PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Tatiana Santos da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sales, Carolina Bentes de Oliveira, Santos, Neila Rodrigues, Junqueira, Eduardo S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552
Resumo: As práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam.  Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade.
id IFRN-3_28c35b0ca51995e8d1f37d10cc55cd33
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4552
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURAAs práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam.  Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/455210.15628/holos.2016.4552HOLOS; v. 4 (2016); 369-3821807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552/1538Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Tatiana Santos daSales, Carolina Bentes de OliveiraSantos, Neila RodriguesJunqueira, Eduardo S.2022-05-01T20:21:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4552Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
title PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
spellingShingle PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
Paz, Tatiana Santos da
title_short PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
title_full PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
title_fullStr PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
title_full_unstemmed PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
title_sort PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
author Paz, Tatiana Santos da
author_facet Paz, Tatiana Santos da
Sales, Carolina Bentes de Oliveira
Santos, Neila Rodrigues
Junqueira, Eduardo S.
author_role author
author2 Sales, Carolina Bentes de Oliveira
Santos, Neila Rodrigues
Junqueira, Eduardo S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Tatiana Santos da
Sales, Carolina Bentes de Oliveira
Santos, Neila Rodrigues
Junqueira, Eduardo S.
description As práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam.  Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552
10.15628/holos.2016.4552
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4552/1538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2016); 369-382
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622375636992