Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n3-049 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362 |
Resumo: | Esta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN. |
id |
VERACRUZ-0_42d401e0e5a2cf06d1679c8d33210186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7362 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memoriesNarrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências FormadorasEsta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/736210.34117/bjdv6n3-049Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 10220-10227Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 10220-10227Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 10220-102272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362/6390Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rosilene da Costa BezerraFreitas, Charles Lamartine de SousaAguiar, Ana Lúcia OliveiraRamos, Fernanda Raquel BezerraMelo, Anita Roberta Carlos2020-05-27T17:55:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7362Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:19.879422Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
title |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
spellingShingle |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories Ramos, Rosilene da Costa Bezerra Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras Ramos, Rosilene da Costa Bezerra Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras |
title_short |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
title_full |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
title_fullStr |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
title_full_unstemmed |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
title_sort |
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories |
author |
Ramos, Rosilene da Costa Bezerra |
author_facet |
Ramos, Rosilene da Costa Bezerra Ramos, Rosilene da Costa Bezerra Freitas, Charles Lamartine de Sousa Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Ramos, Fernanda Raquel Bezerra Melo, Anita Roberta Carlos Freitas, Charles Lamartine de Sousa Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Ramos, Fernanda Raquel Bezerra Melo, Anita Roberta Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Charles Lamartine de Sousa Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Ramos, Fernanda Raquel Bezerra Melo, Anita Roberta Carlos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rosilene da Costa Bezerra Freitas, Charles Lamartine de Sousa Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Ramos, Fernanda Raquel Bezerra Melo, Anita Roberta Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras |
topic |
Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras |
description |
Esta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362 10.34117/bjdv6n3-049 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362/6390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 10220-10227 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 10220-10227 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 10220-10227 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183600166010880 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-049 |