PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Francisco das Chagas Freitas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Maria Francilene Souza, de Andrade, Ivanilza Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352
Resumo: A Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. 
id IFRN-3_17a698549b90b530782ce6fecd88c673
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2352
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASILEducação AmbientalMeio AmbienteProblemas AmbientaisA Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/235210.15628/holos.2016.2352HOLOS; v. 4 (2016); 313-3281807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352/1534Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Francisco das Chagas FreitasSilva, Maria Francilene Souzade Andrade, Ivanilza Moreira2022-05-01T20:21:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2352Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
title PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
spellingShingle PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
Cruz, Francisco das Chagas Freitas
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Problemas Ambientais
title_short PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
title_full PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
title_fullStr PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
title_sort PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
author Cruz, Francisco das Chagas Freitas
author_facet Cruz, Francisco das Chagas Freitas
Silva, Maria Francilene Souza
de Andrade, Ivanilza Moreira
author_role author
author2 Silva, Maria Francilene Souza
de Andrade, Ivanilza Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Francisco das Chagas Freitas
Silva, Maria Francilene Souza
de Andrade, Ivanilza Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Meio Ambiente
Problemas Ambientais
topic Educação Ambiental
Meio Ambiente
Problemas Ambientais
description A Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352
10.15628/holos.2016.2352
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.2352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352/1534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2016); 313-328
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620671700992