AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347 |
Resumo: | Na aplicação dos conteúdos da disciplina Ciências Naturais a teoria não deveria ser desvinculada da prática, pois esta metodologia é imprescindível para construção do conhecimento científico dos alunos. Assim, objetivou-se investigar a viabilidade de aulas práticas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas estaduais no município de Parnaíba, Piauí, como estratégias para facilitar o ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica. Foram aplicados questionários antes e após cada aula prática para verificar a construção de conhecimento. Os resultados demonstraram aumento no número de respostas corretas após as aulas práticas nas duas escolas alvo da pesquisa. Concluiu-se que o ensino de ciências, pode ser melhorado a partir de iniciativas simples, como realização de aula prática dentro da sala ou usando os espaços verdes da escola. |
id |
IFRN-3_260f020b010e841b5db91c3d10d4eaff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2347 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTALEnsinoEnsino de botânicaMetodologia de ensinoNa aplicação dos conteúdos da disciplina Ciências Naturais a teoria não deveria ser desvinculada da prática, pois esta metodologia é imprescindível para construção do conhecimento científico dos alunos. Assim, objetivou-se investigar a viabilidade de aulas práticas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas estaduais no município de Parnaíba, Piauí, como estratégias para facilitar o ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica. Foram aplicados questionários antes e após cada aula prática para verificar a construção de conhecimento. Os resultados demonstraram aumento no número de respostas corretas após as aulas práticas nas duas escolas alvo da pesquisa. Concluiu-se que o ensino de ciências, pode ser melhorado a partir de iniciativas simples, como realização de aula prática dentro da sala ou usando os espaços verdes da escola.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/234710.15628/holos.2015.2347HOLOS; v. 8 (2015); 68-791807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347/1311Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ana Paula MirandaSilva, Maria Francilene SouzaRodrigues da Rocha, Francinalda Mariade Andrade, Ivanilza Moreira2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2347Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL da Silva, Ana Paula Miranda Ensino Ensino de botânica Metodologia de ensino |
title_short |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
da Silva, Ana Paula Miranda |
author_facet |
da Silva, Ana Paula Miranda Silva, Maria Francilene Souza Rodrigues da Rocha, Francinalda Maria de Andrade, Ivanilza Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Francilene Souza Rodrigues da Rocha, Francinalda Maria de Andrade, Ivanilza Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ana Paula Miranda Silva, Maria Francilene Souza Rodrigues da Rocha, Francinalda Maria de Andrade, Ivanilza Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino de botânica Metodologia de ensino |
topic |
Ensino Ensino de botânica Metodologia de ensino |
description |
Na aplicação dos conteúdos da disciplina Ciências Naturais a teoria não deveria ser desvinculada da prática, pois esta metodologia é imprescindível para construção do conhecimento científico dos alunos. Assim, objetivou-se investigar a viabilidade de aulas práticas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas estaduais no município de Parnaíba, Piauí, como estratégias para facilitar o ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica. Foram aplicados questionários antes e após cada aula prática para verificar a construção de conhecimento. Os resultados demonstraram aumento no número de respostas corretas após as aulas práticas nas duas escolas alvo da pesquisa. Concluiu-se que o ensino de ciências, pode ser melhorado a partir de iniciativas simples, como realização de aula prática dentro da sala ou usando os espaços verdes da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347 10.15628/holos.2015.2347 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347/1311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2015); 68-79 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620668555264 |