ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA NORMA ISO 10015:2001 EM TREINAMENTOS ONLINE
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1220 |
Resumo: | A prática de realizar treinamentos dentro de uma empresa visa favorecer novas práticas de execução e gestão das atividades dos funcionários, sendo um dos principais instrumentos da administração dos recursos humanos. Entretanto, diante do avanço tecnológico atual, a oferta de treinamentos online se disseminou em diversas empresas, trazendo novos desafios aos gestores. Neste cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar se na aplicação de treinamentos online também são atendidos os requisitos da norma NBR ISO 10015:2001 Gestão da Qualidade - Diretrizes para Treinamento. De acordo com essa norma, editada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar continuamente a Gestão da Qualidade, entre outros resultados. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Para tanto, a partir de critérios de pesquisa, foram selecionados e analisados um total de dez obras já publicadas. Os dados indicam que é possível utilizar a norma NBR ISO 10015:2001 na aplicação de treinamentos online, pois seus parâmetros de treinamento foram atendidos em grande parte das obras analisadas. |
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Blog de Qualidade. Cornélio Procópio, 2010. REICHEL, Harduin. Planejamento Estratégico e o Treinamento e desenvolvimento de pessoas. IESDE BRASIL SA. Curitiba, 2008. REIS, Ana Laura Ferreira dos, et al. V SIMPÓSIO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Treinamento e Desenvolvimento Remoto: Principais Dificuldades e Como Solucioná-las. Universidade de São Paulo. Lorena, 2021. RIBEIRO, Cristiano. Gestão por processos e a integração estratégica. 1. Ed. Curitiba: Contentus, 2020. RICCOMINI, Fernanda Edileuzaet al. Treinamento online com ferramentas de design instrucional para melhorar o desempenho dos consultores de atendimento: um estudo aplicado à área médica. Braz. J. of Develop. Curitiba, v. 5, n. 8, ago. 2019. ROCHA et al. E-learningcomo estratégia de treinamento: percepção e avaliação das tecnologias de informação e comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Resende, 2007. RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, 2007. 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Curitiba: Contentus, 2020.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSTreinamento online - empresasNBR ISO 10015:2001Gestão da QualidadeANÁLISE DA APLICAÇÃO DA NORMA ISO 10015:2001 EM TREINAMENTOS ONLINEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCoelho, Willyanshttp://lattes.cnpq.br/3757183526784677Coelho, Willyans GarciaSantos, Edilene Félix dosMagalhães, José Tarcísio Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3757183526784677http://lattes.cnpq.br/1157024693020057http://lattes.cnpq.br/7907464080073423http://lattes.cnpq.br/7892423397987358Sales, Jéssica Maria da SilvaMarinho Neto, José Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3809942806926419http://lattes.cnpq.br/995385466883200Silva, Simone Maria daA prática de realizar treinamentos dentro de uma empresa visa favorecer novas práticas de execução e gestão das atividades dos funcionários, sendo um dos principais instrumentos da administração dos recursos humanos. 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