Tecnologia cuidativa educacional para pessoas idosas como recurso para enfrentamento do ageísmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Kátia de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1045
Resumo: Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativa educacional para pessoas idosas como recurso para enfrentamento do ageísmo. Método: Trata-se de estudo descritivo, metodológico, de produção tecnológica com finalidade de construir tecnologia audiovisual com enfoque no ageísmo vivenciado por pessoas idosas, desenvolvido no município de Pesqueira, agreste do estado de Pernambuco, Brasil. Desenvolveu-se em três etapas: (1) desenvolvimento de tecnologia cuidativa educacional do tipo audiovisual, (2) validação por experts em gerontologia e (3) avaliação pelo público-alvo; sendo apenas a primeira etapa descrita neste momento. O roteiro para construção do vídeo foi construído com base em revisão de escopo associado a um grupo focal realizado com 10 pessoas idosas residentes no município em estudo. Quanto à linguagem e design utilizado para construção optou-se pela linguagem e xilogravura de cordel. Resultados: O recurso audiovisual produzido teve aproximadamente 10 minutos em 42 telas em sua versão final. A história fictícia apresenta os estereótipos e situações rotineiras de discriminação evidenciados na literatura na busca por acesso a serviços públicos e o desconhecimento de direitos garantidos à pessoa idosa. Conclusão: A tecnologia cuidativa educacional “Ageísmo: o que danado é isso?” é direcionada para reconhecimento e enfrentamento do preconceito contra a idade da pessoa idosa. O vídeo possibilita a reflexão acerca de atitudes preconceituosas em relação às pessoas idosas, à velhice e ao processo de envelhecimento. Incentiva desenvolvimento de ferramentas assistenciais e educativas em gerontologia, direcionadas ao contato intergeracional e a implementação das políticas vigentes para orientação, intervenção e desconstrução de pensamentos negativos e estereotipados.
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spelling 2023-10-19T23:35:03Z2023-10-19T23:35:03Z2023-10-03LEITE, Kátia de Oliveira ; SILVA, Cynthia Roberta Dias Torres ; CARVALHO, Khelyane Mesquita. Tecnologia cuidativa educacional para pessoas idosas como recurso para enfrentamento do ageísmo. 20 f. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1045Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativa educacional para pessoas idosas como recurso para enfrentamento do ageísmo. Método: Trata-se de estudo descritivo, metodológico, de produção tecnológica com finalidade de construir tecnologia audiovisual com enfoque no ageísmo vivenciado por pessoas idosas, desenvolvido no município de Pesqueira, agreste do estado de Pernambuco, Brasil. Desenvolveu-se em três etapas: (1) desenvolvimento de tecnologia cuidativa educacional do tipo audiovisual, (2) validação por experts em gerontologia e (3) avaliação pelo público-alvo; sendo apenas a primeira etapa descrita neste momento. O roteiro para construção do vídeo foi construído com base em revisão de escopo associado a um grupo focal realizado com 10 pessoas idosas residentes no município em estudo. Quanto à linguagem e design utilizado para construção optou-se pela linguagem e xilogravura de cordel. Resultados: O recurso audiovisual produzido teve aproximadamente 10 minutos em 42 telas em sua versão final. A história fictícia apresenta os estereótipos e situações rotineiras de discriminação evidenciados na literatura na busca por acesso a serviços públicos e o desconhecimento de direitos garantidos à pessoa idosa. Conclusão: A tecnologia cuidativa educacional “Ageísmo: o que danado é isso?” é direcionada para reconhecimento e enfrentamento do preconceito contra a idade da pessoa idosa. O vídeo possibilita a reflexão acerca de atitudes preconceituosas em relação às pessoas idosas, à velhice e ao processo de envelhecimento. Incentiva desenvolvimento de ferramentas assistenciais e educativas em gerontologia, direcionadas ao contato intergeracional e a implementação das políticas vigentes para orientação, intervenção e desconstrução de pensamentos negativos e estereotipados.Objective: To describe the process of building educational care technology for elderly people as a resource to combat ageism. Method: This is a descriptive, methodological study of technological production with the purpose of building audiovisual technology with an approach to ageism experienced by elderly people, developed in the municipality of Pesqueira, a rural area in the state of Pernambuco, Brazil. It was developed in three stages: (1) development of audiovisual educational care technology, (2) validation by specialists in gerontology and (3) evaluation by the target audience; with only the first stage being described at this time. The script for creating the video was created based on a scoping review associated with a focus group carried out with 10 elderly people living in the municipality under study. As for the language and design used for construction, we opted for cordel language and woodcuts. Results: The audiovisual resource produced lasted approximately 10 minutes on 42 screens in its final version. The fictional story presents the stereotypes and routine situations of discrimination evidenced in the literature in the search for access to public services and the lack of knowledge of rights guaranteed to elderly people. Conclusion: Educational care technology “Ageism: what the hell is that?” is aimed at recognizing and confronting prejudice against the age of older people. The video enables a reflection on prejudiced attitudes towards elderly people, old age and the aging process. Encouragement for the development of assistance and educational tools in gerontology, aimed at intergenerational contact and the implementation of current policies for guidance, intervention and deconstruction of negative and stereotypical thoughts.20 p.BELASCO, A. G. S.; OKUNO, M. F. P. Reality and challenges of ageing. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 1–2, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/YyPr9QcL5bn3p6TGVGCBzvM/?lang=pt# Acesso em: 26 jun. 2023. BRAGA, C. et al. Ageísmo como forma de violência e seu impacto na qualidade de vida do idoso. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 13006– 13019, 2023. DOI: 10.34119/bjhrv6n3-358. 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description Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativa educacional para pessoas idosas como recurso para enfrentamento do ageísmo. Método: Trata-se de estudo descritivo, metodológico, de produção tecnológica com finalidade de construir tecnologia audiovisual com enfoque no ageísmo vivenciado por pessoas idosas, desenvolvido no município de Pesqueira, agreste do estado de Pernambuco, Brasil. Desenvolveu-se em três etapas: (1) desenvolvimento de tecnologia cuidativa educacional do tipo audiovisual, (2) validação por experts em gerontologia e (3) avaliação pelo público-alvo; sendo apenas a primeira etapa descrita neste momento. O roteiro para construção do vídeo foi construído com base em revisão de escopo associado a um grupo focal realizado com 10 pessoas idosas residentes no município em estudo. Quanto à linguagem e design utilizado para construção optou-se pela linguagem e xilogravura de cordel. Resultados: O recurso audiovisual produzido teve aproximadamente 10 minutos em 42 telas em sua versão final. A história fictícia apresenta os estereótipos e situações rotineiras de discriminação evidenciados na literatura na busca por acesso a serviços públicos e o desconhecimento de direitos garantidos à pessoa idosa. Conclusão: A tecnologia cuidativa educacional “Ageísmo: o que danado é isso?” é direcionada para reconhecimento e enfrentamento do preconceito contra a idade da pessoa idosa. O vídeo possibilita a reflexão acerca de atitudes preconceituosas em relação às pessoas idosas, à velhice e ao processo de envelhecimento. Incentiva desenvolvimento de ferramentas assistenciais e educativas em gerontologia, direcionadas ao contato intergeracional e a implementação das políticas vigentes para orientação, intervenção e desconstrução de pensamentos negativos e estereotipados.
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