Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204 |
Resumo: | Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, Leitura |
id |
IFRN-3_181ad8e6b5502262fc55228cdf6db837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/204 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJAEste artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, LeituraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/20410.15628/holos.2009.204HOLOS; v. 2 (2009); 132-1441807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204/197Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Ilane FerreiraAlcântara, Dhierclay de Souza2022-05-01T20:49:25Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/204Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:49:25Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
title |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
spellingShingle |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA Cavalcante, Ilane Ferreira |
title_short |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
title_full |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
title_fullStr |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
title_full_unstemmed |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
title_sort |
Formação de Leitores: O Ensino de Língua Portuguesa em Turmas de EJA |
author |
Cavalcante, Ilane Ferreira |
author_facet |
Cavalcante, Ilane Ferreira Alcântara, Dhierclay de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Alcântara, Dhierclay de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Ilane Ferreira Alcântara, Dhierclay de Souza |
description |
Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a Elaboração de Materiais didáticos de Língua Portuguesa para turmas de Ensino para Jovens e Adultos(EJA). Dentro de uma perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, esse material didático visa, entre outras coisas, contemplar os diferentes conteúdos, habilidades e competências do ensino de Língua Portuguesa. O projeto de pesquisa de que este artigo é fruto está integrado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e baseia-se no fato de que há, ainda, pouco material didático disponível para o EJA no Ensino Médio, pois a maioria da literatura existente se restringe ao Ensino Fundamental. Além disso, os professores de todas as disciplinas iniciais da Modalidade EJA no Campus Natal Zona Norte do IFRN tem se deparado com uma realidade preocupante: a falta de preparo dos estudantes que entram na Instituição para iniciar o curso nessa modalidade. No caso específico de Língua Portuguesa, esses alunos demonstram muitas dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo, apresentamos os primeiros resultados tabulados a partir de questionário aplicado entre alunos das turmas iniciais de 2006 e 2008, observando seus perfis de leitor e identificando suas principais necessidades no âmbito da leitura e da escrita. Esses resultados subsidiam o processo de elaboração do material didático de língua portuguesa Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático, Leitura |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204 10.15628/holos.2009.204 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2009.204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2009); 132-144 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617600421888 |