PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Crislane Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705
Resumo: Este trabalho está ligado ao projeto “História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)”. Dedica-se à investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos. Dessa forma, dedica-se a pesquisar as relações entre o poder instituído e aquilo que efetivamente foi experimentado pelas instituições de ensino e seus sujeitos. A pesquisa sobre as práticas não é simples, requer o trabalho com amplo e diversificado acervo documental. Assim, foram levantadas diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos ao cotidiano de escolas públicas norte-rio-grandenses. Este artigo toma por base um recorte deste projeto de pesquisa, tratando, dessa forma, das práticas escolares presentes no cotidiano dos grupos, com atenção especificamente a: passeios extraclasse, uso de materiais pedagógicos diversificados, orientações de Higiene, exercícios físicos, e, festas escolares.
id IFRN-3_0a59899e24e1f26604c2fe02dc826e1d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4705
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANOEste trabalho está ligado ao projeto “História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)”. Dedica-se à investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos. Dessa forma, dedica-se a pesquisar as relações entre o poder instituído e aquilo que efetivamente foi experimentado pelas instituições de ensino e seus sujeitos. A pesquisa sobre as práticas não é simples, requer o trabalho com amplo e diversificado acervo documental. Assim, foram levantadas diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos ao cotidiano de escolas públicas norte-rio-grandenses. Este artigo toma por base um recorte deste projeto de pesquisa, tratando, dessa forma, das práticas escolares presentes no cotidiano dos grupos, com atenção especificamente a: passeios extraclasse, uso de materiais pedagógicos diversificados, orientações de Higiene, exercícios físicos, e, festas escolares.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/470510.15628/holos.2016.4705HOLOS; v. 5 (2016); 127-1391807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705/1557Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa2022-05-01T20:20:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4705Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
title PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
spellingShingle PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
Azevedo, Crislane Barbosa
title_short PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
title_full PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
title_fullStr PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
title_full_unstemmed PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
title_sort PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
author Azevedo, Crislane Barbosa
author_facet Azevedo, Crislane Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa
description Este trabalho está ligado ao projeto “História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)”. Dedica-se à investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos. Dessa forma, dedica-se a pesquisar as relações entre o poder instituído e aquilo que efetivamente foi experimentado pelas instituições de ensino e seus sujeitos. A pesquisa sobre as práticas não é simples, requer o trabalho com amplo e diversificado acervo documental. Assim, foram levantadas diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos ao cotidiano de escolas públicas norte-rio-grandenses. Este artigo toma por base um recorte deste projeto de pesquisa, tratando, dessa forma, das práticas escolares presentes no cotidiano dos grupos, com atenção especificamente a: passeios extraclasse, uso de materiais pedagógicos diversificados, orientações de Higiene, exercícios físicos, e, festas escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705
10.15628/holos.2016.4705
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705/1557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2016); 127-139
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622421774336