Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Nadia Pinheiro da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Polaro,Sandra Helena Isse, Vahl,Eloá Aparecida Caliari, Gonçalves,Lucia Hisako Takase
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601132
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar pertinência e efetividade da tecnologia cuidativo-educacional "contação de histórias" como estratégia no cultivo do envelhecimento ativo (EA) para usuários idosos de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da Amazônia. Método: Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em UBS de Belém, estado do Pará, com oito idosas para testagem da tecnologia. Aplicou-se questionário de avaliação do EA e WHOQOL - breve, avaliação de qualidade de vida. Após capacitação com vistas à educação permanente, idosas contaram histórias para uma plateia que se manifestou respondendo à pergunta: "O que você tirou dela para a sua vida?" Resultados: histórias populares contadas provocaram reações das quais emergiram as categorias: Solidariedade; Respeito ao outro; Imaginação, sonhos, esperança e Cultura do imaginário amazônida. Tal prática resultou positiva, com mudança na qualidade de vida das idosas, no domínio psicológico. Conclusão: "contação de histórias" revelou-se uma tecnologia inovadora, recurso pertinente e efetivo à educação em saúde, especialmente para o envelhecimento ativo.
id ABEN-1_4ea2e02500db4f8fb4a76833e06c3f93
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672016000601132
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativoTecnologia EducacionalEducação em SaúdeEnfermagem GeriátricaEnvelhecimento AtivoContação de HistóriaRESUMO Objetivo: avaliar pertinência e efetividade da tecnologia cuidativo-educacional "contação de histórias" como estratégia no cultivo do envelhecimento ativo (EA) para usuários idosos de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da Amazônia. Método: Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em UBS de Belém, estado do Pará, com oito idosas para testagem da tecnologia. Aplicou-se questionário de avaliação do EA e WHOQOL - breve, avaliação de qualidade de vida. Após capacitação com vistas à educação permanente, idosas contaram histórias para uma plateia que se manifestou respondendo à pergunta: "O que você tirou dela para a sua vida?" Resultados: histórias populares contadas provocaram reações das quais emergiram as categorias: Solidariedade; Respeito ao outro; Imaginação, sonhos, esperança e Cultura do imaginário amazônida. Tal prática resultou positiva, com mudança na qualidade de vida das idosas, no domínio psicológico. Conclusão: "contação de histórias" revelou-se uma tecnologia inovadora, recurso pertinente e efetivo à educação em saúde, especialmente para o envelhecimento ativo.Associação Brasileira de Enfermagem2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601132Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.6 2016reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167-2016-0390info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Nadia Pinheiro daPolaro,Sandra Helena IsseVahl,Eloá Aparecida CaliariGonçalves,Lucia Hisako Takasepor2016-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672016000601132Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2016-11-29T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
title Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
spellingShingle Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
Costa,Nadia Pinheiro da
Tecnologia Educacional
Educação em Saúde
Enfermagem Geriátrica
Envelhecimento Ativo
Contação de História
title_short Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
title_full Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
title_fullStr Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
title_full_unstemmed Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
title_sort Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo
author Costa,Nadia Pinheiro da
author_facet Costa,Nadia Pinheiro da
Polaro,Sandra Helena Isse
Vahl,Eloá Aparecida Caliari
Gonçalves,Lucia Hisako Takase
author_role author
author2 Polaro,Sandra Helena Isse
Vahl,Eloá Aparecida Caliari
Gonçalves,Lucia Hisako Takase
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Nadia Pinheiro da
Polaro,Sandra Helena Isse
Vahl,Eloá Aparecida Caliari
Gonçalves,Lucia Hisako Takase
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional
Educação em Saúde
Enfermagem Geriátrica
Envelhecimento Ativo
Contação de História
topic Tecnologia Educacional
Educação em Saúde
Enfermagem Geriátrica
Envelhecimento Ativo
Contação de História
description RESUMO Objetivo: avaliar pertinência e efetividade da tecnologia cuidativo-educacional "contação de histórias" como estratégia no cultivo do envelhecimento ativo (EA) para usuários idosos de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da Amazônia. Método: Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em UBS de Belém, estado do Pará, com oito idosas para testagem da tecnologia. Aplicou-se questionário de avaliação do EA e WHOQOL - breve, avaliação de qualidade de vida. Após capacitação com vistas à educação permanente, idosas contaram histórias para uma plateia que se manifestou respondendo à pergunta: "O que você tirou dela para a sua vida?" Resultados: histórias populares contadas provocaram reações das quais emergiram as categorias: Solidariedade; Respeito ao outro; Imaginação, sonhos, esperança e Cultura do imaginário amazônida. Tal prática resultou positiva, com mudança na qualidade de vida das idosas, no domínio psicológico. Conclusão: "contação de histórias" revelou-se uma tecnologia inovadora, recurso pertinente e efetivo à educação em saúde, especialmente para o envelhecimento ativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601132
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167-2016-0390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.6 2016
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303033333776384