DO ANALÓGICO AO DIGITAL: O JOGO PANDEMIC COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO À PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, David Santana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves, Lynn Rosalina Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10843
Resumo: Durante a pandemia do novo Coronavírus tem sido registrado em distintos veículos de informação o crescimento da venda de jogos digitais e consequentemente de interação com estes artefatos. Dentro deste contexto, este estudo analisou as contribuições dos jogos digitais que trazem em suas narrativas informações sobre a COVID-19 vinculadas às Ciências da Natureza. Para isso, com base em um levantamento da literatura, referente à relação dos jogos digitais, COVID-19 e o ensino remoto, o jogo Pandemic foi escolhido como objeto de estudo por sua caraterística híbrida (Analógica/Digital), capaz de mediar discussões tanto através de plataformas virtuais como de forma presencial e sendo analisado através dos princípios básicos da Avaliação Heurística de Jogabilidade. Após essa análise elencamos as potencialidades deste artefato digital para a discussão de objetos curriculares das Ciências da Natureza, além do desenvolvimento específico de uma sequência didática articulada com as recentes demandas do Ensino de Biologia. Foi possível perceber que jogos digitais, como o Pandemic, complementam os conteúdos das Ciências da Natureza, principalmente da Biologia, guiando os professores em suas intervenções pedagógicas e os estudantes na compreensão de múltiplos conteúdos direta e indiretamente relacionados com o contexto vivenciados em meio a uma Pandemia.
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