POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Neta, Olivia Morais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4683
Resumo: As cidades educam? Existe uma pedagogia da cidade? A partir dessas indagações objetivamos pensar uma pedagogia da cidade. Para tanto, realizamos um exercício teórico de demarcar um entendimento à pedagogia da cidade, tomando como inspiração a obra As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. Pelos relatos e os modelos de cidades constituímos possibilidades de leitura à pedagogia da cidade a partir das dimensões do estilo de vida urbano, do aprendizado do direito à cidade, das funções pedagógicas da cidade, da hermenêutica urbana e de uma postura sensível frente ao urbano.
id IFRN-3_184466169299633ee8df94be1910da49
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4683
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADESPedagogia da cidadeEducaçãoHistóriaAs cidades invisíveis.As cidades educam? Existe uma pedagogia da cidade? A partir dessas indagações objetivamos pensar uma pedagogia da cidade. Para tanto, realizamos um exercício teórico de demarcar um entendimento à pedagogia da cidade, tomando como inspiração a obra As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. Pelos relatos e os modelos de cidades constituímos possibilidades de leitura à pedagogia da cidade a partir das dimensões do estilo de vida urbano, do aprendizado do direito à cidade, das funções pedagógicas da cidade, da hermenêutica urbana e de uma postura sensível frente ao urbano.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/468310.15628/holos.2016.4683HOLOS; v. 5 (2016); 105-1151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4683/1555Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Neta, Olivia Morais2022-05-01T20:20:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4683Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
title POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
spellingShingle POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
Medeiros Neta, Olivia Morais
Pedagogia da cidade
Educação
História
As cidades invisíveis.
title_short POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
title_full POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
title_fullStr POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
title_full_unstemmed POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
title_sort POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES
author Medeiros Neta, Olivia Morais
author_facet Medeiros Neta, Olivia Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da cidade
Educação
História
As cidades invisíveis.
topic Pedagogia da cidade
Educação
História
As cidades invisíveis.
description As cidades educam? Existe uma pedagogia da cidade? A partir dessas indagações objetivamos pensar uma pedagogia da cidade. Para tanto, realizamos um exercício teórico de demarcar um entendimento à pedagogia da cidade, tomando como inspiração a obra As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. Pelos relatos e os modelos de cidades constituímos possibilidades de leitura à pedagogia da cidade a partir das dimensões do estilo de vida urbano, do aprendizado do direito à cidade, das funções pedagógicas da cidade, da hermenêutica urbana e de uma postura sensível frente ao urbano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4683
10.15628/holos.2016.4683
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4683
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4683/1555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2016); 105-115
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622411288576