PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2021.13210 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210 |
Resumo: | Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista. |
id |
IFRN-3_0be3ee44b4b7f59094dc222f5fc69da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/13210 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTILEarly Childhood EducationEducational PracticesHistorical Critical PedagogyTransforming Activist Positioning.Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1321010.15628/holos.2021.13210HOLOS; v. 8 (2021); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCONDE, SORAYA FRANZONIHERMIDA, JORGE FERNANDO2023-04-07T00:05:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13210Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:05:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONDE, SORAYA FRANZONI Early Childhood Education Educational Practices Historical Critical Pedagogy Transforming Activist Positioning. CONDE, SORAYA FRANZONI Early Childhood Education Educational Practices Historical Critical Pedagogy Transforming Activist Positioning. |
title_short |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
CONDE, SORAYA FRANZONI |
author_facet |
CONDE, SORAYA FRANZONI CONDE, SORAYA FRANZONI HERMIDA, JORGE FERNANDO HERMIDA, JORGE FERNANDO |
author_role |
author |
author2 |
HERMIDA, JORGE FERNANDO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CONDE, SORAYA FRANZONI HERMIDA, JORGE FERNANDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Early Childhood Education Educational Practices Historical Critical Pedagogy Transforming Activist Positioning. |
topic |
Early Childhood Education Educational Practices Historical Critical Pedagogy Transforming Activist Positioning. |
description |
Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210 10.15628/holos.2021.13210 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.13210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-18 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183240431042561 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2021.13210 |