UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Taís Arthur
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Heytor Lemos, Millan, Rodrigo Ney, Marangoni, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986
Resumo: A sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática.
id IFRN-3_0891b904bdd3bbcf24711361c90a1b22
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9986
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOSAudiovisualPrática pedagógicaQuímicaTIC’s.A sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/998610.15628/holos.2020.9986HOLOS; v. 6 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Taís ArthurMartins, Heytor LemosMillan, Rodrigo NeyMarangoni, Antônio Carlos2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9986Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
title UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
Corrêa, Taís Arthur
Audiovisual
Prática pedagógica
Química
TIC’s.
title_short UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
title_full UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
title_sort UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
author Corrêa, Taís Arthur
author_facet Corrêa, Taís Arthur
Martins, Heytor Lemos
Millan, Rodrigo Ney
Marangoni, Antônio Carlos
author_role author
author2 Martins, Heytor Lemos
Millan, Rodrigo Ney
Marangoni, Antônio Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Taís Arthur
Martins, Heytor Lemos
Millan, Rodrigo Ney
Marangoni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Prática pedagógica
Química
TIC’s.
topic Audiovisual
Prática pedagógica
Química
TIC’s.
description A sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986
10.15628/holos.2020.9986
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625562259456