PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONDE, SORAYA FRANZONI
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: HERMIDA, JORGE FERNANDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210
Resumo: Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista.
id IFRN-3_0be3ee44b4b7f59094dc222f5fc69da8
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/13210
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTILEarly Childhood EducationEducational PracticesHistorical Critical PedagogyTransforming Activist Positioning.Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1321010.15628/holos.2021.13210HOLOS; v. 8 (2021); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCONDE, SORAYA FRANZONIHERMIDA, JORGE FERNANDO2023-04-07T00:05:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13210Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:05:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONDE, SORAYA FRANZONI
Early Childhood Education
Educational Practices
Historical Critical Pedagogy
Transforming Activist Positioning.
title_short PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author CONDE, SORAYA FRANZONI
author_facet CONDE, SORAYA FRANZONI
HERMIDA, JORGE FERNANDO
author_role author
author2 HERMIDA, JORGE FERNANDO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONDE, SORAYA FRANZONI
HERMIDA, JORGE FERNANDO
dc.subject.por.fl_str_mv Early Childhood Education
Educational Practices
Historical Critical Pedagogy
Transforming Activist Positioning.
topic Early Childhood Education
Educational Practices
Historical Critical Pedagogy
Transforming Activist Positioning.
description Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210
10.15628/holos.2021.13210
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.13210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-18
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616143949824