CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantini, Wilne de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Porto, Maria Veralucia Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dialektiké
Texto Completo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022
Resumo: No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana. 
id IFRN-2_9186c80661d5d54c808be023721b87df
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3022
network_acronym_str IFRN-2
network_name_str Dialektiké
repository_id_str
spelling CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCHCinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch.No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana. Instituto Federal do Rio Grande do Norte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/302210.15628/dialektike.2015.3022Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 65-792359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022/1080Copyright (c) 2015 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantini, Wilne de SouzaPorto, Maria Veralucia Pessoa2018-01-30T20:50:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3022Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:03Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
title CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
spellingShingle CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
Fantini, Wilne de Souza
Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch.
title_short CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
title_full CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
title_fullStr CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
title_full_unstemmed CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
title_sort CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
author Fantini, Wilne de Souza
author_facet Fantini, Wilne de Souza
Porto, Maria Veralucia Pessoa
author_role author
author2 Porto, Maria Veralucia Pessoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantini, Wilne de Souza
Porto, Maria Veralucia Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch.
topic Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch.
description No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022
10.15628/dialektike.2015.3022
url https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022
identifier_str_mv 10.15628/dialektike.2015.3022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3022/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 65-79
2359-1323
reponame:Dialektiké
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Dialektiké
collection Dialektiké
repository.name.fl_str_mv Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br
_version_ 1798951667851329536