O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tesori, Suzana Patricia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70036
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santos
id UFPR_524b80ed288d006a6ec4b4469d2c66dd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70036
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tesori, Suzana PatriciaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalSantos, Gedir de Oliveira, 1962-2021-03-25T20:56:07Z2021-03-25T20:56:07Z2020https://hdl.handle.net/1884/70036Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia da Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/10/2020Inclui referências: p. 48-54Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: A disciplina de Botânica atrai pouco interesse discente devido ao excesso de conteúdos, termos de difícil compreensão e uma abordagem docente tradicional. Por esses motivos, atividades práticas aliadas ao uso de tecnologias em ambiente não formal contribuem para o aprendizado efetivo da botânica. O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar se metodologias diversificadas promovem o interesse discente. Para tanto, foram realizadas aulas práticas de saída de campo, laboratoriais e uso do aplicativo PlantNet. Por meio destas metodologias foi trabalhada a classificação biológica dos quatro grandes grupos de plantas e a fisiologia vegetal (fotossíntese, transpiração foliar e transporte no xilema). Ao introduzimos essas metodologias alternativas com o uso de tecnologia e fora do ambiente formal instigamos o aprendizado, o que foi confirmado pela análise dos questionários antes e após as atividades. Deste modo, o uso de metodologias diferenciadas aumenta o interesse discente pela botânica e favorece o aprendizado. Palavras-chave: Aprendizado, ensino, metodologias, apropriação do conhecimento.Abstract: The botanic subject attracts little learner interest because of the contents' excess, difficult terms of teaching approach. For this reason, practical activities allied with the use of technologies in a non-formal environment adds to the effective apprenticeships of the botany. The present work had as a head objective to assess whether varied methodologies promote learners' interest. For this, practical classes of field departure, laboratory, and use of the Plantnet app were carried out. Methodologies had been working the biological classification of four large groups and plant physiology (photosynthesis, leaf transpiration, in xylem transport). Thus introduced these alternative methods with the use of the technology and outside, the formal environment we incite learning, what's been confirmed to analyses the questionnaires before and following the activities. As a result, the use of active methodologies arouses learners' interest in botanical and favors significant learning. Keywords: learning, teaching, methodologies, appropriation of knowledge62 p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia (Ensino médio)Biologia - MetodologiaBotânicaAprendizagemO ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUZANA PATRICIA TESORI.pdfapplication/pdf4848174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70036/1/R%20-%20D%20-%20SUZANA%20PATRICIA%20TESORI.pdfae68c1527565629228edaca6de838ecaMD51open access1884/700362021-03-25 17:56:07.269open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-25T20:56:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
title O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
spellingShingle O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
Tesori, Suzana Patricia
Biologia (Ensino médio)
Biologia - Metodologia
Botânica
Aprendizagem
title_short O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
title_full O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
title_fullStr O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
title_full_unstemmed O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
title_sort O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
author Tesori, Suzana Patricia
author_facet Tesori, Suzana Patricia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Tesori, Suzana Patricia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Gedir de Oliveira, 1962-
contributor_str_mv Santos, Gedir de Oliveira, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia (Ensino médio)
Biologia - Metodologia
Botânica
Aprendizagem
topic Biologia (Ensino médio)
Biologia - Metodologia
Botânica
Aprendizagem
description Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santos
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-25T20:56:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-25T20:56:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70036
url https://hdl.handle.net/1884/70036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70036/1/R%20-%20D%20-%20SUZANA%20PATRICIA%20TESORI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae68c1527565629228edaca6de838eca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898699012571136