Grêmio estudantil em livros didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zumba, Maria Alzeneide Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49068
Resumo: Historicamente, o grêmio faz parte da movimentação política de estudantes brasileiros, em especial, os secundaristas. Todavia, nossa experiência de professora de Língua Portuguesa, desde 1996, nos permite afirmar que não é comum a formação, em escolas públicas de educação básica do interior do Rio Grande do Norte, do grêmio estudantil como um espaço de participação nas decisões. Porém, isso pode ser alterado por forças externas à escola. Uma delas é a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que, no campo de atuação na vida pública, explicita o “grêmio livre” em habilidades específicas de Língua Portuguesa, destacando práticas de leitura, escuta, produção de textos, bem como análise linguística/semiótica. Outra força vem dos livros didáticos que, para serem aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), precisam atender às exigências da BNCC e, portanto, incorporar as habilidades nela contidas. Cientes desse movimento, esta dissertação, que tem por objeto de estudo o grêmio estudantil nos livros didáticos de Língua Portuguesa, caracteriza-se, metodologicamente, por ser uma pesquisa documental de natureza qualitativa e interpretativista. Seu objetivo geral é investigar como a representação de grêmio estudantil da BNCC é contemplada em dois livros didáticos, cujas coleções foram aprovadas pela edição de 2020 do PNLD. Para atingi-lo, objetivamos, especificamente, (i) compreender aspectos que caracterizam a inserção do termo “grêmio livre” na BNCC e (ii) analisar como os dois livros didáticos selecionados se apropriam das orientações da BNCC em suas atividades. Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem) do círculo bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural e a pedagogia crítica. Os resultados evidenciam que, embora o grêmio livre esteja na BNCC, isso não é suficiente para que ele seja incorporado aos livros didáticos, inclusive os aprovados no PNLD/2020. Entre os dois livros que analisamos, no livro do 7o ano do Geração Alpha Língua Portuguesa, o trabalho com o grêmio se desenvolve por meio de um projeto que ocupa um semestre letivo e, em suas atividades, vislumbram-se práticas de leitura e escuta, bem como produção textual (escrita e oral) e análise linguística/semiótica que, de fato, favorecem a criação do grêmio estudantil e viabilizam o protagonismo dos estudantes na escola e além dela. O trabalho com o grêmio estudantil proposto pelo livro do 6o ano do Apoema Português, por sua vez, focaliza os textos que compõem essa agremiação (o estatuto, por exemplo) para explorar regras da gramática normativa. Diante dessa limitação, decidimos apresentar, como produto destacável, uma coletânea de materiais de diferentes semioses que tratam do grêmio estudantil. Pensamos que essa coletânea pode contribuir com professores interessados na ressignificação do ensino de Língua Portuguesa com vistas ao exercício da cidadania e, para isso, observam, no grêmio estudantil, um produtivo espaço de letramentos.
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spelling Zumba, Maria Alzeneide Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/9392347410803397http://lattes.cnpq.br/1417959539739192Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastoshttps://orcid.org/0000-0003-0415-0818http://lattes.cnpq.br/1654659618556304Aquino, Jaciara Limeira deTinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros2022-08-05T18:29:24Z2022-08-05T18:29:24Z2022-02-25ZUMBA, Maria Alzeneide Fernandes. Grêmio estudantil em livros didáticos de língua portuguesa. 2022. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49068Historicamente, o grêmio faz parte da movimentação política de estudantes brasileiros, em especial, os secundaristas. Todavia, nossa experiência de professora de Língua Portuguesa, desde 1996, nos permite afirmar que não é comum a formação, em escolas públicas de educação básica do interior do Rio Grande do Norte, do grêmio estudantil como um espaço de participação nas decisões. Porém, isso pode ser alterado por forças externas à escola. Uma delas é a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que, no campo de atuação na vida pública, explicita o “grêmio livre” em habilidades específicas de Língua Portuguesa, destacando práticas de leitura, escuta, produção de textos, bem como análise linguística/semiótica. Outra força vem dos livros didáticos que, para serem aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), precisam atender às exigências da BNCC e, portanto, incorporar as habilidades nela contidas. Cientes desse movimento, esta dissertação, que tem por objeto de estudo o grêmio estudantil nos livros didáticos de Língua Portuguesa, caracteriza-se, metodologicamente, por ser uma pesquisa documental de natureza qualitativa e interpretativista. Seu objetivo geral é investigar como a representação de grêmio estudantil da BNCC é contemplada em dois livros didáticos, cujas coleções foram aprovadas pela edição de 2020 do PNLD. Para atingi-lo, objetivamos, especificamente, (i) compreender aspectos que caracterizam a inserção do termo “grêmio livre” na BNCC e (ii) analisar como os dois livros didáticos selecionados se apropriam das orientações da BNCC em suas atividades. Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem) do círculo bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural e a pedagogia crítica. Os resultados evidenciam que, embora o grêmio livre esteja na BNCC, isso não é suficiente para que ele seja incorporado aos livros didáticos, inclusive os aprovados no PNLD/2020. Entre os dois livros que analisamos, no livro do 7o ano do Geração Alpha Língua Portuguesa, o trabalho com o grêmio se desenvolve por meio de um projeto que ocupa um semestre letivo e, em suas atividades, vislumbram-se práticas de leitura e escuta, bem como produção textual (escrita e oral) e análise linguística/semiótica que, de fato, favorecem a criação do grêmio estudantil e viabilizam o protagonismo dos estudantes na escola e além dela. O trabalho com o grêmio estudantil proposto pelo livro do 6o ano do Apoema Português, por sua vez, focaliza os textos que compõem essa agremiação (o estatuto, por exemplo) para explorar regras da gramática normativa. Diante dessa limitação, decidimos apresentar, como produto destacável, uma coletânea de materiais de diferentes semioses que tratam do grêmio estudantil. Pensamos que essa coletânea pode contribuir com professores interessados na ressignificação do ensino de Língua Portuguesa com vistas ao exercício da cidadania e, para isso, observam, no grêmio estudantil, um produtivo espaço de letramentos.Historically, the student council is part of the Brazilian political movement, especially the high school students. However, our experience as a Portuguese language teacher, since 1996, allows us to affirm that it is not common for the student council that is formed in public schools of basic education in the countryside of Rio Grande do Norte as a space for participation in decisions. However, this can be changed by forces outside the school. One of them is the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017), which, in the field of public life, explains the “free student council” in specific Portuguese Language skills, highlighting reading, listening, text production practices, as well as linguistic/semiotic analysis. Another strength comes from textbooks, which, to be approved by the National Book and Teaching Material Program (PNLD), need to meet the requirements of the National Common Curricular Base (BNCC) and, therefore, incorporate the skills contained therein. Aware of this movement, this dissertation, which has the student council in Portuguese textbooks as its object of study, is characterized, methodologically, for being documentary research of a qualitative and interpretive nature. Its general objective is to investigate how the representation of the BNCC student council is contemplated in two textbooks, whose collections were approved by the 2020 edition of the PNLD. To achieve it, we specifically aim to (i) understand aspects that characterize the insertion of the term "free student council" in the BNCC and (ii) analyze how the two selected textbooks appropriate the BNCC guidelines in their activities. Our analysis is based on the dialogical conception of the language of the Bakhtinian circle, the studies of literacy from a sociocultural perspective and critical pedagogy. The results show that, although the free student council is in the BNCC, this is not enough for it to be incorporated into textbooks, including those approved in the PNLD/2020. Between the two books that we analyzed, in the book of the 7th year of the Geração Alpha Portuguese language, the work with the student council is developed through a project that takes a semester and, in its activities, practices of reading and listening are glimpsed, as well as textual production (written and oral) and linguistic/semiotic analysis that, in fact, favour the creation of the student council and enable students to play a leading role in school and beyond. The work with the student council proposed by the book of the 6th year of Apoema Português, in turn, focuses on the texts that make up this association (the statute, for example) to explore rules of normative grammar. Faced with this limitation, we decided to present, as a detachable product, a collection of materials from different semiosis that deal with the student council. We think that this collection can contribute to teachers interested in the re-signification of Portuguese language teaching with a view to the exercise of citizenship and, for that, they observe, in the student council, productive space for literacies.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASGrêmio estudantilBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Livro didáticoEnsino de Língua PortuguesaGrêmio estudantil em livros didáticos de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGremioestudantillivros_Zumba_2022.pdfapplication/pdf9580667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49068/1/Gremioestudantillivros_Zumba_2022.pdfe575ce45927df5267ae11c933ac25850MD51123456789/490682022-08-05 15:31:47.074oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-05T18:31:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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