O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Stephanie Johansen Longo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gordia, Vinícius Pinheiro, Motta, Marcelo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804
Resumo: Neste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar.
id UTFPR-13_f46e35f8c950da26da7ec1db8b23b17b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10804
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamentalCiências Exatas e da TerraEstudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano EscolarNeste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Basso, Stephanie Johansen LongoGordia, Vinícius PinheiroMotta, Marcelo Souza2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1080410.3895/actio.v1n1.10804ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804/6984Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:49Zoai:periodicos.utfpr:article/10804Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:49Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
title O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
Basso, Stephanie Johansen Longo
Ciências Exatas e da Terra
Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar
title_short O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
title_full O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
title_sort O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
author Basso, Stephanie Johansen Longo
author_facet Basso, Stephanie Johansen Longo
Gordia, Vinícius Pinheiro
Motta, Marcelo Souza
author_role author
author2 Gordia, Vinícius Pinheiro
Motta, Marcelo Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Stephanie Johansen Longo
Gordia, Vinícius Pinheiro
Motta, Marcelo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar
topic Ciências Exatas e da Terra
Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar
description Neste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804
10.3895/actio.v1n1.10804
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804/6984
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984279781376