LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Thays Anyelle Macedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Medeiros, Rosie Marie do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dialektiké
Texto Completo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2839
Resumo: Nesta pesquisa, convidamos a uma reflexão fenomenológica sobre corpo e sensação em Merleau-Ponty. Como possibilidade de leitura, escolhemos  a obra  “Lecuona” da Companhia de Dança Grupo Corpo. Pretende-se aproximar tal obra do discurso filosófico, principalmente dando movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especial sua tese do sensível e os conhecimentos do corpo, posto que aberturas no conhecimento de modo geral, e na Filosofia moderna especificamente, permitiram, no cenário epistemológico contemporâneo, pensar-se o corpo fenomenal, atravessado por emoções, portanto estesiológico, que permite operações e expressão. Diante disso, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas neste pesquisa pretendem levar-nos ao espanto, ao qual muitos desafios se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível. 
id IFRN-2_412fd927ba000e216ce33adf271797a1
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2839
network_acronym_str IFRN-2
network_name_str Dialektiké
repository_id_str
spelling LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTYcorpo. sensação. merleau-ponty. estesiologia. fenomenologiaNesta pesquisa, convidamos a uma reflexão fenomenológica sobre corpo e sensação em Merleau-Ponty. Como possibilidade de leitura, escolhemos  a obra  “Lecuona” da Companhia de Dança Grupo Corpo. Pretende-se aproximar tal obra do discurso filosófico, principalmente dando movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especial sua tese do sensível e os conhecimentos do corpo, posto que aberturas no conhecimento de modo geral, e na Filosofia moderna especificamente, permitiram, no cenário epistemológico contemporâneo, pensar-se o corpo fenomenal, atravessado por emoções, portanto estesiológico, que permite operações e expressão. Diante disso, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas neste pesquisa pretendem levar-nos ao espanto, ao qual muitos desafios se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível. Instituto Federal do Rio Grande do Norte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/283910.15628/dialektike.2015.2839Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 50-642359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2839/1079Copyright (c) 2015 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Thays Anyelle MacedoMedeiros, Rosie Marie do Nascimento2018-01-30T20:50:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2839Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:03Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
title LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
spellingShingle LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
da Silva, Thays Anyelle Macedo
corpo. sensação. merleau-ponty. estesiologia. fenomenologia
title_short LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
title_full LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
title_fullStr LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
title_full_unstemmed LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
title_sort LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
author da Silva, Thays Anyelle Macedo
author_facet da Silva, Thays Anyelle Macedo
Medeiros, Rosie Marie do Nascimento
author_role author
author2 Medeiros, Rosie Marie do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Thays Anyelle Macedo
Medeiros, Rosie Marie do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv corpo. sensação. merleau-ponty. estesiologia. fenomenologia
topic corpo. sensação. merleau-ponty. estesiologia. fenomenologia
description Nesta pesquisa, convidamos a uma reflexão fenomenológica sobre corpo e sensação em Merleau-Ponty. Como possibilidade de leitura, escolhemos  a obra  “Lecuona” da Companhia de Dança Grupo Corpo. Pretende-se aproximar tal obra do discurso filosófico, principalmente dando movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especial sua tese do sensível e os conhecimentos do corpo, posto que aberturas no conhecimento de modo geral, e na Filosofia moderna especificamente, permitiram, no cenário epistemológico contemporâneo, pensar-se o corpo fenomenal, atravessado por emoções, portanto estesiológico, que permite operações e expressão. Diante disso, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas neste pesquisa pretendem levar-nos ao espanto, ao qual muitos desafios se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2839
10.15628/dialektike.2015.2839
url https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2839
identifier_str_mv 10.15628/dialektike.2015.2839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2839/1079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 50-64
2359-1323
reponame:Dialektiké
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Dialektiké
collection Dialektiké
repository.name.fl_str_mv Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br
_version_ 1798951667841892352