O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar. |
id |
UTFPR-13_f46e35f8c950da26da7ec1db8b23b17b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10804 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamentalCiências Exatas e da TerraEstudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano EscolarNeste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Basso, Stephanie Johansen LongoGordia, Vinícius PinheiroMotta, Marcelo Souza2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1080410.3895/actio.v1n1.10804ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804/6984Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:49Zoai:periodicos.utfpr:article/10804Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:49Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
title |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental Basso, Stephanie Johansen Longo Ciências Exatas e da Terra Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar |
title_short |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental |
author |
Basso, Stephanie Johansen Longo |
author_facet |
Basso, Stephanie Johansen Longo Gordia, Vinícius Pinheiro Motta, Marcelo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Gordia, Vinícius Pinheiro Motta, Marcelo Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Stephanie Johansen Longo Gordia, Vinícius Pinheiro Motta, Marcelo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar |
description |
Neste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804 10.3895/actio.v1n1.10804 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10804/6984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984279781376 |