A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. |
id |
IFRO-1_87b0df22f7ce27972e68b34cb5c48791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/728 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da MatemáticaFerramenta didáticaPráticas PedagógicasLEMTIC’sLúdicoTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente estudo teve por objetivo propor a utilização de ferramentas didáticas como o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Tecnologias da informação e Comunicação –TIC’s, do lúdico e da contextualização de maneira a inovar as práticas pedagógicas no ensino da matemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, tendo como natureza qualitativa e justifica-se na problemática: que ferramenta didática utilizar para inovar o ensino da matemática, para que o mesmo se torne eficiente e significativo. Alguns métodos de ensino vêm se consolidando e inovando as práticas educacionais, ambos têm atingido resultados satisfatórios para uma educação inovadora. Ao concluir o trabalho percebemos que cabe ao professor decidir que método usar para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes, os recursos explanados neste artigo, são ferramentas indispensáveis para o êxito no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, pois permite que os saberes ensinados tenham sentido e novos significados para os alunos, na medida em que são utilizados em outros contextos fora dos muros escolares.This study aimed to propose the use of didactic tools such as the Teaching Laboratory of Mathematics - LEM, Information and Communication Technologies - ICT, the playful and the contextualization in order to innovate the pedagogical practices in mathematics teaching. This research was conducted through a bibliographic survey, having as a qualitative nature and is justified on the issue: what didactic tool to use to innovate the teaching of mathematics, so that it becomes efficient and meaningful. Some teaching methods have been consolidating and innovating educational practices, both have achieved satisfactory results for an innovative education. At the conclusion of the work we realize that it is up to the teacher to decide which method to use to make his classes more attractive and interesting. meaning and new meanings for the students, as they are used in other contexts outside the school walls.Campus CacoalEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaPereira, Maily MarquesCamargo, Kelly Marion Silva de 2024-02-08T20:44:48Z2024-02-08T20:44:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T20:04:16Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T20:04:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
title |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
spellingShingle |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática Camargo, Kelly Marion Silva de Ferramenta didática Práticas Pedagógicas LEM TIC’s Lúdico |
title_short |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
title_full |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
title_fullStr |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
title_sort |
A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática |
author |
Camargo, Kelly Marion Silva de |
author_facet |
Camargo, Kelly Marion Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maily Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Kelly Marion Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramenta didática Práticas Pedagógicas LEM TIC’s Lúdico |
topic |
Ferramenta didática Práticas Pedagógicas LEM TIC’s Lúdico |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2024-02-08T20:44:48Z 2024-02-08T20:44:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585114931200 |