PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352 |
Resumo: | A Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. |
id |
IFRN-3_17a698549b90b530782ce6fecd88c673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2352 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASILEducação AmbientalMeio AmbienteProblemas AmbientaisA Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/235210.15628/holos.2016.2352HOLOS; v. 4 (2016); 313-3281807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352/1534Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Francisco das Chagas FreitasSilva, Maria Francilene Souzade Andrade, Ivanilza Moreira2022-05-01T20:21:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2352Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
title |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL Cruz, Francisco das Chagas Freitas Educação Ambiental Meio Ambiente Problemas Ambientais |
title_short |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
title_full |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
title_sort |
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL |
author |
Cruz, Francisco das Chagas Freitas |
author_facet |
Cruz, Francisco das Chagas Freitas Silva, Maria Francilene Souza de Andrade, Ivanilza Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Francilene Souza de Andrade, Ivanilza Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Francisco das Chagas Freitas Silva, Maria Francilene Souza de Andrade, Ivanilza Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Meio Ambiente Problemas Ambientais |
topic |
Educação Ambiental Meio Ambiente Problemas Ambientais |
description |
A Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352 10.15628/holos.2016.2352 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.2352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2352/1534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2016); 313-328 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620671700992 |