A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA OFERECIDO PELO CEFET-RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/126 |
Resumo: | O presente artigo se insere no contexto de uma pesquisa mais ampla que está sendo desenvolvida no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED – do CEFET-RN. A mencionada pesquisa visa estudar a evasão nos cursos de licenciatura oferecidos pela Instituição a fim de detectar suas causas e propor soluções para minimizá-las. Entretanto, o presente artigo circunscreve-se à Licenciatura em Geografia e busca identificar e explicitar as principais razões que levaram vários estudantes do curso a abandonar sua trajetória acadêmica. Dados oficiais da Instituição revelam que da primeira turma que ingressou na Licenciatura em Geografia, apenas 9 estudantes concluíram no tempo previsto (6 semestres), sendo que no início, a turma era composta por 30 estudantes. A partir desses dados, coletados mediante análise de documentos institucionais, partiu-se para o estudo das causas da evasão, tendo como base quatro categorias relacionadas com esse fenômeno, ou seja, questões que dizem respeito: à Instituição; aos professores do curso; à representação dos estudantes respeito à profissão docente; às condições socioeconômicas e aos interesses pessoais dos estudantes. A investigação desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, além de entrevistas com os alunos evadidos e um questionário aplicado a alguns dos professores do curso. A partir da análise dos resultados, mediante triangulação de técnicas e instrumentos (aplicação de entrevistas e de questionários), assim como de sujeitos (estudantes e professores), concluiu-se que as principais razões da evasão nas turmas pesquisadas do curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo CEFET-RN estão relacionadas com a categoria condições socioeconômicas e interesses pessoais dos estudantes. Finalmente, as considerações finais incluem algumas sugestões para a Instituição minimizar o fenômeno da evasão. PALAVRAS–CHAVE: Licenciatura em Geografia. Evasão. CEFET-RN. |
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A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA OFERECIDO PELO CEFET-RNO presente artigo se insere no contexto de uma pesquisa mais ampla que está sendo desenvolvida no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED – do CEFET-RN. A mencionada pesquisa visa estudar a evasão nos cursos de licenciatura oferecidos pela Instituição a fim de detectar suas causas e propor soluções para minimizá-las. Entretanto, o presente artigo circunscreve-se à Licenciatura em Geografia e busca identificar e explicitar as principais razões que levaram vários estudantes do curso a abandonar sua trajetória acadêmica. Dados oficiais da Instituição revelam que da primeira turma que ingressou na Licenciatura em Geografia, apenas 9 estudantes concluíram no tempo previsto (6 semestres), sendo que no início, a turma era composta por 30 estudantes. A partir desses dados, coletados mediante análise de documentos institucionais, partiu-se para o estudo das causas da evasão, tendo como base quatro categorias relacionadas com esse fenômeno, ou seja, questões que dizem respeito: à Instituição; aos professores do curso; à representação dos estudantes respeito à profissão docente; às condições socioeconômicas e aos interesses pessoais dos estudantes. A investigação desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, além de entrevistas com os alunos evadidos e um questionário aplicado a alguns dos professores do curso. A partir da análise dos resultados, mediante triangulação de técnicas e instrumentos (aplicação de entrevistas e de questionários), assim como de sujeitos (estudantes e professores), concluiu-se que as principais razões da evasão nas turmas pesquisadas do curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo CEFET-RN estão relacionadas com a categoria condições socioeconômicas e interesses pessoais dos estudantes. Finalmente, as considerações finais incluem algumas sugestões para a Instituição minimizar o fenômeno da evasão. PALAVRAS–CHAVE: Licenciatura em Geografia. Evasão. CEFET-RN.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12610.15628/holos.2007.126HOLOS; v. 3 (2007); 26-421807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/126/114Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Dante HenriqueSilva, Meyrelândia dos Santos2022-05-01T20:51:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/126Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:51:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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