Tecnologia cuidativa-educacional para promoção da saúde de pessoa idosa em risco de fragilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thallyta Juliana Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1047
Resumo: Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativa-educacional para promoção da saúde de pessoas idosas em risco de fragilidade. Metodologia: estudo metodológico, de produção tecnológica do tipo website, desenvolvido pelas fases de análise, design e desenvolvimento. A primeira fase – Análise – destinou-se a elaboração das conteúdos do website por meio de revisão de escopo. Na segunda fase – Design e Desenvolvimento - o conteúdo foi organizado de forma sequencial, em módulos, incluindo mídias dinâmicas como texto, imagens e vídeos a fim de contribuir com o aprendizado e promover a associação dos conceitos apresentados. Quanto à linguagem adotada para construção dos textos e organização das informações, optou-se pela produção de texto com formato de literatura de cordel. Resultados: o website visou fornecer informações sobre o envelhecimento e educação saúde acerca da fragilidade. O conteúdo foi organizado em dois módulos: Processo do envelhecimento e cuidados no envelhecimento, subdivididos em nove abas. No módulo ‘Processo de envelhecimento’ apresentam-se conteúdos relacionados ao significado do envelhecimento; fragilidade; alterações fisiológicas; e envelhecimento saudável, mediado por vídeo educativo, informações, reflexões, ilustrações e condutas acerca das temáticas. Em seguida, no módulo ‘Cuidados no envelhecimento’, optou-se pelas abordagens multidimensionais, com informações relativas à estimulação cognitiva, mobilidade, acuidade visual e auditiva, orientações nutricionais e saúde mental. Conclusão: a tecnologia educacional “Envelheci, visse? Promoção à saúde da pessoa idosa” fornece orientações multidimensionais acerca do envelhecimento, com objetivo de disseminar informações e orientações para o estímulo à adoção de comportamentos positivos no processo do envelhecimento para estimular e fortalecer o envelhecimento saudável.
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spelling 2023-10-20T00:51:57Z2023-10-20T00:51:57Z2023-10-03SILVA, Thallyta Juliana Pereira da ; SILVA, Cynthia Roberta Dias Torres ; CARVALHO, Khelyane Mesquita. Tecnologia cuidativa-educacional para promoção da saúde de pessoa idosa em risco de fragilidade. 21 f. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1047Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativa-educacional para promoção da saúde de pessoas idosas em risco de fragilidade. Metodologia: estudo metodológico, de produção tecnológica do tipo website, desenvolvido pelas fases de análise, design e desenvolvimento. A primeira fase – Análise – destinou-se a elaboração das conteúdos do website por meio de revisão de escopo. Na segunda fase – Design e Desenvolvimento - o conteúdo foi organizado de forma sequencial, em módulos, incluindo mídias dinâmicas como texto, imagens e vídeos a fim de contribuir com o aprendizado e promover a associação dos conceitos apresentados. Quanto à linguagem adotada para construção dos textos e organização das informações, optou-se pela produção de texto com formato de literatura de cordel. Resultados: o website visou fornecer informações sobre o envelhecimento e educação saúde acerca da fragilidade. O conteúdo foi organizado em dois módulos: Processo do envelhecimento e cuidados no envelhecimento, subdivididos em nove abas. No módulo ‘Processo de envelhecimento’ apresentam-se conteúdos relacionados ao significado do envelhecimento; fragilidade; alterações fisiológicas; e envelhecimento saudável, mediado por vídeo educativo, informações, reflexões, ilustrações e condutas acerca das temáticas. Em seguida, no módulo ‘Cuidados no envelhecimento’, optou-se pelas abordagens multidimensionais, com informações relativas à estimulação cognitiva, mobilidade, acuidade visual e auditiva, orientações nutricionais e saúde mental. Conclusão: a tecnologia educacional “Envelheci, visse? Promoção à saúde da pessoa idosa” fornece orientações multidimensionais acerca do envelhecimento, com objetivo de disseminar informações e orientações para o estímulo à adoção de comportamentos positivos no processo do envelhecimento para estimular e fortalecer o envelhecimento saudável.Objective: to describe the process of building care-educational technology to promote the health of elderly people at risk of frailty. Methodology: methodological study, of website-type technological production, developed through the analysis, design and development phases. The first phase – Analysis – aimed to develop the website content through a scope review. In the second phase – Design and Development – the content was organized sequentially into modules, including dynamic media such as text, images, and videos to contribute to learning and promote the association of the concepts presented. As for the language adopted to construct the texts and organize the information, we opted to produce text in a cordel literature format. Results: the website aimed to provide information about aging and health education about frailty. The content was organized into two modules: Aging process and aging care, subdivided into nine tabs. The module ‘Aging process’ presents content related to the meaning of aging; fragility; physiological changes; and healthy aging, mediated by educational video, information, reflections, illustrations and conduct on the topics. Then, in the module ‘Aging care’, multidimensional approaches were chosen, with information relating to cognitive stimulation, mobility, visual and hearing acuity, nutritional guidelines, and mental health. Conclusion: educational technology “I got old, see? Promoting the health of older people” provides multidimensional guidance on aging, with the aim of disseminating information and guidance to encourage the adoption of positive behaviors in the aging process to stimulate and strengthen healthy aging.21 p.ANDRADE, Juliana Mara et al. Perfil da fragilidade em adultos mais velhos. ELSI- Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 52, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/dXBjsZYPJWjm53NmK8cWwVj/?lang=pt. Acesso em: 07 jul 2023 AKATSU, Hiroyasu et al. Effect of ankle weights as a frailty prevention strategy in the community-dwelling elderly: a preliminary report. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 12, p. 7350, 2022. 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Tecnologia educacional
Promoção da saúde
description Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativa-educacional para promoção da saúde de pessoas idosas em risco de fragilidade. Metodologia: estudo metodológico, de produção tecnológica do tipo website, desenvolvido pelas fases de análise, design e desenvolvimento. A primeira fase – Análise – destinou-se a elaboração das conteúdos do website por meio de revisão de escopo. Na segunda fase – Design e Desenvolvimento - o conteúdo foi organizado de forma sequencial, em módulos, incluindo mídias dinâmicas como texto, imagens e vídeos a fim de contribuir com o aprendizado e promover a associação dos conceitos apresentados. Quanto à linguagem adotada para construção dos textos e organização das informações, optou-se pela produção de texto com formato de literatura de cordel. Resultados: o website visou fornecer informações sobre o envelhecimento e educação saúde acerca da fragilidade. O conteúdo foi organizado em dois módulos: Processo do envelhecimento e cuidados no envelhecimento, subdivididos em nove abas. No módulo ‘Processo de envelhecimento’ apresentam-se conteúdos relacionados ao significado do envelhecimento; fragilidade; alterações fisiológicas; e envelhecimento saudável, mediado por vídeo educativo, informações, reflexões, ilustrações e condutas acerca das temáticas. Em seguida, no módulo ‘Cuidados no envelhecimento’, optou-se pelas abordagens multidimensionais, com informações relativas à estimulação cognitiva, mobilidade, acuidade visual e auditiva, orientações nutricionais e saúde mental. Conclusão: a tecnologia educacional “Envelheci, visse? Promoção à saúde da pessoa idosa” fornece orientações multidimensionais acerca do envelhecimento, com objetivo de disseminar informações e orientações para o estímulo à adoção de comportamentos positivos no processo do envelhecimento para estimular e fortalecer o envelhecimento saudável.
publishDate 2023
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