O enigma do corpo e o delírio da visão em Merleau-Ponty
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Princípios (Natal. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/26591 |
Resumo: | The article investigates the notion of corporeity presented by Merleau-Ponty in Eye and Mind. In the critique of the philosophical models constituted by the reflexive philosophies and its way of understanding the body, Merleau-Ponty highlights, throughout Eye and Mind, the corporal reflexivity from the notion of aesthesiological and its philosophical consequences. In the context of his new ontology, he emphasizes the enigma of the body and the delirium of vision, based on the duplicity of feeling. Approaching the painter's art and gesture, the philosopher understands the body in the sensitive and sentient chiasm and vision as an interrogation of the sensible things in the world. |
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O enigma do corpo e o delírio da visão em Merleau-PontyMerleau-PontyCorpoVisãoEstesiologiaThe article investigates the notion of corporeity presented by Merleau-Ponty in Eye and Mind. In the critique of the philosophical models constituted by the reflexive philosophies and its way of understanding the body, Merleau-Ponty highlights, throughout Eye and Mind, the corporal reflexivity from the notion of aesthesiological and its philosophical consequences. In the context of his new ontology, he emphasizes the enigma of the body and the delirium of vision, based on the duplicity of feeling. Approaching the painter's art and gesture, the philosopher understands the body in the sensitive and sentient chiasm and vision as an interrogation of the sensible things in the world.O artigo investiga a noção de corporeidade apresentada por Merleau-Ponty em O olho e o espírito. Na crítica aos modelos filosóficos constituídos pela filosofia reflexivas e seu modo de compreensão do corpo, Merleau-Ponty evidencia, ao longo de O olho e o espírito, a reflexividade corporal a partir da noção de estesiologia e suas consequências filosóficas. Enfatiza, no contexto de sua nova ontologia, o enigma do corpo e o delírio da visão, a partir da duplicidade do sentir. Aproximando-se da arte e do gesto do pintor, o filósofo compreende o corpo no quiasma sensível e senciente e a visão como interrogação das coisas sensíveis do mundo. EDUFRN2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/2659110.21680/1983-2109.2022v29n60ID26591Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 29 n. 60 (2022): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 323-3381983-21090104-869410.21680/1983-2109.2022v29n60reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/26591/16265Copyright (c) 2022 João Carlos Neves de Souza e Nunes Diashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, João Carlos Neves de Souza e Nunes2022-12-01T12:18:09Zoai:periodicos.ufrn.br:article/26591Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2022-12-01T12:18:09Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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