Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1040 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre o tema da referenciação evidenciando as prescrições da BNCC propostas nas habilidades para o ensino de língua portuguesa em atividades presentes nos livros didáticos do 6º e 9º ano, da coleção “Tecendo linguagens”, de Oliveira e Araújo (2018), aprovada no PNLD (2020). Para o desenvolvimento do presente estudo, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa (Duarte et. al., 2009) de natureza descritiva e exploratória, uma vez que utilizamos como fonte de dados o levantamento bibliográfico e documental, sendo o corpus composto pelo documento prescritivo da BNCC (Brasil, 2018) e por dois livros didáticos (6º e 9º ano) da coleção didática selecionada. Nossa pesquisa foi ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e do processo de referenciação. Nosso aporte teórico consta dos autores: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos e Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula e Arantes (2016); Doria e Carvalho (2016); Souza e Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), entre outros. Os resultados indicam uma orientação com pouco aprofundamento das estratégias de referenciação mobilizadas nas habilidades EF67LP36 e EF89LP29, revelando que os livros didáticos do 6º e do 9º da coleção em estudo enfatizam apenas o desenvolvimento do aspecto classificatório do processo de referenciação e não explora outros aspectos mais discursivos de uso da referenciação, distanciando-se do caráter interacional proposto na BNCC |
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2023-10-17T14:14:50Z2023-10-17T14:14:50Z2023-09-11SOUZA, Silvânia de. Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam. 2023. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1040Este trabalho trata sobre o tema da referenciação evidenciando as prescrições da BNCC propostas nas habilidades para o ensino de língua portuguesa em atividades presentes nos livros didáticos do 6º e 9º ano, da coleção “Tecendo linguagens”, de Oliveira e Araújo (2018), aprovada no PNLD (2020). Para o desenvolvimento do presente estudo, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa (Duarte et. al., 2009) de natureza descritiva e exploratória, uma vez que utilizamos como fonte de dados o levantamento bibliográfico e documental, sendo o corpus composto pelo documento prescritivo da BNCC (Brasil, 2018) e por dois livros didáticos (6º e 9º ano) da coleção didática selecionada. Nossa pesquisa foi ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e do processo de referenciação. Nosso aporte teórico consta dos autores: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos e Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula e Arantes (2016); Doria e Carvalho (2016); Souza e Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), entre outros. Os resultados indicam uma orientação com pouco aprofundamento das estratégias de referenciação mobilizadas nas habilidades EF67LP36 e EF89LP29, revelando que os livros didáticos do 6º e do 9º da coleção em estudo enfatizam apenas o desenvolvimento do aspecto classificatório do processo de referenciação e não explora outros aspectos mais discursivos de uso da referenciação, distanciando-se do caráter interacional proposto na BNCCThis work deals with the theme of referencing, highlighting the BNCC prescriptions proposed in the skills for teaching Portuguese language in activities present in the textbooks of the 6th and 9th grades, from the collection "Weaving languages", by Oliveira and Araújo (2018), approved in the PNLD (2020). For the development of the present study, we conducted a research with a qualitative-quantitative approach (Duarte et. al., 2009) of a descriptive and exploratory nature, since we used the bibliographic and documentary survey as a data source, and the corpus consists of the prescriptive document of the BNCC (Brasil, 2018) and two textbooks (6th and 9th grade) of the selected didactic collection. Our research was anchored in the theoretical assumptions of Textual Linguistics and the referencing process. Our theoretical contribution consists of the following authors: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos and Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula and Arantes (2016); Doria and Carvalho (2016); Souza and Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), among others. The results indicate an orientation with little depth of the referencing strategies mobilized in the EF67LP36 and EF89LP29 skills, revealing that the textbooks of the 6th and 9th grades of the collection under study emphasize only the development of the classificatory aspect of the referencing process and do not explore other more discursive aspects of the use of referencing, distancing themselves from the interactional character proposed in the BNCC27 p.ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 62–71, 2009. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/4855. Acesso em: 20 jun. 2023. ARAÚJO, S. S.; PARENTE, L, O. S. S. A presença do texto em sala de aula: uma análise da BNCC na perspectiva da Linguística Textual. Revista Entre Parênteses, Alfenas (MG), v. 10, n. 01, p. 01-22, 2021. 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Acesso em: 14 jun. 2023.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICABase Nacional Comum CurricularLivros didáticosReferência (Linguística)Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCarvalho, Patrícia Barreto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257Carvalho, Patrícia Barreto da SilvaNunes, Valfrido da SilvaGomes, Juliene da Silva Barroshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257http://lattes.cnpq.br/88596074 70653114http://lattes.cnpq.br/25707205 00233989http://lattes.cnpq.br/8077581460599702Souza, Silvânia deBrasilGaranhunsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALReferenciação, BNCC e o livro didático de português caminhos que se cruzam.pdfReferenciação, BNCC e o livro didático de português caminhos que se cruzam.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf655051https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1040/1/Referencia%c3%a7%c3%a3o%2c%20BNCC%20e%20o%20livro%20did%c3%a1tico%20de%20portugu%c3%aas%20caminhos%20que%20%20se%20cruzam.pdf74e912d9e18b583e95704cd69df4e1feMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA Base Nacional Comum Curricular Livros didáticos Referência (Linguística) |
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Este trabalho trata sobre o tema da referenciação evidenciando as prescrições da BNCC propostas nas habilidades para o ensino de língua portuguesa em atividades presentes nos livros didáticos do 6º e 9º ano, da coleção “Tecendo linguagens”, de Oliveira e Araújo (2018), aprovada no PNLD (2020). Para o desenvolvimento do presente estudo, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa (Duarte et. al., 2009) de natureza descritiva e exploratória, uma vez que utilizamos como fonte de dados o levantamento bibliográfico e documental, sendo o corpus composto pelo documento prescritivo da BNCC (Brasil, 2018) e por dois livros didáticos (6º e 9º ano) da coleção didática selecionada. Nossa pesquisa foi ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e do processo de referenciação. Nosso aporte teórico consta dos autores: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos e Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula e Arantes (2016); Doria e Carvalho (2016); Souza e Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), entre outros. Os resultados indicam uma orientação com pouco aprofundamento das estratégias de referenciação mobilizadas nas habilidades EF67LP36 e EF89LP29, revelando que os livros didáticos do 6º e do 9º da coleção em estudo enfatizam apenas o desenvolvimento do aspecto classificatório do processo de referenciação e não explora outros aspectos mais discursivos de uso da referenciação, distanciando-se do caráter interacional proposto na BNCC |
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2023 |
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SOUZA, Silvânia de. Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam. 2023. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023. |
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SOUZA, Silvânia de. Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam. 2023. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023. |
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