Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mateus Henrique de Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/710
Resumo: Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, já a NA as pesquisas são escassas, mas destacamos o trabalho de Guilherme Brockington que relaciona neurociência e ensino de Física. Este artigo teve como objetivo encontrar pontos de convergência e divergência entre essas duas teorias. A partir dessas relações desenvolvemos um material que contém orientações que visam auxiliar professores e professoras de Física do Ensino Médio na construção de aulas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Além do material com as orientações, essa pesquisa traz subsídios teóricos/práticos para professores na área de Ensino de Física, contribuindo com sua prática docente.
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spelling 2022-09-20T19:23:12Z2022-09-20T19:23:12Z2022-07-28LIMA, Mateus Henrique de Melo ; SOUTO, Thiago, Vinicius Sousa. Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física. 24 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/710Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, já a NA as pesquisas são escassas, mas destacamos o trabalho de Guilherme Brockington que relaciona neurociência e ensino de Física. Este artigo teve como objetivo encontrar pontos de convergência e divergência entre essas duas teorias. A partir dessas relações desenvolvemos um material que contém orientações que visam auxiliar professores e professoras de Física do Ensino Médio na construção de aulas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Além do material com as orientações, essa pesquisa traz subsídios teóricos/práticos para professores na área de Ensino de Física, contribuindo com sua prática docente.This article is a bibliographic study of a qualitative nature, on the Theory of Meaningful Learning (TML) and Neurolearning (NL). The TML has Marco Antonio Moreira as its main theoretician mentioned in this article, while the NL research is scarce, but we highlight the work of Guilherme Brockington that relates neuroscience and physics teaching. This article aimed to find points of convergence and divergence between these two theories. From these relationships, we developed a material that contains guidelines that aim to help high school physics teachers in the construction of classes that contribute to a meaningful learning. In addition to the material with the guidelines, this research brings theoretical/practical subsidies for teachers in the area of Physics Teaching, contributing to their teaching practice.24 p.ANTONOWISKI, Ricardo. Dificuldades encontradas para aprender e ensinar física moderna. Scientific Electronic Archives. Mato Grosso, MT. Vol. 10, n. 4, p. 1-8, Ago. 2017. BARBOSA, Jonas Fábio. Aprendizagem Significativa de Ausubel no Ensino de Física. Uniube. Minas Gerais, MG; 2021. Disponível em: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/bitstream /123456789/1774/1/11826884.pdf. Acesso em: 13, jun. 2022 BARTOSZECK, Amauri Betini. Neurociência na educação. docplayer, 2013. disponível em: https://docplayer.com.br/1245408-Neurociencia-na-educacao-a-b-bartoszeck.html. 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