A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Kelly Marion Silva de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_87b0df22f7ce27972e68b34cb5c48791
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/728
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da MatemáticaFerramenta didáticaPráticas PedagógicasLEMTIC’sLúdicoTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente estudo teve por objetivo propor a utilização de ferramentas didáticas como o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Tecnologias da informação e Comunicação –TIC’s, do lúdico e da contextualização de maneira a inovar as práticas pedagógicas no ensino da matemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, tendo como natureza qualitativa e justifica-se na problemática: que ferramenta didática utilizar para inovar o ensino da matemática, para que o mesmo se torne eficiente e significativo. Alguns métodos de ensino vêm se consolidando e inovando as práticas educacionais, ambos têm atingido resultados satisfatórios para uma educação inovadora. Ao concluir o trabalho percebemos que cabe ao professor decidir que método usar para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes, os recursos explanados neste artigo, são ferramentas indispensáveis para o êxito no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, pois permite que os saberes ensinados tenham sentido e novos significados para os alunos, na medida em que são utilizados em outros contextos fora dos muros escolares.This study aimed to propose the use of didactic tools such as the Teaching Laboratory of Mathematics - LEM, Information and Communication Technologies - ICT, the playful and the contextualization in order to innovate the pedagogical practices in mathematics teaching. This research was conducted through a bibliographic survey, having as a qualitative nature and is justified on the issue: what didactic tool to use to innovate the teaching of mathematics, so that it becomes efficient and meaningful. Some teaching methods have been consolidating and innovating educational practices, both have achieved satisfactory results for an innovative education. At the conclusion of the work we realize that it is up to the teacher to decide which method to use to make his classes more attractive and interesting. meaning and new meanings for the students, as they are used in other contexts outside the school walls.Campus CacoalEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaPereira, Maily MarquesCamargo, Kelly Marion Silva de 2024-02-08T20:44:48Z2024-02-08T20:44:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T20:04:16Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T20:04:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
title A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
spellingShingle A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
Camargo, Kelly Marion Silva de
Ferramenta didática
Práticas Pedagógicas
LEM
TIC’s
Lúdico
title_short A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
title_full A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
title_fullStr A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
title_full_unstemmed A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
title_sort A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
author Camargo, Kelly Marion Silva de
author_facet Camargo, Kelly Marion Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maily Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Kelly Marion Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta didática
Práticas Pedagógicas
LEM
TIC’s
Lúdico
topic Ferramenta didática
Práticas Pedagógicas
LEM
TIC’s
Lúdico
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-02-08T20:44:48Z
2024-02-08T20:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585114931200