Gestão democrática : uma visão de duas escolas do município de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerentine, Andrele Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139318
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste em investigação exploratória acerca da gestão de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Porto Alegre. O trabalho analisa a organização da gestão escolar, especialmente no que diz respeito ao seu desempenho democrático, tendo por base a legislação federal e municipal. Em seguida, avalia a situação da gestão depois do projeto "Escola Cidadã", implementado pela Administração Popular entre os anos de 1989 e 2004, levando em consideração que, depois desse período, nenhuma outra proposta político-educacional foi apresentada para as escolas municipais de Porto Alegre. Foram entrevistados diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores educacionais de ambas escolas pesquisadas. Como metodologia de pesquisa qualitativa, lancei mão de observações diretas, de entrevistas semi-estruturadas, levantamento bibliográfico e, em geral, de uma abordagem com inspiração etnográfica. Esta pesquisa se vale do aporte teórico dos seguintes autores: Carlos Roberto Jamil Cury (2007), Luís Armando Gandin (2002), Neusa Chaves Batista (2013), José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi (2012), Michael Apple (2006), Elizabeth M. de Albuquerque (2012), Naura Syria Carapeto Ferreira (2009), Márcia Angela da S. Aguiar (2011), Luciani Paz Comerlatto e Vera Maria Vidal Peroni (2014) e Marilena Chaui (2008). A pesquisa realizada permitiu concluir que para uma escola ser democrática seus gestores precisam ter consciência do que é democracia e para que isso ocorra, é desejável que todos os integrantes da equipe diretiva tenham formação específica para atuarem nos cargos. Além de notar que a ausência de um projeto político-pedagógico efetivo, tende a desestabilizar os processos que consolidam a Gestão Democrática nas escolas.
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