HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rosilene Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8464
Resumo: Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado com enfoque nas narrativas de experiências formadoras na voz de um poeta popular do Programa Brasil Alfabetizado – Baraúna/RN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem como objetivo compreender como os saberes alicerçados nas experiências do cotidiano do referido poeta contribuíram para o seu constituir-se alfabetizador e formador de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. As inspirações teóricas de embasamento foram os estudos de Freire (1980, 1981, 1987, 1996 e 2007), Josso (2010), Halbwachs (2006), Martins (2000), Brandão (1981) e Tardif (2010). Como resultados o estudo aponta algumas percepções. A primeira delas diz respeito aos fecundos processos formativos do seu narrador personagem, tecidos nos fios da memória que enredam a sua trajetória de vida. Destacam-se os saberes construídos com o pai, as lutas sindicais, a experiência de tornar-se poeta e a docência no PBA, que resultaram em transformações existenciais e cognitivas. As experiências narradas revelam também o seu empoderamento a partir do seu aprender, nas relações estabelecidas na labuta do cotidiano. Conhecimentos que o impulsionaram ao espaço da sala de aula como alfabetizador e formador de professores do PBA. As histórias de vida, além do seu significado investigativo, representam um instrumento de formação para o sujeito que se narra e para os outros. As narrativas servem como material de compreensão dos processos de conhecimento, da formação e aprendizagem.
id IFRN-3_0b6e51ef602f3dc3f923295df49a8fbd
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8464
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RNExperiências formadorasNarrativas (Auto)biográficasPrograma Brasil AlfabetizadoEste artigo origina-se de um trabalho de mestrado com enfoque nas narrativas de experiências formadoras na voz de um poeta popular do Programa Brasil Alfabetizado – Baraúna/RN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem como objetivo compreender como os saberes alicerçados nas experiências do cotidiano do referido poeta contribuíram para o seu constituir-se alfabetizador e formador de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. As inspirações teóricas de embasamento foram os estudos de Freire (1980, 1981, 1987, 1996 e 2007), Josso (2010), Halbwachs (2006), Martins (2000), Brandão (1981) e Tardif (2010). Como resultados o estudo aponta algumas percepções. A primeira delas diz respeito aos fecundos processos formativos do seu narrador personagem, tecidos nos fios da memória que enredam a sua trajetória de vida. Destacam-se os saberes construídos com o pai, as lutas sindicais, a experiência de tornar-se poeta e a docência no PBA, que resultaram em transformações existenciais e cognitivas. As experiências narradas revelam também o seu empoderamento a partir do seu aprender, nas relações estabelecidas na labuta do cotidiano. Conhecimentos que o impulsionaram ao espaço da sala de aula como alfabetizador e formador de professores do PBA. As histórias de vida, além do seu significado investigativo, representam um instrumento de formação para o sujeito que se narra e para os outros. As narrativas servem como material de compreensão dos processos de conhecimento, da formação e aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/846410.15628/holos.2020.8464HOLOS; v. 7 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8464/3607Copyright (c) 2020 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rosilene Costa2023-03-20T13:01:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8464Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-20T13:01:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
title HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
spellingShingle HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
Ramos, Rosilene Costa
Experiências formadoras
Narrativas (Auto)biográficas
Programa Brasil Alfabetizado
title_short HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
title_full HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
title_fullStr HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
title_full_unstemmed HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
title_sort HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
author Ramos, Rosilene Costa
author_facet Ramos, Rosilene Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rosilene Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências formadoras
Narrativas (Auto)biográficas
Programa Brasil Alfabetizado
topic Experiências formadoras
Narrativas (Auto)biográficas
Programa Brasil Alfabetizado
description Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado com enfoque nas narrativas de experiências formadoras na voz de um poeta popular do Programa Brasil Alfabetizado – Baraúna/RN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem como objetivo compreender como os saberes alicerçados nas experiências do cotidiano do referido poeta contribuíram para o seu constituir-se alfabetizador e formador de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. As inspirações teóricas de embasamento foram os estudos de Freire (1980, 1981, 1987, 1996 e 2007), Josso (2010), Halbwachs (2006), Martins (2000), Brandão (1981) e Tardif (2010). Como resultados o estudo aponta algumas percepções. A primeira delas diz respeito aos fecundos processos formativos do seu narrador personagem, tecidos nos fios da memória que enredam a sua trajetória de vida. Destacam-se os saberes construídos com o pai, as lutas sindicais, a experiência de tornar-se poeta e a docência no PBA, que resultaram em transformações existenciais e cognitivas. As experiências narradas revelam também o seu empoderamento a partir do seu aprender, nas relações estabelecidas na labuta do cotidiano. Conhecimentos que o impulsionaram ao espaço da sala de aula como alfabetizador e formador de professores do PBA. As histórias de vida, além do seu significado investigativo, representam um instrumento de formação para o sujeito que se narra e para os outros. As narrativas servem como material de compreensão dos processos de conhecimento, da formação e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8464
10.15628/holos.2020.8464
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8464
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.8464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8464/3607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615545212928