Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Charles Lamartine de Sousa, Aguiar, Ana Lúcia Oliveira, Ramos, Fernanda Raquel Bezerra, Melo, Anita Roberta Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n3-049
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN.
id VERACRUZ-0_42d401e0e5a2cf06d1679c8d33210186
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7362
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memoriesNarrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências FormadorasEsta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/736210.34117/bjdv6n3-049Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 10220-10227Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 10220-10227Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 10220-102272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362/6390Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rosilene da Costa BezerraFreitas, Charles Lamartine de SousaAguiar, Ana Lúcia OliveiraRamos, Fernanda Raquel BezerraMelo, Anita Roberta Carlos2020-05-27T17:55:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7362Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:19.879422Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
title Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
spellingShingle Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras
Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras
title_short Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
title_full Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
title_fullStr Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
title_full_unstemmed Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
title_sort Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories
author Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
author_facet Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
Freitas, Charles Lamartine de Sousa
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Ramos, Fernanda Raquel Bezerra
Melo, Anita Roberta Carlos
Freitas, Charles Lamartine de Sousa
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Ramos, Fernanda Raquel Bezerra
Melo, Anita Roberta Carlos
author_role author
author2 Freitas, Charles Lamartine de Sousa
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Ramos, Fernanda Raquel Bezerra
Melo, Anita Roberta Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rosilene da Costa Bezerra
Freitas, Charles Lamartine de Sousa
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Ramos, Fernanda Raquel Bezerra
Melo, Anita Roberta Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras
topic Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras
description Esta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362
10.34117/bjdv6n3-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7362/6390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 10220-10227
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 10220-10227
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 10220-10227
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183600166010880
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n3-049