OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jadilson
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189
Resumo: Em decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa  bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender.
id URI-5_337ec75ec2aac26da11f6e0aa8ff844e
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1189
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTESNeuroaprendizagemTecnologiasPráticas pedagógicasEm decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa  bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/118910.31512/encitec.v14i1.1189Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 152-1682237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189/747Copyright (c) 2024 Jadilson Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jadilson2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1189Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
title OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
spellingShingle OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
Souza, Jadilson
Neuroaprendizagem
Tecnologias
Práticas pedagógicas
title_short OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
title_full OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
title_fullStr OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
title_full_unstemmed OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
title_sort OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
author Souza, Jadilson
author_facet Souza, Jadilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jadilson
dc.subject.por.fl_str_mv Neuroaprendizagem
Tecnologias
Práticas pedagógicas
topic Neuroaprendizagem
Tecnologias
Práticas pedagógicas
description Em decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa  bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189
10.31512/encitec.v14i1.1189
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189/747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Jadilson Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Jadilson Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 152-168
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333234601984