Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Ilane Ferreira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alcântara, Dhierclay de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204
Resumo: Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, Leitura
id IFRN-3_181ad8e6b5502262fc55228cdf6db837
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/204
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJAEste artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, LeituraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/20410.15628/holos.2009.204HOLOS; v. 2 (2009); 132-1441807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204/197Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Ilane FerreiraAlcântara, Dhierclay de Souza2022-05-01T20:49:25Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/204Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:49:25Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
title Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
spellingShingle Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
Cavalcante, Ilane Ferreira
title_short Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
title_full Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
title_fullStr Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
title_full_unstemmed Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
title_sort Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
author Cavalcante, Ilane Ferreira
author_facet Cavalcante, Ilane Ferreira
Alcântara, Dhierclay de Souza
author_role author
author2 Alcântara, Dhierclay de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Ilane Ferreira
Alcântara, Dhierclay de Souza
description Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, Leitura
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204
10.15628/holos.2009.204
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204
identifier_str_mv 10.15628/holos.2009.204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204/197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2009); 132-144
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617600421888