O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70036 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santos |
id |
UFPR_524b80ed288d006a6ec4b4469d2c66dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70036 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Tesori, Suzana PatriciaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalSantos, Gedir de Oliveira, 1962-2021-03-25T20:56:07Z2021-03-25T20:56:07Z2020https://hdl.handle.net/1884/70036Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia da Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/10/2020Inclui referências: p. 48-54Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: A disciplina de Botânica atrai pouco interesse discente devido ao excesso de conteúdos, termos de difícil compreensão e uma abordagem docente tradicional. Por esses motivos, atividades práticas aliadas ao uso de tecnologias em ambiente não formal contribuem para o aprendizado efetivo da botânica. O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar se metodologias diversificadas promovem o interesse discente. Para tanto, foram realizadas aulas práticas de saída de campo, laboratoriais e uso do aplicativo PlantNet. Por meio destas metodologias foi trabalhada a classificação biológica dos quatro grandes grupos de plantas e a fisiologia vegetal (fotossíntese, transpiração foliar e transporte no xilema). Ao introduzimos essas metodologias alternativas com o uso de tecnologia e fora do ambiente formal instigamos o aprendizado, o que foi confirmado pela análise dos questionários antes e após as atividades. Deste modo, o uso de metodologias diferenciadas aumenta o interesse discente pela botânica e favorece o aprendizado. Palavras-chave: Aprendizado, ensino, metodologias, apropriação do conhecimento.Abstract: The botanic subject attracts little learner interest because of the contents' excess, difficult terms of teaching approach. For this reason, practical activities allied with the use of technologies in a non-formal environment adds to the effective apprenticeships of the botany. The present work had as a head objective to assess whether varied methodologies promote learners' interest. For this, practical classes of field departure, laboratory, and use of the Plantnet app were carried out. Methodologies had been working the biological classification of four large groups and plant physiology (photosynthesis, leaf transpiration, in xylem transport). Thus introduced these alternative methods with the use of the technology and outside, the formal environment we incite learning, what's been confirmed to analyses the questionnaires before and following the activities. As a result, the use of active methodologies arouses learners' interest in botanical and favors significant learning. Keywords: learning, teaching, methodologies, appropriation of knowledge62 p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia (Ensino médio)Biologia - MetodologiaBotânicaAprendizagemO ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUZANA PATRICIA TESORI.pdfapplication/pdf4848174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70036/1/R%20-%20D%20-%20SUZANA%20PATRICIA%20TESORI.pdfae68c1527565629228edaca6de838ecaMD51open access1884/700362021-03-25 17:56:07.269open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-25T20:56:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
title |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
spellingShingle |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente Tesori, Suzana Patricia Biologia (Ensino médio) Biologia - Metodologia Botânica Aprendizagem |
title_short |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
title_full |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
title_fullStr |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
title_full_unstemmed |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
title_sort |
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente |
author |
Tesori, Suzana Patricia |
author_facet |
Tesori, Suzana Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tesori, Suzana Patricia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Gedir de Oliveira, 1962- |
contributor_str_mv |
Santos, Gedir de Oliveira, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia (Ensino médio) Biologia - Metodologia Botânica Aprendizagem |
topic |
Biologia (Ensino médio) Biologia - Metodologia Botânica Aprendizagem |
description |
Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santos |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-25T20:56:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-25T20:56:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70036 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70036/1/R%20-%20D%20-%20SUZANA%20PATRICIA%20TESORI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae68c1527565629228edaca6de838eca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898699012571136 |