O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vanessa Eschiletti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274674
Resumo: A Paleontologia é um tema que desperta a curiosidade da maioria das pessoas. Apesar disso, ela é frequentemente negligenciada dentro da perspectiva de ensino formal. Métodos e espaços de ensino não-formais podem ser ferramentas valiosas no auxílio à aprendizagem. Assim, esse trabalho tem por objetivo a criação e aplicação com população teste de um protótipo de jogo educativo digital que se passe no Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pinto, localizado no Instituto de Geociências e promova interação entre o jogador e a exibição, intitulado “Um Mistério no Museu”. A análise do jogo foi feita por meio de questionário misto, utilizando a Escala Likert e também perguntas dissertativas, respondido por uma população teste composta por 11 pessoas. O protótipo foi considerado eficiente como jogo educativo e capaz de auxiliar na compreensão e memorização de temas relacionados à paleontologia. O público-alvo do protótipo são alunos do Ensino Médio ou pessoas cursando disciplinas iniciais de paleontologia, mas ainda são necessários maiores ajustes no conteúdo e na jogabilidade, para tornar o jogo atrativo o suficiente para ser jogado de forma espontânea.
id UFRGS-2_029e0947279d8afe121d5a1dcb64081e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274674
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Vanessa EschilettiFrancischini, Heitor Roberto Dias2024-04-12T06:20:04Z2024http://hdl.handle.net/10183/274674001200098A Paleontologia é um tema que desperta a curiosidade da maioria das pessoas. Apesar disso, ela é frequentemente negligenciada dentro da perspectiva de ensino formal. Métodos e espaços de ensino não-formais podem ser ferramentas valiosas no auxílio à aprendizagem. Assim, esse trabalho tem por objetivo a criação e aplicação com população teste de um protótipo de jogo educativo digital que se passe no Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pinto, localizado no Instituto de Geociências e promova interação entre o jogador e a exibição, intitulado “Um Mistério no Museu”. A análise do jogo foi feita por meio de questionário misto, utilizando a Escala Likert e também perguntas dissertativas, respondido por uma população teste composta por 11 pessoas. O protótipo foi considerado eficiente como jogo educativo e capaz de auxiliar na compreensão e memorização de temas relacionados à paleontologia. O público-alvo do protótipo são alunos do Ensino Médio ou pessoas cursando disciplinas iniciais de paleontologia, mas ainda são necessários maiores ajustes no conteúdo e na jogabilidade, para tornar o jogo atrativo o suficiente para ser jogado de forma espontânea.Despite arousing curiosity in most people, Paleontology is often neglected from a formal teaching perspective. Non-formal teaching methods and spaces can be valuable tools in aiding learning. Thus, this work aims to create and apply with a test population a prototype of a digital educational game entitled “A Mystery in the Museum”, that takes place at the UFRGS Irajá Damiani Pinto Museum of Paleontology, in theInstitute of Geosciences, and promotes interaction between the player and the exhibition. The game was analyzed through a questionnaire that used both Likert Scale and essay questions, answered by a test population of 11 people. The prototype was considered efficient as an educational game and capable of helping to understand and remember topics related to paleontology. The prototype's target audience is high school students or people taking initial paleontology courses. However, further adjustments to the content and gameplay are still needed to make the game attractive enough to be played spontaneously.application/pdfporPaleontologiaJogos educativosJogos digitaisEnsino médioO jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2024Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200098.pdf.txt001200098.pdf.txtExtracted Texttext/plain58753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274674/2/001200098.pdf.txtd50e369bbc285ae2303875235c65e9dbMD52ORIGINAL001200098.pdfTexto completoapplication/pdf1883047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274674/1/001200098.pdfa4c1c30d96fc9081bd771d89090bd601MD5110183/2746742024-04-13 06:46:29.463988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-13T09:46:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
title O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
spellingShingle O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
Almeida, Vanessa Eschiletti
Paleontologia
Jogos educativos
Jogos digitais
Ensino médio
title_short O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
title_full O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
title_fullStr O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
title_full_unstemmed O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
title_sort O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
author Almeida, Vanessa Eschiletti
author_facet Almeida, Vanessa Eschiletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vanessa Eschiletti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francischini, Heitor Roberto Dias
contributor_str_mv Francischini, Heitor Roberto Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Paleontologia
Jogos educativos
Jogos digitais
Ensino médio
topic Paleontologia
Jogos educativos
Jogos digitais
Ensino médio
description A Paleontologia é um tema que desperta a curiosidade da maioria das pessoas. Apesar disso, ela é frequentemente negligenciada dentro da perspectiva de ensino formal. Métodos e espaços de ensino não-formais podem ser ferramentas valiosas no auxílio à aprendizagem. Assim, esse trabalho tem por objetivo a criação e aplicação com população teste de um protótipo de jogo educativo digital que se passe no Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pinto, localizado no Instituto de Geociências e promova interação entre o jogador e a exibição, intitulado “Um Mistério no Museu”. A análise do jogo foi feita por meio de questionário misto, utilizando a Escala Likert e também perguntas dissertativas, respondido por uma população teste composta por 11 pessoas. O protótipo foi considerado eficiente como jogo educativo e capaz de auxiliar na compreensão e memorização de temas relacionados à paleontologia. O público-alvo do protótipo são alunos do Ensino Médio ou pessoas cursando disciplinas iniciais de paleontologia, mas ainda são necessários maiores ajustes no conteúdo e na jogabilidade, para tornar o jogo atrativo o suficiente para ser jogado de forma espontânea.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-12T06:20:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274674
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200098
url http://hdl.handle.net/10183/274674
identifier_str_mv 001200098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274674/2/001200098.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274674/1/001200098.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d50e369bbc285ae2303875235c65e9db
a4c1c30d96fc9081bd771d89090bd601
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447365751930880