A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sheila Almeida de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/127
Resumo: A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de 2016, no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A questão norteadora é: que lições as ocupações deixaram que podem contribuir para a concretização da gestão democrática? A pesquisa está inserida no contexto das discussões acerca dos limites e das possibilidades das experiências vivenciadas nas ocupações escolares, como espaços de aprendizagens para o exercício da gestão democrática, caracterizada como prática política e educativa que colabora na formação dos alunos como sujeitos críticos e reflexivos. Neste sentido, o objetivo consistiu em analisar as contribuições oferecidas pelas ocupações escolares dos estudantes, vivenciadas no segundo semestre de 2016, no Campus Vitória de Santo Antão do IFPE, a fim de elaborar uma proposta de gestão democrática escolar. O percurso teórico-metodológico partiu do Método Dialético, através de uma abordagem qualitativa. A coleta das informações foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, com base em Saviani (1999, 2011), Paro (2000, 2008), Steimbach (2018), dentre outros; da análise dos documentos nacionais e institucionais que regem a temática e da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes que participaram das ocupações. Para a análise das informações foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Esta revelou a prática da gestão democrática no espaço ocupado. Os alunos, conscientes de seus papéis e reconhecendo-se como sujeitos históricos, somaram forças com toda a comunidade escolar para enfrentarem a realidade adversa na busca pela qualidade social da educação, estendendo, consequentemente, o interesse para a participação nas lutas sociais. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional: uma Proposta de Gestão Democrática Escolar, constituída de diretrizes, princípios, formas de participação e dos principais benefícios que poderão advir de sua aplicação para a melhoria da relação entre os atores dentro da escola e com a comunidade externa na luta por uma sociedade mais democrática. A testagem e avaliação do produto educacional foram feitas com alunos da instituição analisada, já a sua validação será feita pela banca examinadora da dissertação.
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spelling 2020-05-18T23:56:25Z2020-05-18T23:56:25Z2019-08-28OLIVEIRA, Sheila Almeida de. A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2019.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/127A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de 2016, no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A questão norteadora é: que lições as ocupações deixaram que podem contribuir para a concretização da gestão democrática? A pesquisa está inserida no contexto das discussões acerca dos limites e das possibilidades das experiências vivenciadas nas ocupações escolares, como espaços de aprendizagens para o exercício da gestão democrática, caracterizada como prática política e educativa que colabora na formação dos alunos como sujeitos críticos e reflexivos. Neste sentido, o objetivo consistiu em analisar as contribuições oferecidas pelas ocupações escolares dos estudantes, vivenciadas no segundo semestre de 2016, no Campus Vitória de Santo Antão do IFPE, a fim de elaborar uma proposta de gestão democrática escolar. O percurso teórico-metodológico partiu do Método Dialético, através de uma abordagem qualitativa. A coleta das informações foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, com base em Saviani (1999, 2011), Paro (2000, 2008), Steimbach (2018), dentre outros; da análise dos documentos nacionais e institucionais que regem a temática e da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes que participaram das ocupações. Para a análise das informações foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Esta revelou a prática da gestão democrática no espaço ocupado. Os alunos, conscientes de seus papéis e reconhecendo-se como sujeitos históricos, somaram forças com toda a comunidade escolar para enfrentarem a realidade adversa na busca pela qualidade social da educação, estendendo, consequentemente, o interesse para a participação nas lutas sociais. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional: uma Proposta de Gestão Democrática Escolar, constituída de diretrizes, princípios, formas de participação e dos principais benefícios que poderão advir de sua aplicação para a melhoria da relação entre os atores dentro da escola e com a comunidade externa na luta por uma sociedade mais democrática. A testagem e avaliação do produto educacional foram feitas com alunos da instituição analisada, já a sua validação será feita pela banca examinadora da dissertação.The present research has the Democratic Management as the subject addressed, having as object of study its relation with the Student Movement; in particular, with the school occupations carried out in the second semester of 2016 at the Vitoria de Santo Antão Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco. The guiding question is: what lessons have the occupations left that can contribute to the achievement of democratic management? The research is inserted in the context of the discussions about the limits and possibilities of the experiences lived in school occupations, as learning spaces for the exercise of democratic management, characterized as a political and educational practice that collaborates in the formation of students as critical and reflective subjects. In this sense, the objective was to analyze the contributions offered by the students' school occupations, experienced in the second semester of 2016, at the Campus Vitória de Santo Antão of IFPE, in order to elaborate a proposal for democratic school management. The theoretical-methodological course started from the Dialectic Method, through a qualitative approach. The collection of information was done through the bibliographic research, based on Saviani (1999, 2011), Paro (2000, 2008), Steimbach (2018), among others; the analysis of the national and institutional documents that govern the subject and the carrying out of semi-structured interviews with the students who participated in the occupations. For the analysis of the information, the thematic content analysis technique was used. This revealed the practice of democratic management in occupied space. Students, aware of their roles and recognizing themselves as historical subjects, have joined forces with the entire school community to face the adverse reality in the search for the social quality of education, thus extending the interest for participation in social struggles. Based on the results found in the research, an Educational Product was developed: a Proposal for Democratic School Management, consisting of guidelines, principles, forms of participation and the main benefits that may arise from its application to improve the relationship between the actors within the school and with the external community in the struggle for a more democratic society. The testing and evaluation of the educational product were made with students of the institution analyzed, and their validation will be done by the examining board of the dissertation.120 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEBrasilOlindaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALAdministração EscolarEducação - Gestão DemocráticaMovimento EstudantilFormação integral e cidadãA gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDuarte Neto, José Henriquehttp://lattes.cnpq.br/4036514698710002Santos, Edlamar Oliveira dosLima, Damião dehttp://lattes.cnpq.br/5903937331034288http://lattes.cnpq.br/8788300833928470http://lattes.cnpq.br/6790446676041523Oliveira, Sheila Almeida demestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALA gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil.pdfA gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil.pdfDissertaçãoapplication/pdf3365577https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/127/1/A%20gest%c3%a3o%20democr%c3%a1tica%20escolar%20e%20a%20contribui%c3%a7%c3%a3o%20do%20movimento%20estudantil.pdf9b48be4c6b05a683d47016c7c0ef8e84MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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