PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705 |
Resumo: | Este trabalho está ligado ao projeto “História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)”. Dedica-se à investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos. Dessa forma, dedica-se a pesquisar as relações entre o poder instituído e aquilo que efetivamente foi experimentado pelas instituições de ensino e seus sujeitos. A pesquisa sobre as práticas não é simples, requer o trabalho com amplo e diversificado acervo documental. Assim, foram levantadas diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos ao cotidiano de escolas públicas norte-rio-grandenses. Este artigo toma por base um recorte deste projeto de pesquisa, tratando, dessa forma, das práticas escolares presentes no cotidiano dos grupos, com atenção especificamente a: passeios extraclasse, uso de materiais pedagógicos diversificados, orientações de Higiene, exercícios físicos, e, festas escolares. |
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PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANOEste trabalho está ligado ao projeto “História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)”. Dedica-se à investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos. Dessa forma, dedica-se a pesquisar as relações entre o poder instituído e aquilo que efetivamente foi experimentado pelas instituições de ensino e seus sujeitos. A pesquisa sobre as práticas não é simples, requer o trabalho com amplo e diversificado acervo documental. Assim, foram levantadas diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos ao cotidiano de escolas públicas norte-rio-grandenses. Este artigo toma por base um recorte deste projeto de pesquisa, tratando, dessa forma, das práticas escolares presentes no cotidiano dos grupos, com atenção especificamente a: passeios extraclasse, uso de materiais pedagógicos diversificados, orientações de Higiene, exercícios físicos, e, festas escolares.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/470510.15628/holos.2016.4705HOLOS; v. 5 (2016); 127-1391807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4705/1557Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa2022-05-01T20:20:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4705Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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