CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dialektiké |
Texto Completo: | https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022 |
Resumo: | No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana. |
id |
IFRN-2_9186c80661d5d54c808be023721b87df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3022 |
network_acronym_str |
IFRN-2 |
network_name_str |
Dialektiké |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCHCinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch.No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana. Instituto Federal do Rio Grande do Norte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/302210.15628/dialektike.2015.3022Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 65-792359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022/1080Copyright (c) 2015 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantini, Wilne de SouzaPorto, Maria Veralucia Pessoa2018-01-30T20:50:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3022Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:03Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
title |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
spellingShingle |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH Fantini, Wilne de Souza Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch. |
title_short |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
title_full |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
title_fullStr |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
title_full_unstemmed |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
title_sort |
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH |
author |
Fantini, Wilne de Souza |
author_facet |
Fantini, Wilne de Souza Porto, Maria Veralucia Pessoa |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Maria Veralucia Pessoa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantini, Wilne de Souza Porto, Maria Veralucia Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch. |
topic |
Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch. |
description |
No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022 10.15628/dialektike.2015.3022 |
url |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022 |
identifier_str_mv |
10.15628/dialektike.2015.3022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022/1080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dialektiké info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dialektiké |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 65-79 2359-1323 reponame:Dialektiké instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Dialektiké |
collection |
Dialektiké |
repository.name.fl_str_mv |
Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951667851329536 |