DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Valdeci
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867
Resumo: Compreender os usos que jovens professores fazem das tecnologias digitais em sala de aula é um dos desafios deste texto. Para isso, o artigo discute três perfis: iniciantes, moderados e vanguardistas.  A partir dos resultados, que são um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educação, apresentamos aqui os desafios e as estratégias do uso das TICs por jovens professores. A pesquisa qualitativa (MINAYO, 2014) com abordagem etnográfica virtual (MATTOS, 2011; SALES, 2012), fez uso da técnica Snowball (GOODMAN, 1961; DEWES, 2013). O estudo problematiza as narrativas de doze jovens docentes à luz de temas como ubiquidade (SANTAELLA, 2016; 2013; 2004; BURBULES, 2014), desafios da docência na era digital (CASTEELS, 2015; KERCKHOVE, 2016), e integração das TICs na prática pedagógica (BONILLA E PRETTO, 2015). O estudo conclui que os jovens professores tendem a usar com mais intensidade as tecnologias em situação de aula, mas isso não está relacionado apenas ao fato deles serem usuários imersos de artefatos tecnológicos na sua vida pessoal. O fator principal que impulsiona esses docentes a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, especificamente no caso estudado, está relacionado à aproximação que eles tiveram com as TICs na licenciatura e o aprofundamento dessa temática via cursos extracurriculares ou pós-graduação.  
id IFRN-3_0760ed4c76b5f07b01c58a5d88ae1aaa
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4867
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORESAprendizagem UbíquaDocênciaCiberespaçoAplicativos Digitais.Compreender os usos que jovens professores fazem das tecnologias digitais em sala de aula é um dos desafios deste texto. Para isso, o artigo discute três perfis: iniciantes, moderados e vanguardistas.  A partir dos resultados, que são um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educação, apresentamos aqui os desafios e as estratégias do uso das TICs por jovens professores. A pesquisa qualitativa (MINAYO, 2014) com abordagem etnográfica virtual (MATTOS, 2011; SALES, 2012), fez uso da técnica Snowball (GOODMAN, 1961; DEWES, 2013). O estudo problematiza as narrativas de doze jovens docentes à luz de temas como ubiquidade (SANTAELLA, 2016; 2013; 2004; BURBULES, 2014), desafios da docência na era digital (CASTEELS, 2015; KERCKHOVE, 2016), e integração das TICs na prática pedagógica (BONILLA E PRETTO, 2015). O estudo conclui que os jovens professores tendem a usar com mais intensidade as tecnologias em situação de aula, mas isso não está relacionado apenas ao fato deles serem usuários imersos de artefatos tecnológicos na sua vida pessoal. O fator principal que impulsiona esses docentes a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, especificamente no caso estudado, está relacionado à aproximação que eles tiveram com as TICs na licenciatura e o aprofundamento dessa temática via cursos extracurriculares ou pós-graduação.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/486710.15628/holos.2018.4867HOLOS; v. 1 (2018); 297-3161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, ValdeciMendes, Geovana Mendonça Lunardi2022-05-01T19:32:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4867Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:32:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
title DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
spellingShingle DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
Reis, Valdeci
Aprendizagem Ubíqua
Docência
Ciberespaço
Aplicativos Digitais.
title_short DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
title_full DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
title_fullStr DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
title_full_unstemmed DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
title_sort DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES
author Reis, Valdeci
author_facet Reis, Valdeci
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
author_role author
author2 Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Valdeci
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Ubíqua
Docência
Ciberespaço
Aplicativos Digitais.
topic Aprendizagem Ubíqua
Docência
Ciberespaço
Aplicativos Digitais.
description Compreender os usos que jovens professores fazem das tecnologias digitais em sala de aula é um dos desafios deste texto. Para isso, o artigo discute três perfis: iniciantes, moderados e vanguardistas.  A partir dos resultados, que são um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educação, apresentamos aqui os desafios e as estratégias do uso das TICs por jovens professores. A pesquisa qualitativa (MINAYO, 2014) com abordagem etnográfica virtual (MATTOS, 2011; SALES, 2012), fez uso da técnica Snowball (GOODMAN, 1961; DEWES, 2013). O estudo problematiza as narrativas de doze jovens docentes à luz de temas como ubiquidade (SANTAELLA, 2016; 2013; 2004; BURBULES, 2014), desafios da docência na era digital (CASTEELS, 2015; KERCKHOVE, 2016), e integração das TICs na prática pedagógica (BONILLA E PRETTO, 2015). O estudo conclui que os jovens professores tendem a usar com mais intensidade as tecnologias em situação de aula, mas isso não está relacionado apenas ao fato deles serem usuários imersos de artefatos tecnológicos na sua vida pessoal. O fator principal que impulsiona esses docentes a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, especificamente no caso estudado, está relacionado à aproximação que eles tiveram com as TICs na licenciatura e o aprofundamento dessa temática via cursos extracurriculares ou pós-graduação.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867
10.15628/holos.2018.4867
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.4867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2018); 297-316
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622751027200