso em: 14/09/20. IBGE. Brasil, Pernambuco, Igarassu. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/igarassu/panorama>. Acesso em: 01/03/2021. KATO, R. B.; BORDALO, B. M.; CAMELO, T da S. Análise de percepção qualitativa do transporte público: Um Estudo de Caso na Cidade de Belém/PA. REEC-Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v. 11, n. 2, 2016. LAS CASAS, A. L. 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Disponível em:<https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2019/04/24/em-24-horas-pecontabilizou-seis-assaltos-a-onibus-e-dez-homicidios-122666>. Acesso em: 28/02/2021. RIBEIRO, J. L. D.; ECHEVESTE, M. E. Dimensionamento da amostra em pesquisa de satisfação de clientes. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267409818_dimensionamento_da_amostr a_em_pesquisa_de_satisfacao_de_clientes>. Acesso em:09/02/2021. STEFANO, N. M. Abordagem da percepção da qualidade: na visão de clientes internos e externos em organização de serviço. Revista de ciências gerais, v. 14, n. 19, 2010, p. 75-87. STREHL, E. G.; MOYANO, C. A. M.; ANGNES, D. L. Atributos qualitativos e fatores de satisfação com o transporte público urbano por ônibus. 98 CONTEXTUS – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. 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