INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141 |
Resumo: | A partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes. |
id |
IFRN-3_2211c4357ecf186222956a4d504b8985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/141 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAISA partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14110.15628/holos.2008.141HOLOS; v. 2 (2008); 17-261807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141/152Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Mendes, Maria Isabel BrandãoMedeiros, Laís Paula2022-05-01T20:50:34Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/141Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:50:34Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
title |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
spellingShingle |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS Souza Mendes, Maria Isabel Brandão |
title_short |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
title_full |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
title_fullStr |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
title_full_unstemmed |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
title_sort |
INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS |
author |
Souza Mendes, Maria Isabel Brandão |
author_facet |
Souza Mendes, Maria Isabel Brandão Medeiros, Laís Paula |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Laís Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Mendes, Maria Isabel Brandão Medeiros, Laís Paula |
description |
A partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141 10.15628/holos.2008.141 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2008.141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/141/152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2008); 17-26 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617560576000 |