UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986 |
Resumo: | A sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática. |
id |
IFRN-3_0891b904bdd3bbcf24711361c90a1b22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/9986 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOSAudiovisualPrática pedagógicaQuímicaTIC’s.A sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/998610.15628/holos.2020.9986HOLOS; v. 6 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Taís ArthurMartins, Heytor LemosMillan, Rodrigo NeyMarangoni, Antônio Carlos2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9986Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
title |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS Corrêa, Taís Arthur Audiovisual Prática pedagógica Química TIC’s. |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS |
author |
Corrêa, Taís Arthur |
author_facet |
Corrêa, Taís Arthur Martins, Heytor Lemos Millan, Rodrigo Ney Marangoni, Antônio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Heytor Lemos Millan, Rodrigo Ney Marangoni, Antônio Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Taís Arthur Martins, Heytor Lemos Millan, Rodrigo Ney Marangoni, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual Prática pedagógica Química TIC’s. |
topic |
Audiovisual Prática pedagógica Química TIC’s. |
description |
A sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986 10.15628/holos.2020.9986 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.9986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2020); 1-12 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625562259456 |