PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552 |
Resumo: | As práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam. Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade. |
id |
IFRN-3_28c35b0ca51995e8d1f37d10cc55cd33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4552 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURAAs práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam. Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/455210.15628/holos.2016.4552HOLOS; v. 4 (2016); 369-3821807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552/1538Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Tatiana Santos daSales, Carolina Bentes de OliveiraSantos, Neila RodriguesJunqueira, Eduardo S.2022-05-01T20:21:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4552Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
title |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
spellingShingle |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA Paz, Tatiana Santos da |
title_short |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
title_full |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
title_fullStr |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
title_sort |
PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
author |
Paz, Tatiana Santos da |
author_facet |
Paz, Tatiana Santos da Sales, Carolina Bentes de Oliveira Santos, Neila Rodrigues Junqueira, Eduardo S. |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Carolina Bentes de Oliveira Santos, Neila Rodrigues Junqueira, Eduardo S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Tatiana Santos da Sales, Carolina Bentes de Oliveira Santos, Neila Rodrigues Junqueira, Eduardo S. |
description |
As práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam. Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552 10.15628/holos.2016.4552 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.4552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552/1538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2016); 369-382 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622375636992 |