INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Mendes, Maria Isabel Brandão
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Medeiros, Laís Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141
Resumo: A partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes.
id IFRN-3_2211c4357ecf186222956a4d504b8985
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/141
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAISA partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14110.15628/holos.2008.141HOLOS; v. 2 (2008); 17-261807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141/152Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Mendes, Maria Isabel BrandãoMedeiros, Laís Paula2022-05-01T20:50:34Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/141Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:50:34Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
title INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
spellingShingle INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
Souza Mendes, Maria Isabel Brandão
title_short INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
title_full INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
title_fullStr INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
title_full_unstemmed INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
title_sort INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
author Souza Mendes, Maria Isabel Brandão
author_facet Souza Mendes, Maria Isabel Brandão
Medeiros, Laís Paula
author_role author
author2 Medeiros, Laís Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Mendes, Maria Isabel Brandão
Medeiros, Laís Paula
description A partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141
10.15628/holos.2008.141
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141
identifier_str_mv 10.15628/holos.2008.141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141/152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2008); 17-26
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617560576000