CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozelame, Diego Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3632
Resumo: O objetivo dessa investigação foi o de estudar as concepções de professores da Rede Estadual da Educação do Estado do Paraná, sobre a utilização de tecnologias educacionais no ensino de Ciências da Natureza. As discussões foram realizadas com base no Programa Paraná Digital e no material disponível no Portal “Dia a Dia Educação”, concebido pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). A coleta dos dados foi baseada em questões dissertativas e as narrativas dos sujeitos foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. A investigação identificou que os professores não utilizam os computadores. Embora o Portal “Dia a Dia Educação” se mantenha atualizado, especialmente com material de Ciências da Natureza, a investigação apontou a falta de manutenção dos computadores por parte das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTE), o que compromete o uso desse material pelos professores na Escola.
id IFRN-3_05cc94c58bd6995f92c097c9bd8f9285
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3632
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZAPolítica públicaTecnologia da educaçãoEnsino de Ciências.O objetivo dessa investigação foi o de estudar as concepções de professores da Rede Estadual da Educação do Estado do Paraná, sobre a utilização de tecnologias educacionais no ensino de Ciências da Natureza. As discussões foram realizadas com base no Programa Paraná Digital e no material disponível no Portal “Dia a Dia Educação”, concebido pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). A coleta dos dados foi baseada em questões dissertativas e as narrativas dos sujeitos foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. A investigação identificou que os professores não utilizam os computadores. Embora o Portal “Dia a Dia Educação” se mantenha atualizado, especialmente com material de Ciências da Natureza, a investigação apontou a falta de manutenção dos computadores por parte das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTE), o que compromete o uso desse material pelos professores na Escola.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/363210.15628/holos.2016.3632HOLOS; v. 2 (2016); 389-4011807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3632/1456Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOzelame, Diego Machado2022-05-01T20:22:17Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3632Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:17Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
title CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
spellingShingle CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ozelame, Diego Machado
Política pública
Tecnologia da educação
Ensino de Ciências.
title_short CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_fullStr CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_sort CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
author Ozelame, Diego Machado
author_facet Ozelame, Diego Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozelame, Diego Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Tecnologia da educação
Ensino de Ciências.
topic Política pública
Tecnologia da educação
Ensino de Ciências.
description O objetivo dessa investigação foi o de estudar as concepções de professores da Rede Estadual da Educação do Estado do Paraná, sobre a utilização de tecnologias educacionais no ensino de Ciências da Natureza. As discussões foram realizadas com base no Programa Paraná Digital e no material disponível no Portal “Dia a Dia Educação”, concebido pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). A coleta dos dados foi baseada em questões dissertativas e as narrativas dos sujeitos foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. A investigação identificou que os professores não utilizam os computadores. Embora o Portal “Dia a Dia Educação” se mantenha atualizado, especialmente com material de Ciências da Natureza, a investigação apontou a falta de manutenção dos computadores por parte das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTE), o que compromete o uso desse material pelos professores na Escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3632
10.15628/holos.2016.3632
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3632
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.3632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3632/1456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2016); 389-401
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621543067648