ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/73 |
Resumo: | Neste trabalho, através de uma revisão bibliográfica e documental, fazemos um balanço das implicações da reforma da EP, implantada pelo Decreto n0 2.208/97, e do respectivo programa que lhe deu suporte - o PROEP, sobre a ação do CEFET-RN, em particular, e das demais instituições federais de EP, assim como de algumas das alterações dessa reforma promovidas pelo Decreto n0 5.154/2004. Nesse cenário de reforma e contrareforma um dos elementos centrais é a extinção/volta da oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Assim, buscamos reconstituir como ocorreu/está ocorrendo esse movimento de interrupção/volta dessa oferta na rede federal de educação tecnológica e, particularmente, no CEFET-RN. Ao analisar as repercussões desses fatos concluímos pela necessidade da Instituição desenvolver um amplo processo de redimensionamento do seu Projeto Político Pedagógico a fim de buscar a construção de uma nova identidade institucional, a qual foi significativamente afetada pela reforma da EP e pelo PROEP. Palavras chave: educação profissional, projeto político-pedagógico, curso técnico de nível médio, ensino médio, PROEP |
id |
IFRN-3_0c3bb05c665e9016847d9f7bf8d2a9e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/73 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIONeste trabalho, através de uma revisão bibliográfica e documental, fazemos um balanço das implicações da reforma da EP, implantada pelo Decreto n0 2.208/97, e do respectivo programa que lhe deu suporte - o PROEP, sobre a ação do CEFET-RN, em particular, e das demais instituições federais de EP, assim como de algumas das alterações dessa reforma promovidas pelo Decreto n0 5.154/2004. Nesse cenário de reforma e contrareforma um dos elementos centrais é a extinção/volta da oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Assim, buscamos reconstituir como ocorreu/está ocorrendo esse movimento de interrupção/volta dessa oferta na rede federal de educação tecnológica e, particularmente, no CEFET-RN. Ao analisar as repercussões desses fatos concluímos pela necessidade da Instituição desenvolver um amplo processo de redimensionamento do seu Projeto Político Pedagógico a fim de buscar a construção de uma nova identidade institucional, a qual foi significativamente afetada pela reforma da EP e pelo PROEP. Palavras chave: educação profissional, projeto político-pedagógico, curso técnico de nível médio, ensino médio, PROEPInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7310.15628/holos.2005.73HOLOS; v. 2 (2005); 57-801807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/73/79Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Dante Henrique2022-05-01T20:54:59Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/73Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:54:59Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
title |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO Moura, Dante Henrique |
title_short |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EP E DO PROEP SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEFET-RN E A (RE) INTEGRAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS AO ENSINO MÉDIO |
author |
Moura, Dante Henrique |
author_facet |
Moura, Dante Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Dante Henrique |
description |
Neste trabalho, através de uma revisão bibliográfica e documental, fazemos um balanço das implicações da reforma da EP, implantada pelo Decreto n0 2.208/97, e do respectivo programa que lhe deu suporte - o PROEP, sobre a ação do CEFET-RN, em particular, e das demais instituições federais de EP, assim como de algumas das alterações dessa reforma promovidas pelo Decreto n0 5.154/2004. Nesse cenário de reforma e contrareforma um dos elementos centrais é a extinção/volta da oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Assim, buscamos reconstituir como ocorreu/está ocorrendo esse movimento de interrupção/volta dessa oferta na rede federal de educação tecnológica e, particularmente, no CEFET-RN. Ao analisar as repercussões desses fatos concluímos pela necessidade da Instituição desenvolver um amplo processo de redimensionamento do seu Projeto Político Pedagógico a fim de buscar a construção de uma nova identidade institucional, a qual foi significativamente afetada pela reforma da EP e pelo PROEP. Palavras chave: educação profissional, projeto político-pedagógico, curso técnico de nível médio, ensino médio, PROEP |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/73 10.15628/holos.2005.73 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/73 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2005.73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/73/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2005); 57-80 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617206157312 |